Horário B3: Veja os novos horários de negociação da bolsa

Horário B3: A partir de 13 de março, os horários de negociação irão mudar devido ao horário de verão nos EUA.
Foto de perfil do autor
Por Mariane Vas - 11/03/2021
Atualizado em 09/11/2023
4 min de leitura

Atualizado em 06/11/2023

A partir de 06 de novembro a bolsa passará a ter novo horário de negociação. Neste artigo vamos apontar o novo horário B3 de funcionamento para cada segmento, e explicar o que é pré-abertura, leilão de fechamento e after-market.

Aproveite para acompanhar as notícias do mercado financeiro pelo nosso canal do Telegram. 

B3: Brasil, Bolsa, Balcão

A nossa Bolsa de Valores funciona apenas nos dias úteis, mas os horários podem variar ao longo do ano, devido a eventos como horário de verão ou feriados prolongados.

Com o fim do horário de verão nos Estados Unidos, a B3 anunciou que o período para negociação será ampliado. Essa adaptação foi necessária para que não haja lacuna entre o fechamento daqui e o de Nova York, uma vez que o Brasil deixou de adotar o horário de verão.

A seguir vamos analisar as mudanças e comparar com o pregão padrão, tendo em mente que cada produto financeiro tem uma janela própria de negociação.

No site da B3 você tem acesso a todo calendário e os avisos extraordinários.

Mas você sabia que cada produto financeiro tem seu horário próprio de negociação? A seguir vamos ver com detalhes essas especificidades.

Mercado de ações

Horário padrão

*Correções de operações poderão ser efetuadas em todos os mercados e fases de negociação até às 19:00.

Novos horários

Com a alteração, a B3 passará a fechar mais tarde a partir da próxima segunda-feira (6), devido ao fim do horário de verão nos Estados Unidos, assim como ocorre todos os anos.

No mercado a termo, as negociações vão acontecer entre 10h e 18h25, enquanto o mercado de opções funcionará das 09h45 às 17h55.

Veja também:
O que são opções e como investir neste mercado?
Estratégias com opções: Travas & Borboletas

Pré-abertura

A pré-abertura são os 15 minutos antecedentes ao início do pregão, ou seja, das 9h45 às 10h00.

Neste momento, a B3 apenas registra ofertas de compra e venda, mas só realiza o negócio na abertura oficial da Bolsa (mesmo quando a oferta de compra coincide com o preço da oferta de venda).

O leilão de pré-abertura dá base para a formação do preço das ações, principalmente as de maior liquidez, é é um bom indicativo para avaliar a tendência do papel no dia. 

O objetivo é garantir transparência na formação do preço de abertura, e por isso, não se pode cancelar uma oferta lançada no leilão de pré-abertura.

Call de fechamento

Também chamado de leilão de fechamento, são os últimos cinco minutos do pregão. Na sessão normal ocorre das 17h55 às 18h00.

Neste momento os investidores também enviam ofertas de compra e venda, estabelecendo um preço justo de fechamento. Entretanto, apenas ações que fazem parte de algum índice da B3 podem participar.

Para que serve o leilão?

O leilão tem o intuito de proteger contra oscilações excessivas de preço ou manipulações de mercado, e permite a negociação equilibrada e transparente dos ativos nos momentos decisivos do dia.

Vale ressaltar que os leilões de abertura e fechamento fazem parte do cronograma padrão da bolsa e são diferentes dos leilões acionados em caso de fortes variações dos preços.

Cancelamento de ofertas

Antes da pré-abertura e do after-market a bolsa habilita o cancelamento de ofertas que restaram da sessão anterior.

E como fica o After-Market?

Com o novo horário de funcionamento, volta a vigorar o after-market. 

A termo de curiosidade, o after-market funciona como uma prorrogação do mercado. No horário padrão, ele começa às 18h25 e tem duração de 20 minutos.

Enquanto no novo horário da B3 pode-se negociar todos os ativos disponíveis na Bolsa, o after-market possui restrições específicas:

  • Só podem ser negociadas ações à vista, que compõem o índice Ibovespa ou IBrX 100, e que tenham sido operadas no horário regular daquela sessão.
  • Os preços não podem sofrer volatilidade superior a 2% em relação ao fechamento do pregão normal.
  • Volume de negociação limitado à R$ 900 mil por CPF.

E para que o after-market foi criado?

Como o pregão padrão coincide com o horário comercial, muitas pessoas não tinham tempo hábil para realizar suas operações. Com isso em mente, a Bolsa habilitou o after-market, permitindo que mais investidores pudessem realizar seus negócios.

Esse período extra é especialmente benéfico para os pequenos e médios investidores que não trabalham no mercado financeiro e não conseguem dar a devida atenção à sua carteira durante o horário comercial.

Invista e acompanhe 

Agora que já sabe os horários padrão de negociação, você consegue planejar melhor as transações que irá realizar ao longo do dia. 

Esse artigo também é útil para o investidor que deseja operar na B3 e não está no Brasil, pois ele também pode investir na nossa bolsa, desde que atue dentro do horário de funcionamento local. 

Além disso, acompanhar de perto seus investimentos é o principal fator para entender se a performance está como esperada ou é preciso fazer a realocação da carteira. O Gorila te ajuda nessa tarefa trazendo praticidade e pelo nosso app você acompanha a cotação em tempo real dos seus papéis favoritos, como ações da Petrobras, Magazine Luiza e Petz, além de comparar a rentabilidade com diversos benchmarks.

Cadastre as ações favoritas e acompanhe a rentabilidade pela plataforma do Gorila

Siga nossas mídias para ficar por dentro do mercado financeiro: Facebook, Instagram, Twitter , Linkedin e Telegram.

açõesbdrsbolsa de valoresetfopçõesrenda variáveltermos

Compartilhe

Este artigo foi útil?

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Artigos Relacionados

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Compartilhe