Short Squeeze: Entenda a especulação que esmagou os mercados

Artigos

Short Squeeze: Entenda a especulação que esmagou os mercados


Por que fundos de investimento quebraram com a disparada das ações da GameStop nos Estados Unidos

29/01/2021

Devido a um movimento especulativo coordenado nos EUA as ações da GameStop inflaram mais de 1000% em um mês, e em apenas 1 dia, 133%. Isso levou a prejuízos milionários de grandes fundos de investimento. Quer saber por que e entender o que é o short squeeze? Continue neste artigo!

Ficar short

Também chamado de ficar vendido, esta é uma posição na qual o investidor se beneficia da queda do preço de um ativo.

Existem várias formas de operar vendido, através de derivativos, como opções ou futuros, ou através do aluguel. A seguir, vamos explorar essa modalidade com mais profundidade. 

Veja também: 
Estratégias com Opções
Mercado de Derivativos

Aluguel de ações

Investidores que possuem um certo ativo e não pretendem se desfazer dele no curto prazo conseguem uma renda extra emprestando o papel para outros investidores, cobrando uma taxa de aluguel.

O “tomador” da ação emprestada a utilizará para instantaneamente vender no mercado a um preço X, para no futuro recomprar a mesma quantidade de papéis para devolver ao “doador” original.

O tomador faz essa movimentação acreditando que os preços devem cair, e portanto, lucra se conseguir recomprar as ações a um preço menor do que vendeu no mercado em D0.
Esta é a chamada venda a descoberto, quando se negocia uma ação no mercado sem tê-la na carteira. 

O Short Squeeze

O Short Squeeze ocorre quando o preço de um ativo dispara e os investidores que tinham posições vendidas correm para comprar o papel o quanto antes para evitar prejuízos maiores, temendo que a tendência de alta se mantenha.

Este é um movimento atípico que ocorre pelo “sufocamento de posições vendidas”. Geralmente acontece com ações cuja quantidade de papéis alugados é elevada (tome por parâmetro o limite da B3 de 20% das ações em circulação no mercado).

GameStop e IRB

Haviam importantes Hedge Funds que apostavam na desvalorização da varejista de vídeo games, mas o rali das ações instaurou o temor de uma nova tendência de alta, e consequentemente, uma corrida para zerar as posições vendidas. A onda compradora dos próprios gestores dos fundos elevou ainda mais os preços, configurando assim, um short squeeze.

No dia seguinte, seguindo o movimento no exterior, investidores brasileiros se reuniram para “bombar” as ações IRBR3. A resseguradora IRB Brasil também tinha vários investidores com posições vendidas, que se prejudicaram do rali de 18% no dia 28/01/21. 

A legalidade do movimento

A especulação é uma estratégia permitida e tomar posições short apostando na desvalorização dos preços é uma prática comum dos mercados. Entretanto, a manipulação de mercado ou a criação de condições artificiais de demanda é um crime contra o mercado de capitais, estando prevista em lei na CVM.

Sua Renda Extra

Veja os ativos que você pode colocar em aluguel: 

  • Ações de empresas abertas e listadas na B3
  • Units 
  • Cotas de Fundos de Índices (ETFs)
  • BDRs Patrocinados
  • BDRs Não Patrocinados Nível I
  • Cotas de Fundos de Investimentos Imobiliários
  • Cotas de Fundos de Investimentos em Participações

Agora, caso você queira pegar emprestado algum ativo, a B3 exige garantias para cobrir o risco do doador não receber os papéis de volta do tomador. Vale lembrar que operar a descoberto é uma estratégia arriscada, e só é recomendada para investidores agressivos e experientes.

Mais conteúdos

Acompanhe a rentabilidade da sua carteira de investimento com o Gorila.
Siga nossas mídias para ficar por dentro do mercado: Facebook, Instagram, Twitter , Linkedin e Telegram.


O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Já sabemos que a poupança não é a melhor alternativa para quem quer investir, não é mesmo? No meio dessa jornada, temos as corretoras de investimento. Entenda como funcionam esses "shoppings financeiros". ...

Guia de Bancos

Banco Next

Atrelado ao Banco Bradesco, o Next se apresenta com um visual bastante atraente para quem deseja migrar para uma conta digital. Confira suas vantagens e desvantagens segundo o Gorila....

Mercado de Opções Estratégias com opções
Artigos

Mercado de Opções: Estratégias de Travas & Borboletas

Entenda o mercado de opções e conheça as melhores estratégias de opções para maximizar seus lucros e minimizar seus riscos...

desdobramento de ações
Artigos

Como funciona o desdobramento de ações

De tempos em tempos algumas empresas decidem fazer um desdobramento de ações. Magazine Luiza e Inter são nomes que já fizeram isso. Veja! ...

fundos quantitativos
Artigos

Fundos Quantitativos: O que são e como funcionam?

Entenda o que são Fundos Quantitativos, seu desempenho em 2020 e como eles podem aumentar a rentabilidade da sua carteira. ...

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se