Europa e petróleo em queda

morning call 29-10-21
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 19-11-21

Morning Call 19-11-21

Exterior: Os temores com o avanço da covid-19 e seus impactos na Europa enfraquecem os mercados internacionais e derrubam o petróleo mais de 3,5%. A Áustria anunciou lockdown e o governo da Alemanha disse que não pode descartar essa possibilidade. O euro tocou mínimas mais cedo após a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, reafirmar sua defesa de que estímulos não sejam retirados de modo prematuro, enquanto o índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de moedas fortes, se fortalece.

Leia também:

Penny stocks: saiba como funcionam as ações que valem centavos

Brasil: O mau humor no exterior com o avanço da covid tende a pesar nos negócios locais, embora a possibilidade de fatiamento da PEC dos Precatórios para conseguir ampliar o apoio no Senado pode trazer esperança ao mercado de um desfecho para a questão. As atenções estarão ainda no leilão de portos, com duas áreas portuárias indo a leilão no Porto de Santos e no Porto de Imbituba, com investimentos totais estimados da ordem de R$ 1 bilhão.

Fatiamento dos Precatórios: A alternativa de fatiamento da PEC evitaria a prorrogação do auxílio emergencial, a pior opção do ponto de vista fiscal. Além disso, as eventuais mudanças feitas pelos senadores no texto obrigam a devolução da PEC para reanálise pela Câmara, ameaçando o início do pagamento da primeira parcela do auxílio Brasil, que precisa ser feita até o fim de dezembro, sob pena de o benefício não poder valer em 2022.

Refis: O relator do projeto que reabre o programa de parcelamento de dívidas tributárias (Refis) na Câmara disse que vai propor o alongamento do prazo de pagamento dos débitos de 12 anos para 15 anos e “democratizar” a regra de acesso para todas as empresas. A proposta é positiva do lado das empresas, mas pode aumentar o custo fiscal do governo, porque o projeto de lei do novo Refis abrange a renegociação, entre outros tributos, do Imposto de Renda e parcelas atrasadas do eSocial.

Tributos: Enquanto a reforma tributária não anda no Congresso Nacional, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) quer reduzir de 12% para 8,7% a alíquota proposta pelo governo para a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que deve substituir o PIS/Cofins.

Banco Central: O diretor de Regulação do Banco Central afirmou há pouco que mudanças no setor financeiro, como a entrada em funcionamento de novas fases do open banking e a implementação das regras de Basileia III a respeito de requerimentos de capital, podem ter impacto positivo para o setor imobiliário.

ELET3: A sinalização dada ontem por executivos da Eletrobras de que a privatização adiará para o fim do primeiro semestre de 2022 foi mal digerida pelo mercado, que já começa a questionar se o governo de fato conseguirá realizar a oferta de ações na Bolsa para reduzir sua participação para menos do que 50% no capital da empresa.

Além do Morning Call 19-11-21, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram 

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 19-10-21

Busca por recuperação

Morning Call 29-11-21 Leia também: Penny stocks: saiba como funcionam as ações que valem centavos Exterior: Os mercados globais buscam recuperação após a queda generalizada da última sexta-feira, em meio ao pânico com a variante

Morning Call 19-10-21

Morning Call 30-11-21

Morning Call 30-11-21 Leia também: Penny stocks: saiba como funcionam as ações que valem centavos Exterior: Após a pausa de ontem, os mercados voltaram a adotar postura defensiva com os temores com a variante ômicron,

Morning Call 19-10-21

Morning Call 1-12-21

Morning Call 1-12-21 Leia também: Penny stocks: saiba como funcionam as ações que valem centavos Exterior: As bolsas tem alta de mais de 1% na Europa e Nova York e o petróleo dispara mais de