Eletrobras, redução do ICMS e mais

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 07-06-22

tabela do Morning Call de 07-06-22

Brasil

O principal índice da bolsa brasileira encerrou o primeiro pregão da semana em baixa de 0,82%, aos 110 mil pontos, diante da reascensão dos riscos fiscais pela redução do ICMS e reajuste dos servidores. Ontem, após a aprovação do aumento de capital da Santo Antônio Energia pela assembleia de debenturistas, a Eletrobras está liberada para fazer sua oferta pública de ações, dando mais um passo para sua privatização. Pela manhã, o Ibovespa Futuro seguia em queda e o dólar avançava frente ao real.

Leia também:
Com a privatização, veja como investir o FGTS na Eletrobras

ICMS

Além da proposição de estabelecer um teto sobre as alíquotas do ICMS sobre combustíveis, energia e comunicações, na noite de ontem, o governo federal anunciou o ressarcimento dos estados frente a perda de arrecadação àqueles que aceitarem zerar o ICMS sobre o diesel e o gás de cozinha.

Exterior

Diante da agenda internacional esvaziada, as bolsas americanas e europeias amanheceram em leve baixa, à espera dos dados mais recentes de inflação ao consumidor dos EUA e da decisão de política monetária do Banco Central Europeu ao final da semana. Ontem, os títulos do Tesouro americano de 10 anos voltaram a superar 3% no fechamento, enquanto hoje pela manhã, a bolsa alemã recuava, após a queda inesperada das encomendas à indústria em abril, e, na Inglaterra, os noticiários ainda comentam a permanência de Boris Johnson no cargo de primeiro-ministro, após voto de confiança do Partido Conservador.

Ásia

Os principais mercados asiáticos encerraram a sessão desta terça-feira sem direção única, com parte do mercado otimista com a flexibilização das medidas de isolamento social na China e parte apreensiva com a aceleração do aperto monetário na região. Mais cedo, o Banco Central da Austrália decidiu pela elevação da taxa de juros em 50 bps, em tom mais agressivo do que o esperado, na tentativa de conter a inflação que se acelera ao redor do mundo. Na China, o índice Xangai Composto avançou ligeiros 0,17% no fechamento e, no Japão, o índice Nikkei teve alta de 0,10%. Na outra ponta, o índice Hang Seng, de Hong Kong, caiu 0,56%, assim como o Taiex, de Taiwan.

Agenda

No calendário econômico de hoje, a FGV deve publicar os dados do Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (Ivar) e o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) para o mês de maio e a Anfavea deve comunicar os dados mais recentes para a indústria automobilística. Na agenda internacional, teremos a balança comercial dos Estados Unidos e o PIB do Japão.

Além do Morning Call de 07-06-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 17-05-22

Inflação recua 0,68% em julho

Morning Call 09-08-22 Brasil Sem grandes agitações no cenário internacional, o índice Bovespa seguia sua trajetória de valorização pela manhã, retomando a casa dos 109 mil pontos. Em dia de importantes divulgações para a economia

Morning Call 17-05-22

Rússia suspende fluxo de petróleo em oleoduto na Europa

Morning Call 10-08-22 Brasil Descolado dos mercados internacionais, o índice Bovespa registrou sua sexta alta consecutiva no dia de ontem, avançando 0,23%, puxado pelo bom desempenho das blue chips brasileiras. O mercado ainda digere os

Morning Call 17-05-22

Nos EUA, resultado do CPI vem abaixo do esperado

Morning Call 11-08-22 Brasil O principal índice da bolsa brasileira registrou a sétima alta consecutiva no pregão da última quarta-feira, retomando a casa dos 110 mil pontos, maior patamar verificado desde junho. O dólar também