Melhores ações janeiro 2021: saiba mais

O Gorila levantou quais foram as melhores ações de janeiro. Descubra quais foram as empresas e os motivos para esse resultado.
Foto de perfil do autor
Por Alvara Bianca - 03/02/2021
Atualizado em 25/07/2022
5 min de leitura

Ao longo do primeiro mês do ano, o Ibovespa acumulou queda de 3,32%, fechando em 115.068 pontos, mas algumas ações tiveram valorizações expressivas. O Gorila levantou quais foram as melhores ações de janeiro 2021 e qual a razão para o desempenho. 

Confira as maiores altas e baixas de janeiro. 

5 maiores altas de janeiro no Ibovespa

[table “7549” not found /]

1 – NotreDame Intermédica (GNDI3)

Começando o artigo das melhores ações janeiro de 2021 com a NotreDame Intermédica (GNDI3), que foi o maior destaque do Ibovespa e fechou janeiro com uma valorização de 20,63%. O resultado foi impulsionado pelo anúncio de fusão da NotreDame com Hapvida no último dia 8. A expectativa é que a proposta seja apresentada aos conselhos das operadoras de planos de saúde nesta semana. 

Gráfico de rentabilidade avançada extraído do Gorila mostrando a rentabilidade da ação da NotreDame ao longo de janeiro

2 – Hapvida (HAPV3)

Já a Hapvida (HAPV3) foi a segunda maior alta do mês (12,71%) por conta dessa possível combinação das duas operações (Notredame Intermédica e Hapvida), que criaria uma gigante dos planos de saúde, com 13,5 milhões de beneficiários, 84 hospitais e 280 clínicas.

Segundo o presidente da operadora de saúde da Hapvida, Jorge Pinheiro, as duas empresas foram as que mais cresceram nos últimos anos nesse segmento. Em relação à presença das companhias no Estado de São Paulo, a Hapvida é mais forte ao norte, enquanto a Notre Dame ocupa a região metropolitana e litoral. 

Gráfico de rentabilidade avançada extraído do Gorila mostrando a rentabilidade da ação da Hapvida ao longo de janeiro

3 – Weg (WEGE3)

A Weg (WEGE3), fabricante de equipamentos industriais, teve uma alta de 10,63%. O resultado veio em meio a expectativas de mais um forte resultado no quarto trimestre — a companhia reportará o balanço no dia 24 de fevereiro. 

Performance da WEGE3 bem superior se comparado com o Ibovespa em janeiro

4 – B2W (BTOW3)

A B2W Digital (BTOW3) – detentora das marcas Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato – teve uma alta significativa em janeiro de 8,87%. Como o plano de fundo continua sendo a vacina, com expectativa de que no médio prazo comece a dar certo no Brasil, as ações de consumo acabam se beneficiando.  

Além disso, a B2W firmou parceria com o Johnny Rockets, uma das maiores redes de franquia internacional de restaurantes, especializado em fast food. A rede começará a vender seus produtos no site e app da Americanas.  

Os papéis da B2W começaram o mês com rentabilidade negativa invertendo a situação após a segunda quinzena

5 – Klabin (KLBN11)

O setor de celulose está em alta e a Klabin (KLBN11) se beneficiou alcançando uma valorização em seus papéis de 6,16%. Os estoques de celulose em queda na China contribuíram para alavancar ainda mais o preço do ativo, que fechou o dia 29 de janeiro cotado a R$ 28,10.  

A Klabin ainda confirmou a emissão de US$ 500 Mi em títulos sustentáveis no exterior, com juros de 3,20% e vencimento em janeiro de 2031.    

Pelo gráfico, é possível notar que a rentabilidade do papel KLBN11 foi constante ao longo de janeiro

5 maiores baixas de janeiro no Ibovespa

[table “7551” not found /]

1 – Eletrobras (ELET6)

O anúncio da renúncia do presidente da Eletrobrás foi muito mal recebido pelos investidores, causando forte queda das ações da ELET3 e ELET6. Por outro lado, a notícia que Wilson Ferreira Jr deve migrar para a BR Distribuidora alavancou os papéis da Petrobras Distribuidora (BRDT3). A decisão foi tomada por Ferreira após avaliar que o processo de privatização da elétrica não tem a tração necessária para ser concluído.   

