Boletim Focus, Aliansce Sonae faz nova proposta e Super Quarta

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 14-03-22

Morning Call 14-03-22

Bolsa

Em queda de 0,30% nesta manhã de segunda-feira, o Ibovespa registrava 111.382 pontos, às 10h37. O mercado tem sentimentos mistos, com otimismo no avanço das negociações diplomáticas sobre a situação russo-ucraniana. Em paralelo, importantes decisões monetárias contracionistas podem ocorrer por parte de importantes bancos centrais, inclusive no Brasil.

Boletim Focus

O Boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central do Brasil, foi divulgado nesta segunda-feira com significativos ajustes sobre as expectativas da economia. Para 2022, o PIB foi ajustado positivamente, enquanto a inflação e a SELIC terminal subiram, devido à pressão inflacionária se mostrando mais forte.

Por outro lado, a taxa de câmbio em relação ao dólar, para este ano, observou queda. A inflação e a SELIC também sofreram reajustes positivos para 2023 com o contínuo avanço dos preços sendo esperado pelos agentes de mercado, mesmo com contínuo aperto monetário proposto pelo Banco Central. Assim como para 2022, a expectativa da relação entre o dólar e o real caiu para o fim do próximo ano. 

Aliansce Sonae fez nova proposta pela brMalls 

A Aliansce Sonae (ALSO3) anunciou aumento na oferta para fusão feita em direção à brMalls (BRML3). A oferta atual é de R$1,85 bilhão em dinheiro, acréscimo de R$500 milhões em relação à última investida, cerca de 37% a mais. Além do dinheiro, a Aliansce Sonae ofereceu pouco mais de 51% do capital social da companhia gerada pela fusão, que considerando a boa receptividade do mercado sobre a operação, irá formalizar uma proposta e convocar a assembleia geral da brMalls.

Federal Reserve e BC decidem sobre juros esta semana 

Conhecida quando as decisões dos Bancos Centrais do Brasil e dos EUA coincidem, a “Super Quarta” pode dar cautela nas negociações locais. As perspectivas do mercado são de que haja um ajuste de 1,00 ponto percentual na SELIC, enquanto nos EUA é esperado um ajuste de 0,25 ponto. Com a inflação mundial avançando, muito influenciada pelo petróleo e derivados em alta, o ciclo de alta dos juros tende a ser mais forte do que o esperado anteriormente, buscando desacelerar os preços, cujo avanço bateu recorde nos últimos 40 anos nos EUA.

Leia também:
Selic e inflação: entenda a relação entre elas

Moedas

O mercado de câmbio operava nesta manhã com o real avançando frente às principais moedas do mundo, com exceção do euro, que registrava ganhos frente ao real. Pode haver cautela nas negociações, com decisões monetárias ocorrendo nesta semana no Reino Unido, EUA e Brasil.

Europa

Na Europa, os índices negociavam no campo positivo, com o avanço das negociações de maneira diplomática entre Ucrânia e Rússia. A resposta do mercado alemão era o maior em solo europeu, guiado por bons resultados trimestrais das montadoras, que têm um forte peso no índice. As expectativas para as decisões monetárias por parte do banco central dos EUA e do Reino Unido podem trazer cautela nas negociações esta semana. 

Ásia

Os mercados asiáticos operaram neste primeiro dia da semana em queda majoritária, com destaque negativo para o índice de tecnologia da China, enquanto a bolsa japonesa operou em alta. As quedas foram ligadas principalmente ao avanço nos casos locais de Covid, cortando as expectativas sobre a economia chinesa. 

*Conteúdo elaborado pela Inside

Além do Morning Call 14-03-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 17-05-22

Ibovespa retoma sequência de altas

Morning Call 12-08-22 Brasil O índice Bovespa interrompeu sua sequência de sete pregões em alta na última quinta-feira, recuando 0,47% e fechando abaixo dos 110 mil pontos. O dólar também retomou sua alta, após semana

Morning Call 17-05-22

Prévia do PIB salta 0,69% em junho, acima das projeções

Morning Call 15-08-22 Brasil Após bons resultados econômicos domésticos e internacionais na semana passada, o principal índice da bolsa brasileira disparou quase 6%, fechando o pregão da sexta-feira acima dos 112 mil pontos. Pela manhã,

Morning Call 17-05-22

Petrobras anuncia 3º corte na gasolina

Morning Call 16-08-22 Brasil Apesar do maior pessimismo com a economia global, a bolsa de valores brasileira deu continuidade a sua trajetória recente de altas, encerrando acima dos 113 mil pontos, enquanto as taxas futuras