A experiência na análise de investimentos nos principais neobanks do Brasil

Confira o que é oferecido pelos bancos digitais para os clientes acompanharem e analisarem seus investimentos.
Foto de perfil do autor
PorGorila - 13/12/2023
Atualizado em 04/01/2024
3 min de leitura

No Brasil, os neobanks representam a vanguarda da revolução financeira, muitas vezes desafiando os modelos de negócios convencionais com abordagens inovadoras e tecnologicamente avançadas.

Os bancos digitais têm ganhado cada vez mais popularidade nos últimos anos: segundo levantamento feito pelo BofA em outubro de 2023, a base de clientes ativos dos neobanks (176,6 milhões) chegava a quase o dobro dos bancos tradicionais (99,5 milhões).

Além da facilidade para abrir uma conta, a simplificação de processos como obtenção de crédito e até mesmo acesso a investimentos têm impacto direto neste crescente número de clientes.

A seguinte pesquisa, formulada pela equipe do Gorila, tem como objetivo fornecer informações para instituições financeiras, reguladores e inovadores do setor para estimular o crescimento saudável do mercado financeiro.

Entender como essas organizações moldam a experiência do investidor e identificar as melhores práticas nesse contexto é de suma importância para avaliar o estado da experiência do investidor no Brasil.

Para avaliar a usabilidade durante a experiência de investir, foram consideradas as funcionalidades e ferramentas oferecidas pelos aplicativos dos principais neobanks brasileiros para acompanhar portfólios de investimentos.

A coleta de dados e avaliações foi realizada por meio da exploração direta dos aplicativos e análise de gravações disponíveis no YouTube dos bancos digitais ou de clientes acompanhando seus portfólios de investimentos.

Funcionalidades

Levando em conta a experiência do usuário, após o investimento deve ser fácil acompanhar a oscilação do ativo e da carteira, com recursos que ajudem essa análise. Algumas funcionalidades que auxiliam a ter um acompanhamento eficaz dos portfólios são:

  • Benchmark – comparação com CDI e outras referências
  • Rentabilidade
  • Série de rentabilidade histórica
  • Alocação do portfólio
  • Evolução do Patrimônio
  • Eventos do portfólio – pagamentos de proventos, vencimentos, etc.
  • Preço médio
  • Rentabilidade do portfólio em diferentes períodos

Resultados encontrados

Ao analisar a experiência de acompanhar investimentos nos neobanks, foi possível perceber que alguns bancos digitais apresentam a alocação da carteira em diferentes classes de ativos. A maior parte deles apresenta apenas o rendimento da carteira, mas não fornece informações detalhadas sobre o desempenho, com rentabilidade e gráficos comparativos com índices de referência, geralmente limitando a comparação ao CDI.

Confira os detalhes de cada um dos principais bancos digitais:

*mostra um gráfico com o rendimento mês a mês, mas não a evolução do patrimônio

É possível notar que, mesmo entre os players mais modernos do mercado, algumas funcionalidades ainda fazem falta para uma experiência completa e diferenciada na hora dos investidores acompanharem seus portfólios. Também é necessário reforçar que, mesmo que a presença das funcionalidades para o acompanhamento dos investimentos tenha sido identificada, a integridade dos dados e informações disponibilizados não pode ser analisada.

No cenário atual, a consolidação de portfólios aparece como uma necessidade latente para que as instituições – digitais ou tradicionais – ofereçam uma melhor experiência para os investidores, com informações claras e acessíveis para os usuários poderem analisar a sua jornada de investimentos e tomar as melhores decisões.

*Esta pesquisa foi feita entre os meses de outubro e novembro de 2023, considerando as versões mais atualizadas dos aplicativos até então. A pesquisa foi conduzida pelo time de Product Design do Gorila e revisada e formatada pelo time de Marketing:

Ficha técnica:

Head de Product Design: Marly da Cruz Cláudio
UX Designers/Pesquisa: Joana Miyamoto, Louyse Praxedes e Douglas de Souza
Head de Marketing: Nicolas Baruffi
Formatação de conteúdo: Bruno Borin, Ednael Ferreira
Artes: Amanda Bellani e Marianna Felizzato

Compartilhe

Este artigo foi útil?

Artigos Relacionados

Compartilhe