Mercado aguarda a decisão do Copom

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 03-08-22

Brasil

O principal índice da bolsa brasileira driblou as perdas observadas nos principais mercados internacionais e conseguiu emplacar alta de 1,11% na sessão de ontem, liderado pela recuperação das empresas ligadas ao minério de ferro, como a Vale (VALE3), e pelos grandes bancos. Pela manhã, o Ibovespa Futuro operava em queda, à espera da decisão de política monetária do Copom, que deve elevar a taxa Selic para 13,75% a.a, enquanto os investidores se questionam se a reunião marcará o término do ciclo de aperto monetário do Banco Central.

Leia também:
Melhores ações julho 2022: altas e baixas

Mercado

A temporada de balanços continua nesta quarta-feira, com a divulgação dos resultados da PetroRio, Totvs e Ultrapar após o fechamento do mercado. Mais cedo, a Gerdau reportou lucro de R$ 4,29 bilhões no trimestre, 9% acima do registrado no mesmo período do ano passado, e comunicou o pagamento de dividendos de R$ 1,6 bilhão, para o final de agosto. Lá fora, publicam seus balanços a Novo Nordisk, Toyota, CVS, Moderna, BMW, Nintendo e eBay.

EUA

Os índices futuros de Nova York amanheceram em ligeira alta, após passarem dois pregões seguidos em queda, à medida em que os investidores se mantêm atentos aos desdobramentos da visita de Nancy Pelosi a Taiwan. Ontem, as taxas futuras de juros dos EUA voltaram a acelerar, após membros do Federal Reserve se pronunciarem, sinalizando que a desaceleração do aperto monetário americano ainda está longe. Na agenda de indicadores, teremos a divulgação do PMI industrial e o andamento da temporada de balanços.

Europa

As principais bolsas europeias operavam em alta pela manhã, apesar dos dados da atividade do continente não virem muito animadores. O PMI composto da zona do euro recuou para 49,9 pontos, patamar mais baixo desde o ano passado, indicando contração da atividade para o mês de julho, e o volume de vendas no varejo do bloco também contraiu, com queda de 1,2% em junho. Ao longo do dia, o mercado se atentará à divulgação dos resultados corporativos de algumas empresas da região, como BMW e Siemens.

Ásia

Os mercados asiáticos encerraram o pregão desta quarta-feira sem direção única, à medida que as tensões entre China e Estados Unidos se intensificam. O índice de Xangai recuou 0,71% na sessão, ao passo que o país reafirma os riscos de uma ameaça à sua soberania e já implementa embargos à importação de produtos taiwaneses. No resto do continente, os índices de Hong Kong e de Tóquio avançaram 0,40% e 0,53%, respectivamente.

Além do Morning Call 03-08-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 17-05-22

Prévia do PIB salta 0,69% em junho, acima das projeções

Morning Call 15-08-22 Brasil Após bons resultados econômicos domésticos e internacionais na semana passada, o principal índice da bolsa brasileira disparou quase 6%, fechando o pregão da sexta-feira acima dos 112 mil pontos. Pela manhã,

Morning Call 17-05-22

Petrobras anuncia 3º corte na gasolina

Morning Call 16-08-22 Brasil Apesar do maior pessimismo com a economia global, a bolsa de valores brasileira deu continuidade a sua trajetória recente de altas, encerrando acima dos 113 mil pontos, enquanto as taxas futuras