Focus ajusta projeção da SELIC

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 10-01-22

Morning Call 10-01-22

Bolsa

A Bolsa de Valores operava em queda de 0,65% pela manhã, a 102.030 pontos, acompanhando as principais operações nas bolsas mundiais. O cenário sanitário mundial é o principal fator de cuidado nas operações, trazendo dúvidas sobre a recuperação econômica plena ao redor do mundo.

Focus

O Boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central do Brasil, divulgou suas perspectivas para a economia brasileira para os próximos dois anos. Para 2022, a projeção para o PIB caiu, enquanto o da SELIC subiu 0,25 ponto percentual, se ajustando mais próxima às expectativas do mercado, de 11,75% ao ano, enquanto o IPCA e a taxa de câmbio permaneceram estáticas. Já para 2023, o PIB e a inflação caíram, enquanto a taxa de câmbio em relação ao dólar aumentou para R$5,45.

FMI dá alerta às economias emergentes

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou que as economias emergentes devem se preparar para o aperto monetário iminente do Federal Reserve, o banco central dos EUA. Com nível de endividamento alto, exposições cambiais e saldos de contas corrente menores, juntamente com um lento crescimento e maior vulnerabilidade econômica, as economias podem ser afetadas mais fortemente. Para o Fundo, aqueles que têm credibilidade e solidez econômica devem apertar gradualmente a política monetária, enquanto os que têm mais fragilidade e inflação mais pujante devem agir rapidamente.

Taxa de emprego da zona do euro caiu em novembro

A taxa de desemprego na zona do euro chegou a 7,2% em novembro, segundo os dados consolidados. O resultado veio dentro das expectativas do mercado, com diminuição de 0,90 ponto percentual em relação a 2020. Segundo a Eurostat, quase 12 milhões de pessoas estão desempregadas na zona do euro, com queda de 222 mil no número de desocupados em novembro.

Moedas

O mercado de câmbio nesta manhã avançava de maneira majoritária frente ao real, com exceção do euro, que observava queda. O contínuo avanço do número de infecções de Covid traz cautela ao mercado de modo geral, além do surgimento de possíveis novas variantes, que podem afastar ainda mais os investidores de ativos com mais risco agregado.

Leia também: 

REITs: entenda o que são e como investir nos fundos imobiliários americanos

Europa 

No continente europeu, a inflação era o maior centro de preocupações dos investidores, com as perspectivas mais concretas de que o Banco Central Europeu (BCE) aperte a política monetária mais cedo do que o esperado. Com uma diminuição dos incentivos e alta nos juros, é esperado pelos investidores que empresas do setor imobiliário, de tecnologia, e industrial tenham performance limitada nas projeções.

Ásia

As principais bolsas asiáticas operaram em alta majoritariamente, com exceção do índice de Seul, que observou queda, e de Tóquio, que não operou. Já na China, os seus principais índices operaram no positivo, guiado pelos setores de consumo, saúde e tecnologia, com maiores expectativas de uma melhora no cenário macro para empresas de crescimento.

*Conteúdo elaborado pela Inside

Além do Morning Call 10-01-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram 

Controle seus investimentos com o Gorila

Não perca mais tempo com tabelas e planilhas. Conheça uma nova forma de acompanhar a rentabilidade da sua carteira de investimentos.

Controle seus investimentos com o Gorila

E tenha a plataforma mais completa para acompanhar a sua rentabilidade de forma rápida, fácil e transparente.

Leia mais

Leia mais