Mercado de olho na ata do Copom e balanços corporativos

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 10-05-22

tabela do Morning Call 10-05-22

Brasil

O índice Bovespa voltou a cair no fechamento de ontem, após onda de incertezas atingir os principais mercados mundiais. A aceleração dos juros do tesouro americano de 10 anos fez com que o dólar também disparasse e fechasse acima dos R$ 5,15. Hoje, o mercado digere a ata do Copom e dados mais recentes para o comércio e indústria doméstica, enquanto o governo avança na proposta de redução de impostos sobre importação para tentar conter a inflação.

Leia também:
Qual a composição do Ibovespa? Conheça quais empresas fazem parte do índice

EUA

Após um dia de bastante turbulência no mercado americano, os índices futuros de Nova York amanheceram positivos, à espera de novas sinalizações por parte de dirigentes do Federal Reserve. Ontem, as bolsas americanas derreteram diante da elevação das preocupações acerca da desaceleração da economia dos EUA por conta da maior contração da política monetária. O índice Nasdaq, composto por empresas de tecnologia, foi o principal afetado, despencando 4,29% na sessão, enquanto o S&P 500 retornou ao seu patamar mais reduzido em mais de um ano. Hoje, discursam os presidentes regionais do Fed de Atlanta, Nova York, Minneapolis e Cleveland.

Ásia

As bolsas asiáticas encerraram o pregão desta terça-feira sem direção única, acompanhando a apreensão dos mercados globais frente ao tombo de Wall Street diante da possibilidade de recessão da economia americana. O índice de Hong Kong, Hang Seng, que permaneceu fechado durante o último pregão, tombou 1,84%, liderando as perdas da região e o índice Nikkei, do Japão, caiu 0,58%. Apesar da desaceleração das exportações chinesas, divulgada ontem, e da persistência da política de “Covid Zero” nas principais cidades do país, a bolsa de Xangai avançou 1,06% e, pela noite, devem ser divulgados novos dados para a inflação ao consumidor e ao produtor no país.

Europa

Os principais mercados europeus se recuperavam dos tombos de ontem nesta manhã, após a elevação dos riscos de recessão global atingirem as bolsas do continente no último pregão. As bolsas europeias vêm sendo duramente castigadas pelos conflitos do leste europeu e pela possibilidade de desaceleração da atividade chinesa devido à implementação de duros lockdowns no país, com grande foco no setor energético. Na Alemanha, o indicador de sentimento econômico apontou para uma alta inesperada nesta manhã, apesar de se manter em patamares historicamente baixos. Ainda hoje, o vice-presidente do Banco Central Europeu, Luis de Guindos, deve proferir um discurso às 14:20.

Balanços

Apesar da derrocada dos ativos globais devido a incertezas a respeito da desaceleração da economia mundial, a temporada de balanços tem apresentado bons resultados. Hoje, devem ser divulgados os balanços da Sony, Occidental Petroleum, Itau Unibanco, Takeda e Sysco e, no Brasil, teremos os resultados da Alupar, Telefônica, Qualicorp, Natura, CVC, Banco ABC, Direcional, Cury e São Carlos.

Ata do Copom

Na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária, divulgada mais cedo, a autoridade monetária voltou a reforçar o balanço de riscos bastante altista e a necessidade de avançar ainda mais em território contracionista na intenção de manter as expectativas ancoradas e antecipou mais uma elevação da taxa Selic de menor magnitude para a próxima reunião.

Além do Morning Call de 10-05-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 17-05-22

Rússia suspende fluxo de petróleo em oleoduto na Europa

Morning Call 10-08-22 Brasil Descolado dos mercados internacionais, o índice Bovespa registrou sua sexta alta consecutiva no dia de ontem, avançando 0,23%, puxado pelo bom desempenho das blue chips brasileiras. O mercado ainda digere os

Morning Call 17-05-22

Nos EUA, resultado do CPI vem abaixo do esperado

Morning Call 11-08-22 Brasil O principal índice da bolsa brasileira registrou a sétima alta consecutiva no pregão da última quarta-feira, retomando a casa dos 110 mil pontos, maior patamar verificado desde junho. O dólar também

Morning Call 17-05-22

Ibovespa retoma sequência de altas

Morning Call 12-08-22 Brasil O índice Bovespa interrompeu sua sequência de sete pregões em alta na última quinta-feira, recuando 0,47% e fechando abaixo dos 110 mil pontos. O dólar também retomou sua alta, após semana