Ações preferenciais da Eletrobras acentuaram queda após a renúncia do presidente da empresa

2 – Eletrobras (ELET3)

Enquanto as ações preferenciais (ELET6) caíram 22,32%, as ordinárias (ELET3) desabaram 21,76%, pelo mesmo motivo: a renúncia do presidente da empresa. 

Através do gráfico é possível perceber que ao longo de todo o mês de janeiro os papéis ELET3 despencaram

3 – EZTEC (EZTC3)

O papel EZTEC3 caiu em bloco com o de outras construtoras devido à sinalização da autoridade monetária de que a Selic deve subir nos próximos meses. Atualmente, a taxa básica de juros no país é de 2% ao ano, o que possibilita juros baixos na hora de fazer um financiamento imobiliário. Caso a Selic suba, aumentam os temores de uma queda mais acentuada na demanda por imóveis.

A terceira maior queda do Ibovespa em janeiro foi da construtora EZTEC

4 – Cyrela (CYRE3)

Também representante do setor de construção civil, a Cyrela (CYRE3) acumulou baixa de 13,06% pela possível alta da Selic ao longo do ano. 

Aliado a isso, o indicador Vendas sobre Oferta (VSO) desacelerou no quarto trimestre de 2020 (48,4%) em relação ao último trimestre de 2019 (52,8%). O resultado pode ter sido por conta dos lançamentos em dezembro serem historicamente vendidos mais lentamente, e também porque os novos empreendimentos foram lançados em bairros onde há forte competição entre incorporadoras.

Representante do setor de construção civil, a Cyrela também acumulou baixas durante o período analisado

5 – Copel (CPLE6)

Em janeiro, a Copel (CPLE6) teve seus papéis registrando desvalorização de 12,89%, devido ao temor de maior risco de governança após interferências do governo do estado do Paraná.

Aliado a isso, o Conselho de Administração da empresa aprovou o encaminhamento da proposta de reforma do Estatuto Social da empresa e também uma nova política de dividendos e programa de Units, que será formado por cinco ativos, sendo 1 ordinário (CPLE3) e 4 preferências (CPLE6).

O ranking termina com a Copel na 5ª colocação das maiores baixas do Ibovespa em janeiro

Contexto de janeiro

No dia 17 de janeiro, São Paulo começou a vacinar a população contra a COVID-19. A imunização teve início após a aprovação do uso emergencial de 6 milhões de doses da Coronavac, vacina desenvolvida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Os esforços agora são para garantir o maior número de doses para a população. 

Durante o mês, houve as discussões sobre a presidência da Câmara e do Senado. O resultado só veio no primeiro dia de fevereiro, com Arthur Lira (Progressistas) para a Câmara e Rodrigo Pacheco (DEM) no Senado. 

No âmbito externo, incertezas no ritmo da vacinação contra o coronavírus levaram ao recuo das bolsas internacionais. Além disso, fundos de investimento quebraram com a disparada das ações da GameStop nos Estados Unidos no movimento de especulação conhecido como short squeeze

No Brasil, as ações do IRB tiveram forte alta no dia 28/01 em um movimento coordenado de investidores nas redes sociais tentando emular o movimento de ‘short squeeze’ que aconteceu com as ações da Game Stop ontem nos Estados Unidos.

Acompanhe seus investimentos

Gostou de saber quais foram as melhores ações em janeiro 2021? Algumas delas já estão na sua carteira? No Gorila você acompanha a rentabilidade dos investimentos, além de ficar por dentro dos nossos artigos e descobrir novidades sobre o mercado. 

Siga nossas mídias para não perder as próximas matérias: Facebook, Instagram, Twitter , Linkedin e Telegram!  

açõesaltas e baixasbolsa de valorescomparativoslevantamentolistasrenda variável

Compartilhe

Este artigo foi útil?

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Artigos Relacionados

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Compartilhe