Vale a pena obter a certificação CFP?

Destaque no currículo? Aumento salarial? Entenda quais benefícios a Certificação CFP traz aos profissionais do mercado financeiro.
Foto de perfil do autor
Por Ednael Ferreira - 04/11/2022
Atualizado em 23/11/2022
7 min de leitura

Está pensando se vale a pena obter a Certificação CFP (Certified Financial Planner)? Essa certificação internacional não possui caráter obrigatório e prepara o profissional para o exercício da atividade de planejador financeiro pessoal.

O número de planejadores financeiros com CFP não para de crescer. Por que isso acontece? Quais as vantagens que se ganha ao obter essa certificação? Como estudar para o exame? 

Para responder essas e outras perguntas, entrevistamos Tiago Feitosa, fundador da T2 Educação, escola de cursos preparatórios para os principais exames de certificação no mercado financeiro.

Leia o artigo para ficar por dentro!

Brasil é destaque no ranking global de planejadores financeiros CFP

O número de planejadores com CFP vem aumentado. O Brasil foi o país com a maior taxa de crescimento em 2021, registrando crescimento de 36,4% no número de profissionais certificados. 

No total, o país registrou 7.385 planejadores financeiros certificados no final de 2021 e está classificado na 5ª colocação no mundo

“Isso se deve ao momento que vivemos. O mercado de capitais está em uma fase de expansão, com um número de novos investidores aumentando e batendo recorde atrás de recorde. É um conjunto de informações que levam ao aumento de demanda desse tipo de profissional”, explica Tiago Feitosa, fundador da T2.

Para se ter ideia, em julho deste ano, o número de investidores pessoas físicas na B3 atingiu 5.243.325. Houve um aumento de 35,7% em relação ao mesmo período de 2021.

Feitosa destaca também a quantidade de informação que existe sobre o mercado financeiro hoje: “Os influenciadores digitais têm um papel de educação e de levar informação através das redes sociais. Isso por si só desperta mais pessoas a cuidarem melhor do dinheiro. Se mais pessoas estão despertas para isso, há mais demanda por profissionais do mercado financeiro”.

Recentemente, a terceira edição do estudo “Finfluence: quem fala de investimentos nas redes sociais” apontou que o interesse das pessoas nos influenciadores aumentou. O número de seguidores dos perfis avançou 3%, para 94,1 milhões, e o engajamento cresceu 19%.

Certificado CFP como forma de se destacar

A Certificação CFP possui reconhecimento internacional e abrange seis áreas de conhecimento:

  • Planejamento Financeiro e Ética;
  • Gestão de Investimentos;
  • Planejamento da Aposentadoria;
  • Gestão de Riscos e Seguros;
  • Planejamento Fiscal;
  • Planejamento Sucessório.

Apesar da demanda por profissionais do mercado financeiro ter aumentado, ainda são raros aqueles que possuem a CFP. Logo, obtê-la pode ser uma boa forma de chamar a atenção para o currículo.

Leia também:
Veja o que faz um planejador financeiro e quando é preciso contratá-lo

A Certificação CFP aumenta a remuneração de um planejador financeiro?

É importante destacar que não existe uma relação direta entre a Certificação CFP e a remuneração de um profissional de investimentos. Contudo, Feitosa afirma que “uma vez que o profissional tenha essa certificação, ele está apto a exercer funções que remuneram melhor”. 

“Para darmos um exemplo, a própria Anbima tem no seu código de regulação e melhores práticas dos seus associados que o segmento de private de uma instituição financeira tem que ter, no mínimo, 75% dos seus profissionais com a Certificação CFP. Na prática, um profissional com a Certificação CFP tem muito mais oferta de posse de trabalho qualificado, o que pode culminar por aumento de renda”, complementa Feitosa. 

O fundador da T2 pontua ainda que o profissional com Certificação CFP é habilitado a exercer trabalhos com maior valor agregado, como planejamento sucessório e planejamento tributário, e, portanto, ser melhor remunerado pelo cliente. 

Quais as melhores maneiras de estudar para o exame da Certificação CFP?

Algumas dicas para quem vai estudar para tirar a certificação são:

  1. Conhecer a prova: é importante saber a composição do exame, conteúdos cobrados e entender o sistema de pontuação.
  2. Ter um cronograma de estudos personalizado: a certificação exige organização e disciplina nos estudos, por isso é preciso adequar a sua rotina para haver tempo hábil para estudar o necessário até o dia da prova. 
  3. Resolver questões de provas passadas: para se familiarizar com a estrutura do exame, fazer simulados com questões de provas anteriores é um bom caminho. A prática mostrará como está seu desempenho e evitará que a hora da prova seja uma grande surpresa. 

Além disso, a Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, afiliada ao Financial Planning Standards Board (FPSB) e responsável pela certificação no Brasil – possui um material de estudo preparatório para o exame. O profissional inscrito para fazer a prova pode obter acesso ao conteúdo online pelo valor de R$ 39,90.

