IPCA, recorde na Aura e BCE em destaque nesta manhã

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 11-01-22

Morning Call 11-01-22

Bolsa

O Ibovespa opera em alta de 0,22%, acumulando 102.132 pontos pela manhã. O cenário monetário internacional é a pauta mais esperada do dia, com um possível posicionamento do presidente do Federal Reserve, o banco central dos EUA, Jerome Powell, sobre o futuro da economia estadunidense.

Inflação encerrou 2021 em 10,06%, a maior desde 2015

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), inflação oficial do Brasil, foi divulgado com alta de 0,73% no mês de dezembro. Em 2021 o IPCA encerrou com alta de 10,06%, alta de 5,54 pontos percentuais na comparação anual. A maior alta foi do setor de vestuário, cujos preços aumentaram em 2,06%, enquanto a menor alta foi do setor de educação, com alta de 0,05%. A maior parte do resultado de 2021 foi influenciado pelo grupo de transportes, com alta dos combustíveis em 49,02% no ano

Aura Minerals bateu recorde de produção de ouro

A Aura Minerals (AURA33), mineradora focada principalmente em ouro, anunciou a maior produção do mineral em um trimestre. No último trimestre de 2021 a companhia produziu 77.594 onças de ouro (cerca de 2,2 toneladas) contra 69.148 onças (1,9 toneladas) do quarto trimestre de 2020. No ano a produção atingiu 268.983 onças de ouro (7,6 toneladas), crescimento de 32% na comparação anual.

Leia também:

Ações isentas de IR: descubra quais papéis têm esse benefício

Presidente do BCE afirma manter compromisso com a inflação

Em discurso na manhã de terça-feira, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde afirmou que a autoridade monetária da zona do euro está levando a sério os temores sobre a inflação. O foco da autoridade monetária na estabilidade dos preços continua e a ancoragem de expectativas de inflação é extremamente importante. Na comparação anual, a taxa de inflação da zona do euro atingiu 5%, a maior da história

Moedas

O mercado de câmbio operava com cautela em relação ao real nesta manhã, com as principais moedas negociando praticamente estáveis. O próximo discurso de Jerome Powell é esperado por todo mercado, com uma possível concretização de altas na taxa de juros dos EUA.

Europa

Pela manhã os principais índices europeus operavam em alta majoritariamente, após um dia de queda. Apesar da preocupação com a alta nos juros, resultados empresariais deram certo alívio aos investidores, aliado à alta nas ações de empresas de tecnologia, que sofreram com as últimas notícias ligadas a uma possível política contracionista a nível global.

Ásia

Nesta terça-feira os principais índices da China operaram em queda, com exceção de Seul, que ficou praticamente estável. As expectativas de que a alta de juros nos EUA estejam cada vez mais próximas, juntamente com as ondas de infecções chinesas têm dado pessimismo nas operações asiáticas.

*Conteúdo elaborado pela Inside

Além do Morning Call 11-01-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram 

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais