Mercados reagem às decisões do Copom e FOMC

Morning Call

Brasil
O principal índice do mercado brasileiro, Ibovespa, que operou em baixa durante a maior parte do último pregão, reverteu as perdas ao final do dia e encerrou em alta de 1,70%, aos 108.344 pontos ontem. A conversão ocorreu principalmente pelo alívio dos mercados americanos após Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, descartar a possibilidade de acelerar o ritmo de aperto monetário para 75 bps. As falas de Powell também impulsionaram o câmbio brasileiro, que fechou aos R$ 4,90. Pela manhã, o Ibovespa Futuro operava em ligeira queda e o dólar avançava frente ao real, enquanto o mercado digeria as decisões do FOMC e do Copom.
Leia também:
Bolha econômica: o que é e como se forma?
EUA
Apesar euforia dos mercados americanos ao final do dia com o reflexo das falas de Powell, os índices futuros de Nova York voltaram a cair nesta quinta-feira após o Banco Central dos EUA elevar a taxa de juros da economia americana em 50 bps, ritmo mais elevado desde 2000, e não descartar novos aumentos da mesma magnitude. Na reunião de ontem, o Federal Reserve também anunciou o início do processo de redução do Balanço do Fed, com data de início em 01/06.
Europa
As bolsas europeias amanheceram positivas no pregão de hoje, puxadas novamente pelos bons resultados corporativos na região e pela postura contida do presidente do Federal Reserve depois da decisão de política monetária americana. Na Inglaterra, aguarda-se a reunião do BoE de hoje, que deve elevar a taxa de juros pela quarta vez consecutiva na tentativa de frear a aceleração da inflação, bastante afetada pela guerra entre Rússia e Ucrânia.
Ásia
As bolsas asiáticas encerraram esta quinta-feira em território majoritariamente positivo após bom humor das bolsas de Wall Street no último fechamento. Na China, o índice de Xangai avançou 0,68% e, em Hong Kong, o Hang Seng recuou 0,36%. A bolsa japonesa permaneceu fechada por conta dos feriados na região.
Copom
Em sua mais recente reunião, os membros do Comitê de Política Monetária (Copom) elevaram a taxa básica de juros brasileira em 1 p.p., para 12,75%, como anunciado no comunicado anterior. O destaque da decisão ficou por conta da sinalização de que o ciclo de aperto monetário deve avançar ainda mais, antevendo uma elevação de menor magnitude para a próxima reunião, como esperado pelo mercado.
Balanços
Hoje, grandes empresas dos setores de petróleo e gás devem divulgar seus balanços corporativos, dentre elas: Shell, ConocoPhillips, Equinor e PatroChina, além da gigante cervejeira AB InBev. No Brasil, serão publicados os resultados da Petrobras, Gerdau, 3Tentos, Alpargatas, Arezzo, Bradesco, BR Partners, C&A, Carrefour Brasil, EcoRodovias, Eletromidia, Engie Brasil, Fleury, Renner, Natura, PetroRecôncavo, Petz, Rumo e SIMPAR.
Além do Morning Call de 05-05-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.