Eletrobras, redução do ICMS e mais

Morning Call 07-06-22

Brasil
O principal índice da bolsa brasileira encerrou o primeiro pregão da semana em baixa de 0,82%, aos 110 mil pontos, diante da reascensão dos riscos fiscais pela redução do ICMS e reajuste dos servidores. Ontem, após a aprovação do aumento de capital da Santo Antônio Energia pela assembleia de debenturistas, a Eletrobras está liberada para fazer sua oferta pública de ações, dando mais um passo para sua privatização. Pela manhã, o Ibovespa Futuro seguia em queda e o dólar avançava frente ao real.
Leia também:
Com a privatização, veja como investir o FGTS na Eletrobras
ICMS
Além da proposição de estabelecer um teto sobre as alíquotas do ICMS sobre combustíveis, energia e comunicações, na noite de ontem, o governo federal anunciou o ressarcimento dos estados frente a perda de arrecadação àqueles que aceitarem zerar o ICMS sobre o diesel e o gás de cozinha.
Exterior
Diante da agenda internacional esvaziada, as bolsas americanas e europeias amanheceram em leve baixa, à espera dos dados mais recentes de inflação ao consumidor dos EUA e da decisão de política monetária do Banco Central Europeu ao final da semana. Ontem, os títulos do Tesouro americano de 10 anos voltaram a superar 3% no fechamento, enquanto hoje pela manhã, a bolsa alemã recuava, após a queda inesperada das encomendas à indústria em abril, e, na Inglaterra, os noticiários ainda comentam a permanência de Boris Johnson no cargo de primeiro-ministro, após voto de confiança do Partido Conservador.
Ásia
Os principais mercados asiáticos encerraram a sessão desta terça-feira sem direção única, com parte do mercado otimista com a flexibilização das medidas de isolamento social na China e parte apreensiva com a aceleração do aperto monetário na região. Mais cedo, o Banco Central da Austrália decidiu pela elevação da taxa de juros em 50 bps, em tom mais agressivo do que o esperado, na tentativa de conter a inflação que se acelera ao redor do mundo. Na China, o índice Xangai Composto avançou ligeiros 0,17% no fechamento e, no Japão, o índice Nikkei teve alta de 0,10%. Na outra ponta, o índice Hang Seng, de Hong Kong, caiu 0,56%, assim como o Taiex, de Taiwan.
Agenda
No calendário econômico de hoje, a FGV deve publicar os dados do Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (Ivar) e o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) para o mês de maio e a Anfavea deve comunicar os dados mais recentes para a indústria automobilística. Na agenda internacional, teremos a balança comercial dos Estados Unidos e o PIB do Japão.
Além do Morning Call de 07-06-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.