Bolsa em queda e fixação do preço da oferta da Eletrobras
Morning Call 10-06-22
Brasil
O índice Bovespa registrou seu quinto dia de queda consecutiva ontem, ao passo que temores internacionais dominaram a sessão. A divulgação positiva do IPCA deve fortalecer o encerramento do ciclo de aperto monetário brasileiro, levando à queda das taxas de juros futuras, enquanto o dólar avançou no pregão. Pela manhã, os investidores devem reagir à inflação norte-americana e aos dados do varejo doméstico, enquanto a privatização da Eletrobras deve movimentar o mercado.
Leia também:
Top 10 ações melhores pagadoras de dividendos em 2022
Eletrobras
Na noite de ontem, a Eletrobras fixou o preço de sua oferta pública a R$ 42 por ação, em movimentação histórica que somou R$ 33,7 bilhões. A companhia vendeu 802,1 milhões de papéis, marcando sua privatização e, assim, o governo deixa de ser seu controlador, mas ainda com direito a veto em algumas ocasiões. As novas ações passaram a ser negociadas na bolsa brasileira já na segunda-feira.
EUA
Os índices futuros de Nova York operavam sem direção única pela manhã, apreensivos com a divulgação do índice de preços ao consumidor dos EUA e do sentimento do consumidor de Michigan, que devem auxiliar a decisão de política monetária do Federal Reserve na semana que vem.
Inflação
O CPI americano acelerou para 1% em maio, na comparação mensal, registrando uma surpresa negativa diante das expectativas do mercado, que projetava alta de 0,7%. Na comparação anual, o índice acumula alta de 8,6%, maior patamar desde 1981, sendo as inflações de alimentos, moradia e combustíveis os principais responsáveis.
Europa
Os principais mercados europeus recuavam pela manhã, à medida que os investidores digerem o comunicado da última decisão de política monetária do Banco Central Europeu (ECB), ocorrida no dia de ontem. Na ocasião, a autarquia anunciou para julho a primeira elevação da taxa de juros, em 0,25 p.p., e já antecipou outro aumento para setembro, com o ritmo a ser definido de acordo com a perspectiva inflacionária até a reunião. Em pronunciamento após a decisão, a presidente do ECB, Christine Lagarde, não descartou uma alta de 50 bps para setembro em caso de deterioração da inflação.
Ásia
As bolsas asiáticas encerraram o último pregão da semana mistas, após a divulgação de dados recentes para a inflação na China e a espera do CPI americano. Apesar da retomada dos lockdowns em alguns distritos da cidade, a bolsa de Xangai avançou 1,42% na sessão, seguindo os dados encorajadores para a inflação de maio, que não disparou após a reabertura da atividade. Em Tóquio, o índice Nikkei recuou 1,49% com temores sobre a desaceleração da atividade e, em Hong Kong, o índice Hang Seng, caiu 0,29%, reagindo à elevação do número de casos de covid-19 na região.
Além do Morning Call de 10-06-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.
Este artigo foi útil?