Europa e petróleo em queda

Morning Call 19-11-21 Exterior: Os temores com o avanço da covid-19 e seus impactos na Europa enfraquecem os mercados internacionais e derrubam o petróleo mais de 3,5%. A Áustria anunciou lockdown e o governo da Alemanha disse que não pode descartar essa possibilidade. O euro tocou mínimas mais cedo após a presidente do Banco Central […]
Foto de perfil do autor
PorMariane Vas - 19/11/2021
Atualizado em 25/11/2021
3 min de leitura

Morning Call 19-11-21

Morning Call 19-11-21

Exterior: Os temores com o avanço da covid-19 e seus impactos na Europa enfraquecem os mercados internacionais e derrubam o petróleo mais de 3,5%. A Áustria anunciou lockdown e o governo da Alemanha disse que não pode descartar essa possibilidade. O euro tocou mínimas mais cedo após a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, reafirmar sua defesa de que estímulos não sejam retirados de modo prematuro, enquanto o índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de moedas fortes, se fortalece.

Leia também:

Penny stocks: saiba como funcionam as ações que valem centavos

Brasil: O mau humor no exterior com o avanço da covid tende a pesar nos negócios locais, embora a possibilidade de fatiamento da PEC dos Precatórios para conseguir ampliar o apoio no Senado pode trazer esperança ao mercado de um desfecho para a questão. As atenções estarão ainda no leilão de portos, com duas áreas portuárias indo a leilão no Porto de Santos e no Porto de Imbituba, com investimentos totais estimados da ordem de R$ 1 bilhão.

Fatiamento dos Precatórios: A alternativa de fatiamento da PEC evitaria a prorrogação do auxílio emergencial, a pior opção do ponto de vista fiscal. Além disso, as eventuais mudanças feitas pelos senadores no texto obrigam a devolução da PEC para reanálise pela Câmara, ameaçando o início do pagamento da primeira parcela do auxílio Brasil, que precisa ser feita até o fim de dezembro, sob pena de o benefício não poder valer em 2022.

Refis: O relator do projeto que reabre o programa de parcelamento de dívidas tributárias (Refis) na Câmara disse que vai propor o alongamento do prazo de pagamento dos débitos de 12 anos para 15 anos e “democratizar” a regra de acesso para todas as empresas. A proposta é positiva do lado das empresas, mas pode aumentar o custo fiscal do governo, porque o projeto de lei do novo Refis abrange a renegociação, entre outros tributos, do Imposto de Renda e parcelas atrasadas do eSocial.

Tributos: Enquanto a reforma tributária não anda no Congresso Nacional, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) quer reduzir de 12% para 8,7% a alíquota proposta pelo governo para a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que deve substituir o PIS/Cofins.

Banco Central: O diretor de Regulação do Banco Central afirmou há pouco que mudanças no setor financeiro, como a entrada em funcionamento de novas fases do open banking e a implementação das regras de Basileia III a respeito de requerimentos de capital, podem ter impacto positivo para o setor imobiliário.

ELET3: A sinalização dada ontem por executivos da Eletrobras de que a privatização adiará para o fim do primeiro semestre de 2022 foi mal digerida pelo mercado, que já começa a questionar se o governo de fato conseguirá realizar a oferta de ações na Bolsa para reduzir sua participação para menos do que 50% no capital da empresa.

Além do Morning Call 19-11-21, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram 

Compartilhe

Vá direto ao assunto

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nossa curadoria com as últimas notícias, inovações e tendências que estão moldando o mercado de investimentos no Brasil.
Ao enviar o formulário, você declara que conhece os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Compartilhe

Vá direto ao assunto

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nossa curadoria com as últimas notícias, inovações e tendências que estão moldando o mercado de investimentos no Brasil.
Ao enviar o formulário, você declara que conhece os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.