GetNet planeja deixar a Bolsa de Valores
Morning Call 20-05-22
Brasil
O índice Ibovespa encerrou a sessão da última quinta-feira em alta de 0,71%, aos 107 mil pontos, acompanhando a valorização da commodities, principalmente metálicas, e se descolando das bolsas americanas. O dólar também recuou, encerrando o dia em R$ 4,91. Pela manhã, o Ibovespa Futuro operava em alta, acompanhando as bolsas internacionais influenciadas pelo inesperado corte de juros da economia chinesa, e o dólar caminhava próximo à estabilidade.
Musk e Bolsonaro
Hoje, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, deve se reunir com o CEO da Tesla, Elon Musk, no interior de São Paulo, em meio ao evento “Conecta Amazônia”. Segundo fontes, serão abordados os temas relacionados à monitoração e vigilância da Amazônia por meio de satélites e o desenvolvimento da conectividade das escolas e unidades de saúde.
GetNet
Apenas sete meses após sua listagem na Bolsa de Valores, a GetNet (GETT11) anunciou sua intenção de fechar capital para facilitar a gestão da empresa. Com uma desvalorização de 20% no período, a empresa planeja realizar uma oferta pública de cancelamento de registro no Brasil e de delistagem nos Estados Unidos.
Leia também:
Banco Inter na Nasdaq: o que acontece com suas ações?
EUA
Os índices futuros de Nova York amanheceram em leve alta, contornando parcialmente as perdas sofridas nessa semana, puxados pelo fechamento positivo dos mercados asiáticos. Apesar da alta, Wall Street se encaminha para mais um fechamento semanal negativo após varejistas registrarem resultados aquém do esperado e desaceleração dos dados relativos à atividade americana. A inflação segue pressionando os custos e gerando incertezas na economia e o Federal Reserve revelou que não deve poupar esforços para trazê-la para baixo.
Europa
Os mercados europeus operavam majoritariamente positivos pela manhã, motivados pelo novo estímulo monetário chinês e pela divulgação de novos dados econômicos na região. Na Alemanha, a inflação ao produtor acelerou para 33,5% no acumulado de 12 meses, ante 30,9% registrados em março, fortemente acima das projeções do mercado e impulsionada principalmente pela elevação dos preços da energia. Na Inglaterra, o volume de vendas no varejo cresceu 1,4% em abril, na comparação mensal, enquanto se projetava queda de 0,3%.
Ásia
As principais bolsas asiáticas fecharam o último pregão da semana em alta após o Banco Popular da China (PBoC) injetar novos estímulos monetários na economia com a redução da taxa de juros de longo prazo em 15 bps. A medida, que busca desafogar o setor imobiliário e amenizar os efeitos do novo surto de Covid-19, fez com que o índice de Xangai avançasse 1,60%, enquanto os índices de Tóquio e Hong Kong cresceram 1,27% e 2,96%, respectivamente.
Grupo Big
Em Assembleia Geral Extraordinária, os acionistas do Carrefour Brasil (Atacadão) aprovaram a compra de 70% do capital social do Grupo Big, além da incorporação das ações remanescentes de emissão do Big. Com a aquisição, o Carrefour deve emitir mais de 116 milhões de novas ações ordinárias em favor dos acionistas do grupo.
Agenda
Em semana bastante morna, os agentes do mercado se voltam para as divulgações da economia doméstica. Pela manhã, a Confederação Nacional da Indústria deve divulgar o Índice de Confiança do Empresário Industrial de maio e, mais tarde, o Tesouro Nacional deve publicar o Relatório Bimestral de Receitas e Despesas para março e abril. No cenário internacional, digerem-se os resultados da inflação ao produtor alemã, das vendas no varejo inglesas e da confiança do consumidor da Zona do Euro.
Além do Morning Call de 20-05-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.
Este artigo foi útil?