Taxa de inflação dos EUA veio acima das expectativas

Morning Call 10-02-22

Bolsa
O Índice Bovespa Futuro operava em alta de 0,29%, a 112.791 pontos pela manhã desta quinta-feira, às 10h55, contrariando os futuros americanos. O mercado internacional pode ser afetado pela divulgação da taxa de inflação americana, que pode guiar o Federal Reserve no aperto monetário.
Taxa de inflação dos EUA veio acima das expectativas
A taxa de inflação nos EUA acelerou para 7,5% na comparação anual, a maior desde 1982, acima da projeção de 7,3%. A taxa foi puxada pelos custos de energia (+27%), comida (+7%), além do mercado de trabalho aquecido e problemas na cadeia de oferta, apesar da alta ter sido menor que no último mês. O núcleo da inflação, que exclui os fatores mais voláteis, aumentou 6% no ano.
Petrobras atingiu sua meta de produção para 2021
A Petrobras (PETR4) anunciou que atingiu as metas de produção para 2021, com um excelente desempenho operacional, segundo a companhia. O pré-sal representou 70% da produção, demonstrando o foco da empresa em seu diferencial competitivo, que é a exploração de águas profundas e ultraprofundas. A companhia também continuou o processo de desinvestimento em campos terrestres na Bahia, Espírito Santo e Sergipe, no quarto trimestre de 2021.
Comissão Europeia corta projeções para a economia da zona do euro
A Comissão Europeia anunciou que as perspectivas de crescimento para a zona do euro são menores que o esperado. Os principais fatores que desaceleraram o crescimento foram novos surtos de infecções de Covid, os altos custos de energia, problemas na oferta e inflação persistente. As estimativas são de que o bloco cresça 3,9% ao final de 2022 e 2,5% em 2023. A alta nos juros também é esperada por parte do mercado após a última comunicação do Banco Central Europeu, que adotou tom mais duro em relação ao combate à inflação.
Leia também:
Diversificação de investimentos no exterior: aprenda a montar sua carteira
Moedas
O mercado de câmbio operava dividido frente ao real, com o dólar e o yuan em queda e as moedas europeias em alta. O dólar continua caindo a níveis mais baixos desde setembro de 2021, enquanto o euro operava em patamar mais baixo nos últimos 8 meses. Já a libra operava pela manhã ao nível mais baixo desde agosto.
Europa
Na Europa, os principais índices operavam em leve alta, com o setor de tecnologia sendo puxado para baixo antes da divulgação da taxa de inflação dos EUA. Os bons resultados dos balanços das empresas europeias continuam a dar otimismo para os investidores, apesar da perspectiva contracionista, seguindo a política monetária americana.
Ásia
Os principais índices asiáticos operaram nesta quinta-feira em alta, com exceção do índice de tecnologia da China. As altas majoritárias foram guiadas pelos avanços no mercado americano, principalmente pelo Nasdaq, enquanto os investidores aguardavam a inflação em solo americano, que poderia obrigar o Federal Reserve a aumentar os juros de maneira mais rápida ou a patamares maiores
*Conteúdo elaborado pela Inside
Além do Morning Call 10-02-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.