IPCA atinge patamar mais alto em 28 anos

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 08-04-22

Brasil

Após três dias de quedas consecutivas, o Ibovespa acompanhou as principais bolsas internacionais e encerrou o pregão em alta de 0,54%, aos 118.862 pontos. As ações da Petrobras foram o destaque positivo ontem, avançando mais de 5% após os investidores olharem com otimismo às indicações para a presidência e ao conselho da estatal.

O dólar voltou a se fortalecer na última quinta-feira, à medida que o ciclo contracionista da política monetária americana avança. O câmbio fechou em alta de 0,56%, em R$ 4,74. Pela manhã, tanto o Ibovespa Futuro quanto o dólar recuavam.

IPCA

A inflação brasileira, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo, avançou a seu patamar mais elevado para o mês de março em 28 anos. No mês, o índice avançou 1,62%, acima das expectativas de 1,35%, e acelerou em relação a fevereiro (1,01%). No acumulado de 12 meses, o IPCA apresentou alta de 11,30%, maior nível desde 2003. Para os próximos meses, a redução das expectativas para a inflação de energia deve aliviar as pressões sobre o nível de preços, ao passo que a bandeira tarifária retornará à cor verde no meio do mês.

Leia também:
Confira 6 investimentos atrelados à inflação para se proteger da alta do IPCA

Europa

As principais bolsas europeias operavam em alta pela manhã, apesar dos conflitos entre Rússia e Ucrânia seguirem no radar. Ontem, a ONU decidiu pela suspensão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos, enquanto o Brasil se absteve da votação. 

Ainda, em mais uma rodada de sanções, a União Europeia aprovou a suspensão das importações de carvão da Rússia e o fechamento de seus portos para embarcações do país, além do congelamento de diversos ativos de bancos russos. 

Pela manhã, os índices dos mercados europeus avançavam mais de 1%, enquanto o mercado aguarda apreensivo ao primeiro turno das eleições presidenciais francesas desse final de semana.

Ásia

Na Ásia, os mercados encerram essa sexta-feira em alta, puxados pelo bom desempenho de Wall Street. O índice japonês, Nikkei, avançou 0,36% e o índice de Hong Kong, Hang Seng, 0,29%. Na China, os casos de covid-19 seguem acelerando e a política de “covid zero” continua introduzindo pressões à atividade do país. No dia, o índice Xangai Composto subiu 0,47%.

EUA

Após fechamento positivo, os índices futuros de Nova York amanheceram em alta, puxados por discursos de dirigentes do Federal Reserve e novos dados de pedidos de seguro-desemprego abaixo do esperado. Ainda assim, as bolsas americanas devem caminhar para o fechamento semanal em baixa após sinais de aperto monetário mais intenso para os próximos meses.

Além do Morning Call de 08-04-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 17-05-22

Ibovespa retoma sequência de altas

Morning Call 12-08-22 Brasil O índice Bovespa interrompeu sua sequência de sete pregões em alta na última quinta-feira, recuando 0,47% e fechando abaixo dos 110 mil pontos. O dólar também retomou sua alta, após semana

Morning Call 17-05-22

Prévia do PIB salta 0,69% em junho, acima das projeções

Morning Call 15-08-22 Brasil Após bons resultados econômicos domésticos e internacionais na semana passada, o principal índice da bolsa brasileira disparou quase 6%, fechando o pregão da sexta-feira acima dos 112 mil pontos. Pela manhã,

Morning Call 17-05-22

Petrobras anuncia 3º corte na gasolina

Morning Call 16-08-22 Brasil Apesar do maior pessimismo com a economia global, a bolsa de valores brasileira deu continuidade a sua trajetória recente de altas, encerrando acima dos 113 mil pontos, enquanto as taxas futuras