BCE surpreende mercado com aumento da taxa de juros

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 21-07-22

Brasil

O principal índice da bolsa de valores brasileira fechou o pregão de ontem próximo à estabilidade, estacionado em 98 mil pontos, à medida que o dólar avançou para a maior cotação desde janeiro frente ao real, aos R$ 5,46. Na ponta positiva, os ativos ligados ao varejo seguem em alta no mês, buscando contornar o tombo observado no primeiro trimestre, enquanto a redução do “guidance” da Vale para a produção do minério de ferro limitou o avanço do Ibovespa. Pela manhã, o Ibovespa Futuro recuava, após o Banco Central Europeu elevar os juros da região, ao passo que os investidores aguardam a divulgação da prévia operacional da Petrobras e o resultado da arrecadação de junho pela Receita Federal.

Banco Central Europeu

A autoridade monetária europeia votou hoje pela elevação da taxa de juros da região em 50 bps, em decisão que marcou o primeiro aumento de juros desde 2011. Assim, as taxas de depósito, de refinanciamento e de empréstimo se encontram em 0%, 0,5% e 0,75%, respectivamente. O movimento surpreendeu parte do mercado, que esperava um aperto um pouco menos intenso, de 0,25%, no entanto, a inflação recorde de junho e a retomada do fornecimento de gás natural favoreceram a decisão mais hawkish. Ainda, em coletiva de imprensa, a presidente do BCE, Christine Lagarde, deve fornecer novos esclarecimentos sobre os próximos passos da autarquia e sobre o novo programa criado pela instituição a fim de conter a fragmentação dos títulos públicos da região, conhecido como Instrumento de Proteção à Transmissão.

Leia também:
Inflação 2022: por dentro da alta generalizada dos preços
Taxa de juros e inflação: entenda de uma vez por todas a relação entre elas!

Mercado

A temporada de balanços internacionais segue a todo vapor. Além da divulgação do resultado trimestral da American Airlines, que reportou lucro de US$ 476 milhões e receita recorde no segundo trimestre, a Electrolux, Philip Morris e Roche também publicam seus balanços antes da abertura do mercado. Após o fechamento, os investidores devem acompanhar o balanço da Snap. No Brasil, às 11h, a Weg realizará uma teleconferência sobre os resultados do trimestre, enquanto a Petrobras e Braskem divulgam seus relatórios de produção trimestrais.

Europa

As bolsas europeias operavam entre ganhos e perdas nesta manhã, à espera da decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE). Mais cedo, o fornecimento de gás natural russo ao continente foi retomado, após o gasoduto Nord Stream 1 permanecer fechado por mais de uma semana para manutenção. A retomada das importações da commodity trouxe alívio aos mercados europeus, que já precificam uma potencial crise energética na região. Ainda hoje, a bolsa italiana liderava as quedas do continente, à medida que a incerteza política no país se intensificou com a renúncia do primeiro-ministro, Mario Draghi.

EUA

Os índices futuros de Nova York amanheceram em leve alta nesta quinta-feira, acompanhando o maior otimismo sobre os balanços trimestrais, após 78% das 60 empresas que já reportaram seus resultados terem apresentado lucros acima do esperado, e cautelosos com a decisão do BCE. Ao longo do dia, os investidores acompanharam os novos dados da atividade americana, fornecidos pelo Fed da Filadélfia, que devem ajudar a moldar a decisão do Federal Reserve na semana que vem.

Ásia

Os mercados asiáticos encerraram o pregão de quarta-feira sem direção única, com grandes decisões de bancos centrais no radar. Em direção contrária ao BCE, o Banco do Japão optou por manter sua política monetária em território ultra-acomodatício, ao passo que as previsão para a inflação foram revisadas para cima, com isso, o índice Nikkei avançou 0,44% na sessão. Ainda do lado positivo, o Kospi, da Coreia, saltou 0,93%, puxado pelo balanço positivo da montadora Hyundai, enquanto os índices de Hong Kong e Xangai recuaram 1,51% e 0,99%, respectivamente.

Além do Morning Call 21-07-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 17-05-22

Ibovespa retoma sequência de altas

Morning Call 12-08-22 Brasil O índice Bovespa interrompeu sua sequência de sete pregões em alta na última quinta-feira, recuando 0,47% e fechando abaixo dos 110 mil pontos. O dólar também retomou sua alta, após semana

Morning Call 17-05-22

Prévia do PIB salta 0,69% em junho, acima das projeções

Morning Call 15-08-22 Brasil Após bons resultados econômicos domésticos e internacionais na semana passada, o principal índice da bolsa brasileira disparou quase 6%, fechando o pregão da sexta-feira acima dos 112 mil pontos. Pela manhã,

Morning Call 17-05-22

Petrobras anuncia 3º corte na gasolina

Morning Call 16-08-22 Brasil Apesar do maior pessimismo com a economia global, a bolsa de valores brasileira deu continuidade a sua trajetória recente de altas, encerrando acima dos 113 mil pontos, enquanto as taxas futuras