Cursos preparatórios para Certificação CFP 

A jornada de estudos até a obtenção do certificado pode ser difícil sozinha, por isso estudar através de cursos preparatórios pode ser uma excelente opção também.

“As escolas que trabalham com cursos preparatórios entendem do assunto e, mais importante, entendem da dinâmica de prova. Isso é, você está estudando com alguém que sabe o assunto e que sabe como esse assunto cai na prova. Além disso, através de cursos preparatórios você consegue estar em uma comunidade de pessoas que estão com um objetivo em comum”, diz Feitosa.

Qual é a maior dificuldade da prova? Onde as pessoas candidatas costumam errar mais?

Em suma, a prova é composta por 6 módulos e possui 140 questões. O candidato pode fazer o exame completo (com todos os módulos no mesmo dia) ou realizar as provas dos módulos separadamente.

No exame completo, é necessário ter no mínimo 70% de acertos (isso é, acertar 98 questões) e no mínimo 50% de acertos em cada módulo. No exame modular, o candidato deve obter aproveitamento de 70% de questões de cada módulo para ser aprovado. 

Tiago feitosa analisa que “A prova, em nível de dificuldade, não é muito diferente de módulo para módulo. Entretanto, existem módulos que possuem uma quantidade maior de questões. Por exemplo, o módulo 1 (Planejamento Financeiro), pode ter até 58 perguntas, o que representa quase 1/3 da prova, tornando essa primeira parte mais cansativa”.

Além disso, o módulo 2 (Gestão de Ativos e Investimentos) é o segundo mais extenso. Porém, Feitosa explica que aqueles que já possuem no histórico outras certificações do mercado no currículo, como a CEA, podem ter familiaridade com os dois primeiros módulos devido à convergência de conteúdo dos exames. 

Feitosa destaca também que “Os profissionais apresentam bastante dificuldade no módulo 6 – de Planejamento Sucessório. Principalmente porque quem é do mercado financeiro normalmente não tem a vivência do Direito, então é muito conteúdo novo, como interpretação de legislação”.

Para obter a Certificação CFP, não basta apenas a aprovação no exame

Além da aprovação no exame que avalia o conhecimento técnico do candidato acerca das seis áreas que integram o escopo do planejamento financeiro, são requisitos para obtenção da Certificação CFP:

  • Educação: ensino superior completo em qualquer curso reconhecido pelo MEC;
  • Experiência profissional: cinco anos de experiência não supervisionada nos últimos 10 anos no relacionamento direto com clientes pessoas físicas, em uma ou mais áreas compreendidas no escopo da Certificação CFP;
  • Ética: adesão ao Código de Conduta Ética e Responsabilidade Profissional da Planejar. 

Toda comprovação necessária é feita através de envio de documentos no site da Planejar.

Depois que o profissional passa na prova, ele tem até dois anos para cumprir esses pré-requisitos. Após esse prazo, caso ainda se queira a certificação, é necessário fazer a prova novamente.

Dicas para quem está no início da carreira de planejador financeiro

Sobre a carreira de planejador financeiro, Tiago Feitosa comenta: “É uma profissão brilhante, não para de crescer e remunera bem. Como dica, diria que o profissional precisa entender que ele não vai parar de estudar”.

“E, apesar de ser possível atuar como planejador financeiro independente, outra dica que dou para os iniciantes é, na medida do possível, associar-se ou ser funcionário de alguma empresa que trabalhe com isso. Para quem está começando, mesmo que a certificação dê um excelente background, estar junto de pessoas que já fazem isso dá uma vivência prática importante. Prática significa, por exemplo, fazer toda a área de compliance, de atendimento ao cliente e de contratos”, aconselha. 

Use as melhores ferramentas na sua carreira

Para trilhar um bom caminho na jornada para se tornar um profissional de investimentos de sucesso, é necessário ter as ferramentas certas e investir em tecnologia.

Leia também:
A importância da tecnologia para os escritórios de investimentos

E para te ajudar nessa caminhada, conte com o Gorila. Conheça nossas principais ferramentas para profissionais do mercado financeiro. 

No GorilaPRO, o profissional acompanha múltiplas carteiras e consegue extrair relatórios e comparar informações, tornando o controle dos investimentos prático e rápido, com total segurança. 

No GorilaPRO o planejador financeiro pode usar a integração com a B3 para facilitar o cadastramento de ativos dos clientes.

Já o GorilaFLOW traz todas notícias, indicadores financeiros e cotações em tempo real para o advisor levar ao seu cliente todas as informações de seu interesse, facilitando a tomada de decisão sobre os investimentos com base em dados do mercado.

Converse com o Gorila

Curtiu o artigo? Siga nossos perfis nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e Telegram) e fale conosco para conhecer os nossos produtos, além de enviar sugestões de temas que gostaria de ver aqui no blog!

certificaçõesCFPplanejamento financeiro

Compartilhe

Este artigo foi útil?

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Artigos Relacionados

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Compartilhe