8 Mitos para esquecer na hora de investir

Confira 8 mitos para esquecer na hora de investir e comece a fazer seus investimentos no mercado financeiro com mais segurança e tranquilidade!
Foto de perfil do autor
Por AndreBona - 22/10/2019
Atualizado em 26/07/2022
5 min de leitura

É normal que os investidores iniciantes – e quem não aplica no mercado financeiro – acreditem em alguns mitos na hora de investir. Afinal, população brasileira, de forma geral, não é acostumada a investir – e muito menos procura educar-se financeiramente. 

Para piorar, essas histórias sobre investir dinheiro, contadas repetidas vezes, causam um certo medo na população – especialmente quando o assunto são investimentos mais arriscados.

Contudo, assim como qualquer outra falácia, esses mitos não se sustentam, sendo fácil desmenti-los. Quer perder o medo do mercado financeiro? Então conheça 8 mitos que devem ser abandonados se quiser ter sucesso nos investimentos!

1. Dinheiro na poupança é a melhor opção

A maioria dos brasileiros ainda enxerga a poupança como um investimento e aplica nessa modalidade. Infelizmente, a caderneta de poupança não é aconselhável, pois seu rendimento é muito baixo. 

A poupança pode sim ser usada para acumular uma boa quantia de dinheiro, mas nunca como algo que o fará render. Ou seja, devemos enxergá-la apenas como um local para depósito, um tipo de “cofre de segurança”. 

Depois de acumular uma certa quantia, o ideal é procurar o melhor investimento para o seu perfil de investidor. Para aqueles que são conservadores, podem investir em investimentos de Renda Fixa, como o CDB e o Tesouro Direito, que rendem mais que a poupança e são mais seguros em comparação com a Renda Variável.

Entenda porque a poupança não é investimento: 

2. Para investir no mercado financeiro é preciso ter sorte 

Há quem imagine que investir no mercado financeiro seja como participar de jogos de azar, no qual é a sorte que define se a pessoa ganha ou perde. Isso é uma grande mentira. Investidores não contam com eventualidades para obter lucro em suas operações. 

Aqueles que conseguem bons resultados, seja qual for a modalidade de investimento, certamente entendem (ou deveriam entender) o que estão fazendo. Para investir, é necessário muito estudo para compreender como funcionam as operações e o mercado em si. 

Ainda, se o seu objetivo é investir em ações, faz-se necessário entender dados, estatísticas e análises das empresas de capital aberto – a fim de identificar as melhores oportunidades de investimento. Se o seu objetivo é especular na bolsa de valores, é possível utilizar a análise técnica para identificar as melhores oportunidades disponíveis no mercado. 

Portanto, não acredite que investimentos são feitos com base na sorte de cada investidor. Certamente, a pessoa que teve êxito nas operações estudou muito para conseguir chegar onde está.  

3. Todo mundo enriquece rapidamente

Talvez um dos maiores mitos na hora de investir seja esse. Investimentos não deixam ninguém rico facilmente e, muito menos, em pouco tempo. Por isso, o investidor de sucesso deve aprender a ter paciência e muita inteligência emocional para conseguir chegar num bom patamar. 

Infelizmente, esse é um dos maiores mitos na hora de investir que você precisa esquecer. Desconsidere filmes e novelas que possam mostrar que todos conseguem enriquecer da noite para o dia no mercado financeiro. Eles, certamente, não têm compromisso com a realidade.

Isso não quer dizer que é impossível ganhar muito dinheiro em pouco tempo no mercado. Saiba, no entanto, que isso é bastante difícil. Portanto, tome muito cuidado para não acreditar nesse mito e se frustrar na hora de investir.

4. Precisa-se de muito dinheiro para começar a investir

Outro mito que adoram espalhar. Quando se fala em investir no mercado financeiro, as pessoas imaginam que somente os mais ricos conseguem fazer investimentos.

