Como declarar BDR no Imposto de Renda: aprenda o passo a passo

Veja como declarar BDR no imposto de renda, seus lucros com operações e dividendos, e entenda o que fazer com o DARF e BDR do Nubank.
Leão em preto e branco em fundo laranja e rosa
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Você sabe como declarar BDR no Imposto de Renda? Essa pergunta começou a surgir com mais frequência em 2020 – quando investidores do tipo pessoa física passaram a poder comprar ações estrangeiras daqui do Brasil.

De lá para cá, a Receita Federal fez as devidas adaptações para que esse investimento pudesse ser declarado por todos.

Você é mais um membro do time de investidores que curtem internacionalizar as aplicações sem muito trabalho? Leia o artigo e veja como declarar BDR no imposto de renda em 2022.

O que é BDR?

BDR é sigla para Brazilian Depositary Receipt e nada mais é do que um recibo que representa uma ação que é negociada numa bolsa estrangeira. 

Leia mais em:
BDRs: saiba o que é e como investir


Diferença entre o Imposto de Renda nas ações e nos BDRs 

As ações brasileiras também precisam ser declaradas no Imposto de Renda. Quando se trata dos papéis locais, a cobrança sobre o lucro é feita direto na fonte – sendo as alíquotas de 15% em operações normais e de 20% em operações do tipo day trade. Entretanto, o imposto só incide quando essas operações ultrapassam o valor de R$ 20 mil mensais. 

Já os dividendos das ações precisam ser declarados, mas não sofrem tributação. 
Na hora de declarar os recibos a história é um pouco diferente. 

As alíquotas dos BDRs também são de 15% para operações comuns e 20% para operações day trade. Porém, não há isenção: qualquer lucro obtido é tributado diretamente na fonte, independentemente do valor. 

Os dividendos obtidos com os BDRs também são tributados. Além da cobrança aqui no Brasil, que vai de 0% a 27,5%, eles já vêm descontados com o imposto do país de origem (caso haja). Mais a frente, mostraremos o passo a passo de como declarar os dividendos dos BDRs.

Quando declarar o BDR no Imposto de Renda

Você deve declarar seus BDRs caso sua aquisição seja igual ou maior que R$ 1.000,00. Em 2022, você tem até o dia 31 de maio para declará-los à Receita Federal.

Como declarar BDR no Imposto de Renda

Antes de tudo, é preciso baixar o programa da Receita Federal. Ele está disponível no site da Receita para computador e também para celular. 

Agora vamos aprender como declarar seus lucros obtidos com operações de compra e venda feitas com BDRs:

  1. No programa da Receita, selecione o menu “Renda Variável” e depois clique na opção “Operações Comuns / Day-Trade”.
Print da tela do programa da Receita Federal.
Reprodução: Receita Federal.
  1. Na tela à direita, você verá que existem diversas abas com todos os meses do ano. Em cada um dos meses, você vai preencher com o lucro obtido através das vendas e/ou compras realizadas. Caso não tenha tido movimentações em determinado mês, é só deixar em branco.
  1. Para preencher, use o campo “Mercado à vista” e a linha “Mercado à vista – ações”. Insira o lucro nas colunas “Operações Comuns” e/ou “Day-trade”, a depender de como o ganho aconteceu. 
  1. Se você tiver prejuízo a ser compensado sobre o lucro obtido, vá até o campo “Resultados”. E, na linha “Resultado negativo até o mês anterior”, insira o valor a ser abatido. É importante declarar o prejuízo porque, ao fazê-lo, a Receita desconta as perdas do imposto a ser cobrado ou te restitui o valor que você pagou a mais. 
Print da tela do programa da Receita Federal.
Reprodução: Receita Federal.

Aproveite para ler também:
Como compensar prejuízo em ações em 3 passos

  1. Em seguida, role a tela até o campo “Consolidação do Mês” e preencha  a linha “Imposto pago” com o valor recolhido no mês que você obteve lucro. 

Lembre-se do DARF

Ao obter lucro operando com BDRs em determinado mês, você precisa emitir um DARF até o último dia do mês consecutivo à operação. No DARF, você paga o IR do mês como se fosse um boleto. Você deve inserir em “Imposto pago” o valor da DARF paga por você no mês em questão.

Se você não sabia que era necessário gerar DARF e está descobrindo agora, acalme-se, há solução! Confira no nosso artigo sobre DARF o que precisa ser feito para ficar em dia com as obrigações com a Receita.

Print da tela do programa da Receita Federal.
Reprodução: Receita Federal.

