Ibovespa opera entre ganhos e perdas

Morning Call 19-07-22

Brasil
O principal índice da bolsa brasileira registrou avanço de 0,38% no pregão de ontem, apesar das perdas de seus pares internacionais. Em semana marcada por poucas divulgações econômicas, as movimentações políticas e corporativas deverão ditar o ritmo do índice. Mais cedo, o Ibovespa Futuro operava entre ganhos e perdas, tentando se manter acima dos 98 mil pontos, enquanto o dólar caia na sessão.
Mercado
Enquanto a temporada de balanços internacionais segue no exterior, a Vale deve divulgar seu relatório de produção e vendas do segundo trimestre após o fechamento do pregão. Os principais analistas do mercado avaliam que não será um trimestre benéfico para as mineradoras, com cortes dos preços-alvo das ações da companhia. A assembleia extraordinária da Petrobras foi agendada para o dia 19 de agosto, quando os novos membros do conselho administrativo da companhia devem ser eleitos. Após o encerramento da bolsa, as Indústrias Romi (ROMI3) devem dar início a temporada de resultados brasileira.
Leia também:
Confira 6 investimentos atrelados à inflação para se proteger da alta do IPCA
Balanços Internacionais
A IBM superou as expectativas e reportou lucro líquido de US$ 1,39 bilhão, aumento em relação ao US$ 1,325 bilhão registrado no mesmo período do ano passado. O lucro por ação ajustado avançou 43% na comparação anual. Mais cedo, foram divulgados os resultados corporativos da Johnson & Johnson, Hasbro e Novartis, com perdas generalizadas dos lucros líquidos, enquanto a líder do streaming, Netflix, deverá publicar seu balanço após o fechamento de mercado.
EUA
Os índices futuros de Nova York amanheceram em leve alta, contornando as perdas da véspera após a Apple anunciar que está se preparando para reduzir o ritmo de contratações e gastos com crescimento em 2023, antecipando uma conjuntura econômica mais conturbada no próximo ano. Ontem também, o índice de sentimento dos construtores da NAHB registrou sua segunda queda mensal mais acentuada desde 1985, se encontrado em 55 pontos, menor patamar em dois anos. A elevação das taxas de juros e o iminente risco de recessão têm prejudicado as expectativas do setor.
Europa
As bolsas europeias operavam em leve queda pela manhã, após a Bloomberg reportar que o Banco Central Europeu (ECB) avalia uma alta de 50 bps da taxa de juros já para a reunião dessa quinta-feira. Dentre os motivos estariam a inflação da zona do euro, que saltou para sua máxima histórica em junho, aos 8,6% no acumulado de 12 meses, e o risco da Gazprom não retomar o fornecimento de gás natural ao continente após o fim da manutenção do gasoduto Nord Stream 1, no dia 21/07. A reunião marcará a primeira elevação da taxa de juros do bloco em 11 anos, o que fez com que o euro atingisse seu maior valor em duas semanas. No mais, a situação política inglesa continua a enfrentar instabilidade, à medida que a disputa pela liderança do Partido Conservador se acirra.
Ásia
Os mercados asiáticos encerraram o pregão desta terça-feira sem direção única, acompanhando parte das perdas de Wall Street e a aceleração dos riscos de recessão global. Na China, a bolsa de Xangai operou próximo à estabilidade, com alta de 0,04%, e o índice de Hong Kong tombou 0,89%, ainda repercutindo a fragilidade do setor imobiliário e a ascensão dos casos de covid-19. No Japão, o índice Nikkei saltou 0,65%, após permanecer fechado ontem em razão do feriado nacional, e, no Sri Lanka, o caos político se estende após a derrubada do governo, ao passo que a economia regional entra em colapso.
Além do Morning Call 19-07-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram