Impacto no mercado: fintechs reduziram tarifas em 36,8% em 10 anos
Desde a sua chegada no país, as fintechs têm revolucionado a forma como os brasileiros lidam com suas finanças. A Zetta, associação criada pelo Nubank e Mercado Pago, através de estudo pioneiro, buscou tangibilizar o impacto dessas empresas no Brasil nos últimos 10 anos.
O estudo foi feito pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), encomendado pela Zetta, e utilizou dados públicos do Banco Central (BC) e do Banco Mundial.
As conclusões da pesquisa evidenciaram que, em 10 segmentos do mercado, as fintechs atingiram participações que chegaram a 16,8%. Além disso, os resultados apontaram que as fintechs proporcionaram uma economia substancial de R$ 7,9 bilhões em tarifas somente durante o último trimestre de 2022.
A entrada das fintechs evidencia a proposição de que essas empresas aumentaram a concorrência no mercado de crédito.
O exercício mostrou que, até o final de 2022 – sem as fintechs – o gasto do consumidor médio com as tarifas bancárias teria sido de R$ 35,22, enquanto o valor efetivo foi de R$ 22,27. Portanto houve uma economia de R$ 12,95, que equivale a 36,8%.
A atuação das fintechs se intensificou a partir de 2016 e os diferentes indicadores do estudo mostraram que a entrada desses players no setor trouxe ganhos para os clientes bancários, na forma de menores taxas de empréstimos e de tarifas bancárias.
O avanço foi possível devido à aprovação da Lei 12.865, que regulamentou as atividades dos arranjos de pagamento e instituições de pagamento e propiciou o desenvolvimento das fintechs.
Rafaela Nogueira, Economista-Chefe da Zetta, apresentou o estudo no Fintouch 2023, o maior evento focado em fintechs no Brasil. A especialista destacou a importância de tangibilizar os avanços das fintechs com dados concretos por meio de pesquisas. Nogueira afirmou também que há outros caminhos de pesquisa que merecem ser estudados, como o impacto das fintechs na economia de tempo.
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