Crescimento orgânico nos escritórios de investimentos: confira dicas!
Roberta Santoro, CEO e fundadora do Mercado In Foco, atua há mais de 20 anos no mercado financeiro e já teve mais de 1.900 pessoas mentoradas por ela. A especialista conversou com Guilherme Miziara, no quadro Papo de Advisor, e deu insights poderosos sobre o crescimento orgânico de financial advisors.
Para os profissionais de investimentos o conselho é claro: o mercado tende a crescer, mas você precisa investir em alguns aspectos para se destacar e crescer organicamente.
Continue a leitura para saber mais sobre esses aspectos.
O mercado de financial advisors só cresce!
De 2020 até 2022 o número de profissionais de investimentos saltou de 11 mil para 20 mil, no Brasil. A expectativa é de crescimento contínuo para os próximos anos. Isso indica uma nova era do mercado financeiro.
Alguns marcos que validam esse momento que se inicia são a mudança na nomenclatura dos assessores de investimentos e a redução da taxa da CVM, por exemplo. O primeiro fator imprime uma seriedade maior à profissão que até então era chamada de “agente autônomo”. Enquanto o segundo estimula a entrada de novos profissionais e, consequentemente, o aumento da competitividade desse setor do mercado financeiro.
Roberta Santoro “profetiza” que em um futuro não tão distante, o Brasil terá cerca de 600 mil financial advisors e, para isso, não há outra alternativa senão formar profissionais dentro dos escritórios. Trazer profissionais prontos não é algo simples, então focar na formação dos seus é a forma de ter profissionais aliados e comprometidos com uma mesma cultura.
É necessária a implementação de uma esteira interna de preparação desses profissionais para que eles cumpram uma trajetória de aprendizado bem estabelecida e consigam realizar bons trabalhos. Para que haja crescimento orgânico, a empresa tem que estar bem posicionada na indústria tanto para os clientes quanto para os profissionais que virão a integrá-la.
Leia também:
Como manter um bom relacionamento com o cliente sendo um financial advisor
Marketing e cultura: a chave do sucesso
Roberta aponta que dado o aumento da concorrência, será essencial se destacar no mercado. Para isso, é importante investir em marketing, cultura e branding para consolidar-se como um escritório atraente.
“A maioria dos escritórios está em estado embrionário, então é urgente olhar para as áreas de recursos humanos, expansão e treinamento. Bem como estruturar processos, governança, hierarquia e áreas da empresa. É difícil, mas muito importante selecionar as pessoas certas e colocá-las nos lugares certos”, segundo a CEO e fundadora do Mercado In Foco.
Enquanto o marketing posiciona a empresa para o mercado, a cultura a diferencia das demais. Por isso é importante investir fortemente nas estratégias de marketing e na cultura interna e externa da marca para que haja um crescimento orgânico representativo.
Prioridades do momento: comportamento e tecnologia
Segundo o Fórum Econômico Mundial, o profissional do futuro precisa apresentar mais características voltadas ao comportamento e à tecnologia que aspectos técnicos em si. Por isso, Roberta Santoro indica práticas de desenvolvimento de soft e hard skills.
Bem como atenção ao comportamento pessoal e investimento em plataformas corretas e tecnológicas. O Gorila é uma das empresas que fornece produtos que podem ser de grande valia para seu escritório de investimento ter crescimento orgânico. Um deles é o GorilaFLOW, um terminal de notícias com cotações ao vivo que une tudo que é importante em um só lugar!
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3 dicas definitivas para ser um advisor excepcional
A importância da tecnologia para os escritórios de investimentos
Dicas práticas para crescimento orgânico nos escritórios de investimentos
- Comunicação de alto nível:
Se comunicar para se relacionar em alto nível com o cliente é um dos principais pontos do crescimento orgânico. Afinal, nem tudo é conhecimento técnico, ainda mais quando se fala de relações humanas.
- Disciplina e organização:
É preciso planejamento, disciplina e execução para realizar bons trabalhos. Mesmo que a rotina seja mais flexível que a de outros trabalhos, é necessário ter muito cuidado e dedicação para colher resultados.
- Inteligência emocional:
A taxa de desistência na profissão de financial advisor é muito alta, sobretudo no início da carreira. Por isso, é importante trabalhar aspectos da inteligência emocional, como resiliência e comunicação não violenta.
- Relacionamento:
Manter contato com outros profissionais e empresas do meio financeiro é muito importante. Participar de eventos e congressos também traz visibilidade e trocas comerciais aos escritórios.
Confira o papo na íntegra:
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