Crescimento orgânico nos escritórios de investimentos: confira dicas!

Todo escritório de investimento quer crescer de forma orgânica. Pensando nisso, o Gorila conversou com especialista no assunto. Confira as dicas!
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Por*Luana Araujo - 22/12/2022
Atualizado em 20/12/2022
3 min de leitura

Roberta Santoro, CEO e fundadora do Mercado In Foco, atua há mais de 20 anos no mercado financeiro e já teve mais de 1.900 pessoas mentoradas por ela. A especialista conversou com Guilherme Miziara, no quadro Papo de Advisor, e deu insights poderosos sobre o crescimento orgânico de financial advisors.

Para os profissionais de investimentos o conselho é claro: o mercado tende a crescer, mas você precisa investir em alguns aspectos para se destacar e crescer organicamente.

Continue a leitura para saber mais sobre esses aspectos.

O mercado de financial advisors só cresce!

De 2020 até 2022 o número de profissionais de investimentos saltou de 11 mil para 20 mil, no Brasil. A expectativa é de crescimento contínuo para os próximos anos. Isso indica uma nova era do mercado financeiro.

Alguns marcos que validam esse momento que se inicia são a mudança na nomenclatura dos assessores de investimentos e a redução da taxa da CVM, por exemplo. O primeiro fator imprime uma seriedade maior à profissão que até então era chamada de “agente autônomo”. Enquanto o segundo estimula a entrada de novos profissionais e, consequentemente, o aumento da competitividade desse setor do mercado financeiro.

Roberta Santoro “profetiza” que em um futuro não tão distante, o Brasil terá cerca de 600 mil financial advisors e, para isso, não há outra alternativa senão formar profissionais dentro dos escritórios. Trazer profissionais prontos não é algo simples, então focar na formação dos seus é a forma de ter profissionais aliados e comprometidos com uma mesma cultura.

É necessária a implementação de uma esteira interna de preparação desses profissionais para que eles cumpram uma trajetória de aprendizado bem estabelecida e consigam realizar bons trabalhos. Para que haja crescimento orgânico, a empresa tem que estar bem posicionada na indústria tanto para os clientes quanto para os profissionais que virão a integrá-la.

Leia também:

Como manter um bom relacionamento com o cliente sendo um financial advisor

Marketing e cultura: a chave do sucesso

Roberta aponta que dado o aumento da concorrência, será essencial se destacar no mercado. Para isso, é importante investir em marketing, cultura e branding para consolidar-se como um escritório atraente.

“A maioria dos escritórios está em estado embrionário, então é urgente olhar para as áreas de recursos humanos, expansão e treinamento. Bem como estruturar processos, governança, hierarquia e áreas da empresa. É difícil, mas muito importante selecionar as pessoas certas e colocá-las nos lugares certos”, segundo a CEO e fundadora do Mercado In Foco.

Enquanto o marketing posiciona a empresa para o mercado, a cultura a diferencia das demais. Por isso é importante investir fortemente nas estratégias de marketing e na cultura interna e externa da marca para que haja um crescimento orgânico representativo.

Prioridades do momento: comportamento e tecnologia 

Segundo o Fórum Econômico Mundial, o profissional do futuro precisa apresentar mais características voltadas ao comportamento e à tecnologia que aspectos técnicos em si. Por isso, Roberta Santoro indica práticas de desenvolvimento de soft e hard skills. 

Bem como atenção ao comportamento pessoal e investimento em plataformas corretas e tecnológicas. O Gorila é uma das empresas que fornece produtos que podem ser de grande valia para seu escritório de investimento ter crescimento orgânico. Um deles é o GorilaFLOW, um terminal de notícias com cotações ao vivo que une tudo que é importante em um só lugar!

Saiba mais:

3 dicas definitivas para ser um advisor excepcional 

A importância da tecnologia para os escritórios de investimentos

Dicas práticas para crescimento orgânico nos escritórios de investimentos

  1. Comunicação de alto nível

Se comunicar para se relacionar em alto nível com o cliente é um dos principais pontos do crescimento orgânico. Afinal, nem tudo é conhecimento técnico, ainda mais quando se fala de relações humanas.

  1. Disciplina e organização

É preciso planejamento, disciplina e execução para realizar bons trabalhos. Mesmo que a rotina seja mais flexível que a de outros trabalhos, é necessário ter muito cuidado e dedicação para colher resultados.

  1. Inteligência emocional

A taxa de desistência na profissão de financial advisor é muito alta, sobretudo no início da carreira. Por isso, é importante trabalhar aspectos da inteligência emocional, como resiliência e comunicação não violenta.

  1. Relacionamento

Manter contato com outros profissionais e empresas do meio financeiro é muito importante. Participar de eventos e congressos também traz visibilidade e trocas comerciais aos escritórios.

Confira o papo na íntegra:

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