Dovish e Hawkish: o que significam esses termos sempre presentes no noticiário de política monetária?

Dovish e Hawkish são mais alguns dos termos apropriados do inglês para nos ajudar a descrever a conduta da autoridade monetária. Saiba mais!
Foto de perfil do autor
Por Gustavo Maia - 07/04/2022
Atualizado em 27/07/2022
4 min de leitura

Normalmente, os termos Dovish e Hawkish retornam ao radar após a decisão de política monetária dos principais bancos centrais do mundo ou depois de pronunciamentos de seus dirigentes.

O mercado sempre fica apreensivo em relação a qual conduta deve ser adotada, uma vez que as decisões de política monetária se transmitem rapidamente para o mercado financeiro. 

Uma elevação mais rápida da taxa de juros frequentemente reflete uma valorização dos ativos de renda fixa frente à renda variável. Após pronunciamentos das autoridades monetárias, é possível observar a volatilidade bastante elevada no mercado de juros futuros.

Mas do que se tratam os termos Dovish e Hawkish?

Os termos dizem respeito às respectivas condutas adotadas pelas autoridades monetárias para/com a inflação e a atividade, utilizando a taxa de juros como mecanismo de transmissão. 

Para controlar a inflação, a autoridade monetária decide, a cada tantos dias, a nova taxa básica de juros da economia (Selic, no caso do Brasil), que servirá de parâmetro para as demais taxas da economia e impactará diretamente a inflação e a atividade. 

De maneira resumida, juros mais elevados aumentam o custo de crédito, diminuindo a propensão dos indivíduos a investir (capital fixo) e consumir, derrubando a demanda agregada e, assim, a atividade e a inflação.

Para ver os impactos da taxa de juros sobre os investimentos, veja:
Indicadores Econômicos: conheça os principais e a sua importância
Selic e inflação: entenda de uma vez por todas a relação entre elas!

Os termos Dovish e Hawkish derivam do inglês e têm sua origem em duas aves. Hawkish, ou Hawk, é traduzido como falcão e normalmente representa políticas mais agressivas contra a inflação, traduzindo-se em movimentos contracionistas. Já Dovish, ou Dove, significa pombo em inglês e está presente em ciclos monetários considerados expansionistas.

As condutas não só fazem referência à trajetória da taxa de juros adotada pela autoridade monetária como também estão presentes no ritmo de aumento do juros, no tom adotado no comunicado e na ata do Banco Central. Além da atenção dada aos indicadores de inflação ou atividade, nas comunicações dos formuladores da política monetária e no forward guidance dado após as decisões.

O que é considerada uma postura Hawkish?

A condução hawkish da política monetária é atrelada a uma autoridade bastante sensível às alterações do nível de preços, com a priorização da manutenção da taxa de inflação na meta estipulada e da ancoragem das expectativas do mercado.

Posturas hawkish refletem autoridades mais inflexíveis para/com a aceleração da inflação, utilizando de taxas de juros mais elevadas para atingir seus objetivos.

O que identifica uma postura Dovish?

Em oposição à postura Hawk, condutas Dovish estão relacionadas, normalmente, a posturas mais complacentes com a inflação e mais preocupadas com a manutenção da atividade econômica e com a obtenção do pleno emprego. 

A manutenção da taxa de juros em patamares mais baixos ou a redução do ritmo de aperto monetário pode ser identificada como Dovish.

Condutas pelo mundo 

Ainda, nos Estados Unidos, é comum atribuir a cada dirigente do Federal Reserve uma dessas posturas, à medida que, geralmente, o Comitê de Política Monetária seja composto por diferentes visões. No mais, é bastante raro que haja divergências na decisão da política monetária, apesar dos pronunciamentos às vezes conflitantes entre os membros do board, além de não ser incomum a mudança de estilo de Hawkish para Dovish e vice-versa entre os diretores.

Condutas Hawkish e Dovish são antagônicas e, muitas vezes, vão depender do contexto macroeconômico em que o país se encontra. Em meio a uma aceleração da inflação, com uma atividade e o mercado de trabalho consolidados, a autoridade monetária deve optar por uma postura mais Hawkish, ao passo que o mercado entenda o compromisso do Banco Central com a manutenção da inflação na meta. 

Caso o país passe por um momento de pouca liquidez no mercado e atividade em queda, o Banco Central deve optar por injetar estímulos na economia, se comprometendo com uma inflação mais elevada.

Por dentro do mercado

Para entender melhor como cada conduta se revela e funciona na prática, é necessário acompanhar de perto as decisões de política monetária e o noticiário macroeconômico. 

No nosso canal do Telegram e na nossa página do Twitter, produzimos diversos conteúdos sobre o que movimenta os mercados diariamente, além de conteúdos focados nos comunicados e atas do COPOM e do FOMC, então não deixe de nos seguir e se inscrever. 

Além disso, usando a plataforma do Gorila você organiza todos seus investimentos num só lugar de um jeito prático e pode comparar a rentabilidade dos ativos com diversos benchmarks do mercado, como CDI , Ibovespa e IPCA.

Plataforma do Gorila trazendo a ferramenta de “Rentabilidade Avançada”

Compartilhe

Este artigo foi útil?

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Artigos Relacionados

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Compartilhe