NFT no mundo  do futebol:  figurinhas da Copa, games e muito mais!

Um NFT é um ativo digital  que serve para certificar  a propriedade de um item digital exclusivo. A sigla significa  “token não-fungível”, ou seja, uma chave eletrônica única! Não-fungível: coisas que não podem ser trocadas por outras da mesma espécie, como obras de arte, por exemplo.

Com a Copa de 2022  se aproximando, a FIFA  anunciou sua plataforma de  NFT: FIFA + Collect, executada na blockchain Algorand.

FIFA + Collect está  programada para ser lançada ainda em setembro de 2022  e apresentará NFTs “baratos, inclusivos e acessíveis” que retratam momentos, arte e imagens notáveis do futebol.

Figurinhas em NFT? Isso mesmo! Essa é a ideia brasileira da CryptoPlayers:  um álbum da Copa do Mundo  no Metaverso.  As figurinhas do álbum são criadas em pixel art  e os jogadores têm vários super poderes e especificidades.

As figurinhas já estão  disponíveis no OpenSea mas não servirão apenas  para colecionar.   O projeto prevê uma série  de jogos nos próximos meses com os CryptoPlayers de personagens principais.

E os jogadores não ficam  por fora dessa. O atacante brasileiro Richarlison,  que joga no time inglês Everton, deu início ao lançamento de variadas categorias de NFTs, incluindo cards colecionáveis e experiências exclusivas aos detentores dos criptoativos.

Além do digital O Vasco da Gama anunciou  a comercialização de ingressos  em NFT com experiências exclusivas aos torcedores  no estádio de São Januário,  sede do time carioca.

Grandes clubes assumem  a liderança A Sorare é uma plataforma  de NFTs que une os cards esportivos colecionáveis  com fantasy game – jogo  onde cada participante escala um time baseado em cartas  que representam os jogadores. A empresa tem parceria com alguns dos maiores clubes  de futebol do mundo, como Barcelona, Real Madrid, Bayern  e PSG, entre vários outros.

Na Sorare, os usuários podem comprar cards virtuais dos seus jogadores preferidos em NFT emitidos na rede Ethereum Os cards têm tiragens  diferentes, e isso, com o jogador representado em cada token,  é o que determina se ele  é mais ou menos valioso.

Em 2021 foram movimentados mais de 150 milhões de dólares na plataforma, sendo 290 mil dólares em um único NFT de Cristiano Ronaldo – a venda  mais alta da história da Sorare.

Meta Soccer - no estilo  Play to Earn - mais um jogo em NFT que coloca o usuário como um grande treinador, gestor esportivo ou dono de clube.  Tudo isso investindo dinheiro - ou criptomoedas - em busca de valorização futura.

Vale a pena investir em NFT? Essa pergunta divide especialistas, alguns acreditam no potencial de colecionabilidade para uma futura valorização dos NFT, outros veem essa tendência como uma bolha prestes a explodir e outros ainda nem consideram um investimento.

O NFT se trata mais de exclusividade e apego emocional e cabe a você estudar sobre esse mercado e chegar a sua própria conclusão. Leia o artigo completo do NFT  no blog do Gorila e saiba mais!