Estratégia corporativa é fator crítico de sucesso para empresas e investidores
Me lembro como se fosse ontem…
Lá nos idos de 2007, na tal da janela de IPOs da época, fui conversar com a CFO de uma empresa de construção civil que estava em processo de abertura de capital.
Perguntei a ela como ela descreveria a estratégia de sua empresa e a resposta foi:
“Queremos crescer acima da média do mercado”
Não era o tipo de resposta que eu esperava.
Talvez ela não quisesse “abrir o jogo” com temor de que discutir a estratégia da empresa pudesse fazer informações sensíveis chegar aos seus concorrentes.
Mas como investir em uma empresa que não se propõe a discutir sua estratégia com seus stakeholders?
Esse tipo de atitude, isto é, não querer ou não estar preparado para conversar sobre estratégia é muito comum em empresas de capital aberto.
Até porque, em alguns casos, mesmo para o C-level, não está claro qual a estratégia está sendo executada.
E isso se aplica não só a empresas grandes; se aplica a muitas empresas de qualquer tamanho.
Quando analisamos uma empresa, como investidores ou mesmo internamente nas próprias empresas, é interessante usar alguns dos frameworks desenvolvidos para descrever estratégias corporativas.
Segue alguns desses frameworks:
WHO – WHAT – HOW
Desenvolvido pelo Professor Costas Markides, da London Business School.
Busca definir quem é o consumidor, que produtos serão oferecidos e qual a melhor maneira de entregar os produtos para o consumidor.
Playing to Win, do Professor Roger Smith
- Quais são as ambições da empresa?
- Onde a empresa irá atuar? Clientes, ofertas, geografias e canais de distribuição?
- Vantagem competitiva? Baixo custo ou diferenciação?
- Quais capacitações únicas que a empresa possui?
- Quais sistemas de gestão serão usados para manter essas capacitações únicas?
Mapas de estratégia, de Robert Kaplan e David Norton
Ajuda a visualizar as interligações entre as diferentes partes da estratégia e é uma poderosa ferramenta para auxílio na tomada de decisão.
The Kernel of a Good Strategy, de Richard Rumelt
Foca nos desafios mais importantes que a empresa tem para atingir seus objetivos. Descreve como a empresa irá lidar com esses desafios e define as ações a serem implementadas para atingir os objetivos.
Quando pensamos no universo de PMEs, gosto muito de discutir o conceito de category design.
O termo category design ficou popularizado após o lançamento do livro “Play Bigger” dos autores Al Ramadan, Dave Peterson, Christopher Lochhead e Kevin Maney.
A conceito de category design é:
Desenvolver uma abordagem única de produto ou serviço que permita a empresa ocupar um nicho específico. Se implementado com sucesso, a estratégia resulta em tornar seus clientes “evangelizadores” do produto.
Empresas sem uma clara definição de estratégia dificilmente serão capazes de criar valor de forma sustentável.
Para investidores, não conseguir entender a estratégia da empresa em análise é forte indicação para não investir em suas ações.
Leia também:
Criadoras de valor, safra 2023
Sobre o colunista
Sergio Goldman é colunista no Blog do Gorila e possui mais de 30 anos de experiência no mercado de capitais da América Latina com foco em Equity Research, Distribuição de Renda Variável e Wealth Management. Possui vasta experiência na venda de produtos de renda variável para investidores institucionais locais e estrangeiros, tendo trabalhado em instituições financeiras como Baring Securities, Bear Stearns, Santander, Unibanco e Safra. Desde junho de 2023 atua com gerenciamento de portfólios na Barra Peixe Investimentos. Entre 2019 e 2023 atuou como gestor do FIA Esh Prospera, e entre 2014 e 2016 contribuiu na coluna Palavra do Gestor do jornal Valor Econômico. Formado em Engenharia Eletrônica pela PUC-RJ, tem mestrado em administração na COPPEAD, escola de negócios da UFRJ.
Este artigo foi útil?
Você merece o melhor conteúdo para investir.
Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.
Você merece o melhor conteúdo para investir.
Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.
Artigos Relacionados
Você merece o melhor conteúdo para investir.
Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.
Você merece o melhor conteúdo para investir.
Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.