Felizmente, há aplicações financeiras que podem ser feitas com valores baixos e, por isso, é correto dizer que o mercado financeiro oferece oportunidades de investimento para todos. Não importa o quanto você tenha para investir; a partir de R$ 30,00 já é possível fazer investimentos. 

5. Para investir, é preciso ter formação em economia

Sempre tem aqueles que acreditam que é preciso entender muito de economia ou até ser formado na área para saber investir. Felizmente, isso não passa de outro mito. 

Existem muitos investidores de sucesso que não têm graduação em Economia. Aliás, boa parte dos investidores sequer são graduados em áreas de exatas.

Contudo, vale a pena ter atenção: mesmo que o diploma não seja obrigatório, é necessário ter conhecimento e estudar sobre o assunto para obter sucesso nesta empreitada.

É possível aprender sobre investimentos de forma gratuita. Leia blogs, veja vídeos e baixe e-books. Se quiser se aprofundar, invista em livros e cursos sobre o assunto. A internet está cheia de bons materiais, basta apenas procurar. 

6. Investir em grandes bancos é a melhor opção

Os maiores bancos transmitem a segurança de que o dinheiro investido não será perdido. Mas, em poucas palavras, derrubamos mais este entre tantos mitos para esquecer na hora de investir: não é pelo fato de o banco ser maior que ele lhe oferecerá melhores retornos.

Em bancos menores, você poderá obter taxas de retorno de investimentos melhores – especialmente por conta do risco que se corre ao investir em instituições menos sólidas do mercado. 

Vale destacar, no entanto, que se você investir em produtos garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) até o limite máximo estipulado pelo fundo, a segurança do investimento será a mesma que você teria em grandes bancos. Procure se informar melhor sobre esta questão antes de fazer seus aportes!

7. Investir em imóveis é sempre melhor

Pode falar a verdade: você já ouviu essa frase, não é mesmo? Todo mundo já ouviu essa história, principalmente dos nossos pais ou avós. Como nas épocas passadas, os imóveis tendiam a valorizar, muitos entendem até hoje que investir em imóveis é a melhor opção. 

Um imóvel hoje em dia, no entanto, não pode ser considerado o melhor investimento, na maioria dos casos. O dinheiro despendido em uma casa, por exemplo, ficará imobilizado no imóvel e não terá a oportunidade de se multiplicar como em um investimento – exceto em casos de valorização do bem.

Como essa crença é muito forte no imaginário da sociedade, busque se informar sobre o assunto para escolher bons investimentos e não cometer erros que muitos cometem. 

8. Somente a alta rentabilidade vale a pena

Investidores iniciantes e aqueles que ainda estão aprendendo sobre o assunto acabam apenas analisando a rentabilidade na hora de investir. Esquecem, portanto, de levar em consideração aspectos como o prazo de resgate, nível de risco e investimento mínimo, dentre outros. 

O correto é sempre analisar todos os detalhes e escolher o investimento que mais tenha a ver com seu perfil e nível de tolerância a riscos. Investimentos de alto risco podem oferecer rentabilidade melhor que rendimentos de renda fixa, por exemplo, mas você também pode perder dinheiro.

Investimentos de longo prazo também tendem a render mais que os aportes de curto prazo. Tudo deve ser analisado para que o investidor escolha o melhor investimento para si.

Conclusão

Há diversos mitos na hora de investir que devem ser confrontados. Os 8 mitos apresentados neste artigo são bastante comuns, mas todo aquele que pretende ter sucesso nas finanças não pode dar ouvidos ao que se fala sem entendimento do mercado. 

Portanto, busque sempre conhecimento: estude muito sobre os tipos de investimento, saiba qual o seu perfil de investidor, compreenda o mercado e nunca pare de educar-se financeiramente! 

Gostou do artigo? Então aproveite e inscreva-se  no canal do Youtube do André Bona e torne-se um investidor de sucesso! 

aprendabancoscomportamentodinheiroeconomiapoupançarentabilidade

Compartilhe

Este artigo foi útil?

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Artigos Relacionados

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Compartilhe