15 cursos de investimentos gratuitos

O Gorila selecionou alguns cursos gratuitos sobre finanças e investimentos. Confira a lista e aproveite para estudar agora mesmo!
Cursos de investimentos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Que tal aproveitar algumas horas do seu dia para conferir cursos de investimentos gratuitos? O Gorila selecionou uma lista com 15 opções online para que você possa aprender mais sobre o mercado financeiro sem sair de casa!

Continue a leitura e descubra os cursos de investimentos!

Anbima

Mercado financeiro de A a Z 

Para o investidor que está começando, esse curso é o caminho para se familiarizar com os conceitos e produtos do mercado financeiro. Com duração de 5 horas, o curso aborda as características e riscos do mercado. 

Mercado de renda fixa 

O curso apresenta os instrumentos e as operações de títulos públicos (Tesouro Direto) e privados. Aborda a colocação desses títulos (mercado primário), formação de preços e negociações posteriores (mercado secundário). Além disso, propõe discutir a gestão dos riscos e estratégias de operações. Organize a agenda, o curso dura 18 horas. 

ETF no mercado brasileiro

Nesse curso, a Anbima explica em 5 horas a história, riscos e atrativos do investimento em ETF. Dá para saber as diferenças entre mercado primário e mercado secundário, além de como funciona a tributação. 

Gestão do risco de mercado

O curso apresenta as principais técnicas referentes à quantificação e ao gerenciamento do risco de mercado e, também, a regulamentação vigente referente ao gerenciamento de risco. Separe 18 horas para fazer o curso. 

Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

Matemática Financeira Básica

O objetivo do curso é apresentar os conceitos introdutórios sobre o assunto, e também algumas aplicações práticas, que capacitem você a lidar melhor com as situações cotidianas que necessitam desses conhecimentos, como empréstimos, financiamentos, e investimentos. 

Educação Financeira para jovens 

Por meio deste curso, o aluno é estimulado a refletir sobre a importância da Educação Financeira para sua vida. São abordados tópicos como o consumo consciente e equilíbrio financeiro; diferenças e relações entre poupar e investir; orientação no planejamento financeiro a curto e médio prazo; além do conhecimento das principais causas do endividamento e das alternativas para sair desta condição. 

Banco Central

Gestão de Finanças Pessoais 

Jovens e adultos podem participar do curso. Com duração de 20 horas, são tratados temas relacionados ao dinheiro como orçamento pessoal, consumo planejado e consciente, crédito e endividamento. 

Curso Tesouro Direto

Com 20 horas de duração, o curso apresenta as características e vantagens de se investir no Tesouro Direto. São explicados como cada tipo de título funciona, rentabilidade, liquidez e estratégia de compra e venda dos títulos.

B3

Como negociar ações

É preciso ter muito dinheiro para começar a investir em ações? Conhecimento é o primeiro passo para quem busca colocar o pé na renda variável. No curso, a B3 explica sobre o funcionamento das ações, incluindo o que são as Blue chips e as Small caps. 

Investindo em ações no exterior

Quer diversificar ainda mais seus investimentos? A B3 organizou um curso com informações que você precisa saber para poder investir em BDRs. 

Quero ser um jovem investidor

Curso voltado aos jovens que buscam aprender mais sobre o mundo dos investimentos e começar a aplicar seu dinheiro na prática. Inclui conceitos de renda fixa, ações, ETF e a importância dos investimentos ESG. 

Previdência Privada

Já quer se programar para a aposentadoria? Então aproveite para estudar e descobrir a diferença entre previdência privada e previdência social. A primeira delas é administrada pelo governo enquanto que a previdência privada se configura como um complemento da previdência social pelo regime de capitalização, investindo em fundos de renda fixa ou ações. 

Fundação Getulio Vargas (FGV)

Como fazer investimentos 1 

O curso apresenta e discute conceitos e métodos que ajudam a aplicar seu dinheiro com inteligência e consciência dos riscos. São explicadas características de diversas aplicações, especialmente as relacionadas a fundos de investimento. Duração 12 horas. 

Como fazer investimentos 2 

O segundo módulo ajuda a reforçar como investir e planejar-se financeiramente para a realização de projetos.  São apresentadas formas de diversificar a carteira de investimento. São 8 horas de curso. 

Introdução a finanças – sistema financeiro e geração de valor

Por meio do curso é possível entender quais são as funções de um gestor e como ele identifica a geração de valor para uma empresa. Duração 5 horas. 

Fundação Bradesco

Análise de Balanços

Se você investe em ações pode ser interessante conhecer mais essa opção de curso gratuito de finanças e investimentos. Já explicamos por aqui que existem duas formas de analisar o preço de um papel: através da análise técnica e da análise fundamentalista, que justamente leva em conta o balanço patrimonial das empresas. 

Curtiu o artigo sobre cursos de investimentos?

Aproveite para ler também:

Canal de finanças e investimentos: confira o top 20

Confira 9 podcasts sobre investimentos

Não deixe de seguir as redes sociais do Gorila para ficar por dentro dos artigos e de todas as novidades na plataforma: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e Telegram!

Controle seus investimentos com o Gorila

Não perca mais tempo com tabelas e planilhas. Conheça uma nova forma de acompanhar a rentabilidade da sua carteira de investimentos.

Controle seus investimentos com o Gorila

E tenha a plataforma mais completa para acompanhar a sua rentabilidade de forma rápida, fácil e transparente.

Leia mais

Leia mais