Tensão Rússia x Ucrânia afeta todos os mercados

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 04-02-22

Exterior: O relatório de empregos (payroll) dos Estados Unidos de janeiro , com dados de geração de postos de trabalho, taxa de desemprego e salário médio por hora, deve dar o rumo aos mercados externos. Enquanto isso, os mercados operam mistos, com os futuros do S&P e Dow Jones em queda, mas do Nasdaq em alta, este em reação ao balanço da Amazon melhor que o esperado. Na Europa, Paris e Frankfurt recuam em meio a tensões geopolíticas entre Rússia e Ucrânia e mesmo após o aumento das encomendas à indústria na Alemanha em dezembro maior que as previsões dos analistas. Mas as vendas no varejo da zona do euro vieram piores e pesam nos ajustes das bolsas. Na Ásia, o sinal positivo predominou e o destaque foi o salto de mais de 3% da Bolsa de Hong na volta de um feriado de três dias em razão do feriado do ano-novo lunar. Na China, o presidente Xi Jinping recebe Vladimir Putin em meio às tensões geopolíticas entre Rússia e Ucrânia.

Petróleo: Os contratos futuros do petróleo continuam em alta nesta manhã, com investidores acompanhando os desdobramentos das tensões geopolíticas entre Ucrânia e Rússia, fator que pode comprometer ainda mais a oferta da commodity. Agora o WTI avança 2,12% e o Brent +2,06%.

Brasil: Hoje estão programados os indicadores industriais da CNI de dezembro e 2021. Os investidores locais vão acompanhar também a movimentação política em Brasília em torno do reajuste salarial dos servidores públicos.

Reajustes Salariais: Hoje, o presidente Jair Bolsonaro vai se reunir com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, após os sindicatos que representam os servidores do BC decidirem manter a paralisação marcada para a próxima quarta-feira e também a sinalização de greve a partir de 9 de março, caso não haja avanço nas negociações por um reajuste salarial igual ao prometido pelo governo federal aos policiais.

Alumínio: A expectativa de crescimento da produção de alumínio no Brasil anima o setor, apesar do receio causado pelo aumento de preços da commodity, que ao ser repassado para a cadeia gera redução de vendas. O Brasil já esteve na 5ª posição no ranking global de maior produtor de alumínio primário e hoje ocupa a 15% posição. Quanto aos preços do alumínio, eles devem se manter altos em 2022 com a limitação da produção na China e, mais recentemente, com a possibilidade da Rússia, segundo maior produtor mundial do metal, entrar em guerra contra a Ucrânia.

Veja também:
Melhores ações janeiro 2022: altas e baixas

CSN: A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) captou US$ 500 milhões no mercado externo nesta quinta-feira, por meio do lançamento de títulos de dívida (bonds). Os papéis têm prazo de 10 anos e não podem ser vendidos antes de 5 anos.

Além do Morning Call 04-02-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram 

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 17-05-22

Ibovespa retoma sequência de altas

Morning Call 12-08-22 Brasil O índice Bovespa interrompeu sua sequência de sete pregões em alta na última quinta-feira, recuando 0,47% e fechando abaixo dos 110 mil pontos. O dólar também retomou sua alta, após semana

Morning Call 17-05-22

Prévia do PIB salta 0,69% em junho, acima das projeções

Morning Call 15-08-22 Brasil Após bons resultados econômicos domésticos e internacionais na semana passada, o principal índice da bolsa brasileira disparou quase 6%, fechando o pregão da sexta-feira acima dos 112 mil pontos. Pela manhã,

Morning Call 17-05-22

Petrobras anuncia 3º corte na gasolina

Morning Call 16-08-22 Brasil Apesar do maior pessimismo com a economia global, a bolsa de valores brasileira deu continuidade a sua trajetória recente de altas, encerrando acima dos 113 mil pontos, enquanto as taxas futuras