Siga esses passos em cada mês onde houve ganho com operações de compra e venda.

Como declarar BDRs que ainda estão na carteira

  1. Para declarar os BDRs que você possui, vá nas Fichas de Declaração e selecione a opção “Bens e Direitos”. Depois, clique em “Novo”.
  1. Em “Grupo”, selecione a opção “04 – Aplicações e Investimentos”. Em “Código”, selecione “04 – Ativos negociados em bolsa no Brasil”. Coloque “105 – Brasil” na localização”.
  1. Depois, no campo “Discriminação”, você deve descrever a situação do BDR. Especifique o saldo em 31/12/2021 e a quantidade, além de informar o nome (e, se desejar, o código).

Reprodução: Receita Federal. 

Print da tela do programa da Receita Federal.
Reprodução: Receita Federal. 

Lembre-se que não é necessário inserir o CNPJ da empresa, pois essa é uma especificação de companhias brasileiras. 

  1. Nos campos “Situação em 31/12/2020” e “Situação em 31/12/2021”, insira o valor que você possuía em BDRs nesses respectivos anos. Inclua o que você gastou com taxas de custódia e corretagem. 
  1. Clique em “OK” para salvar a informação. Se tiver BDRs de empresas diferentes, clique em “Repetir” e repita o processo para cada tipo de BDR que você possuir. 

Como declarar BDR do Nubank no Imposto de renda

Caso você seja um dos 7,558 milhões de sócios do Nubank, atente-se aos itens abaixo para entender se você precisa ou não declarar seu pedacinho do roxinho:

  • Você NÃO precisa declarar o BDR do Nubank em 2022 caso tenha somente 1 (um) BDR adquirido por meio do programa NuSócios, ou seja, caso tenha apenas o BDR que foi dado de graça
  • Você PRECISA DECLARAR caso tenha comprado mais BDRs do Nubank em 2021.

A diferença ocorre porque membros do programa NuSócios só poderão negociar o BDR 12 meses após a estreia do Nubank na bolsa (em dezembro de 2022).

Como declarar dividendos do BDR no Imposto de Renda?

Os BDRs representam ações estrangeiras, portanto, vão seguir as dinâmicas e leis do seu país de origem para distribuir dividendos. Nos EUA, por exemplo, os dividendos são tributados em 30%. Logo, se você recebeu dividendos de um BDR estadunidense, esse provento já vem descontado em 30%.

Mas não para por aí: mesmo tendo os impostos já descontados no país de origem, o dividendo do BDR também é tributado pela Receita Federal brasileira. Para isso, é seguida a tabela abaixo:

Para declarar os dividendos recebidos com o BDR, siga os seguintes passos:

  1. Acesse as Fichas de declaração e selecione a opção “Rend. Trib. Recebidos de PF/Exterior”. Escolha o mês onde houve a distribuição do provento e clique em “Novo”.
Print da tela do programa da Receita Federal.
Reprodução: Receita Federal. 
  1. Na tela seguinte, você deve informar seu CPF e depois clicar em “Importar Dados do Carnê-Leão” (outro nome para DARF). Como você já pagou o imposto – já que ele é tributado na fonte –  basta subir na plataforma o arquivo do DARF e os dados vão ser preenchidos automaticamente.

Na dúvida? O Gorila ensina!

Agora que você já sabe como declarar BDR no imposto de renda, talvez tenha dúvidas sobre o que fazer com outros tipos de investimentos.

Para isso, temos a solução perfeita para você! Preparamos um e-book completo e gratuito.

O material está imperdível! Para te ajudar nessa missão com a Receita Federal, lá tem o passo a passo de como declarar renda fixa, ações, BDRs, criptomoedas e muito mais!

Clica aqui no link pra garantir já o seu:

QUERO MEU E-BOOK

Curtiu? Siga também as nossas redes sociais para aprender mais conceitos do mercado e ficar por dentro das principais novidades: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e Telegram.

Controle seus investimentos com o Gorila

Não perca mais tempo com tabelas e planilhas. Conheça uma nova forma de acompanhar a rentabilidade da sua carteira de investimentos.

Controle seus investimentos com o Gorila

E tenha a plataforma mais completa para acompanhar a sua rentabilidade de forma rápida, fácil e transparente.

Leia mais

Leia mais

ações

Melhores ações maio 2022: altas e baixas

O Ibovespa encerrou o mês passado com alta de 3,22%. Entenda o contexto desse período e veja quais foram as piores e melhores ações de maio de 2022.