Listamos alguns deslizes cometidos pelos contribuintes na hora de declarar os investimentos.
Não declarar os lucros ganhos na bolsa de valores
Na ficha de “Renda Variável”, informe o total de lucro ou prejuízo mensal obtido em cada tipo de ativo e operação, usando o sinal de “-” nos prejuízos.
1
Declaração de rendimento na ficha errada
Na declaração de IR, há três tipos de rendimentos: tributáveis, de tributação exclusiva e não tributáveis. É preciso muita atenção na hora de selecionar a ficha correta para informar os valores.
2
Não declarar os investimentos isentos de IR
Apesar de isentos, investimentos como poupança, LCI, LCA, CRI, CRA, debêntures incentivadas e vendas com ações realizadas por mês que não excedam a R$ 20 mil, devem constar na declaração.
3
Problemas de digitação
Também é bastante comum aparecer entre os erros na declaração de IR algum problema de digitação. Lembre-se que um único dígito incorreto pode ser suficiente para levar o contribuinte à malha fina.
4
Confundir PGBL com VGBL
As siglas podem ser parecidas, porém cada uma deve constar num campo de declaração. Somente o PGBL permite deduzir 12% dos valores sobre o Imposto de Renda.
5
Não declarar criptomoedas
Quem investe em criptoativos também deve preencher a declaração de IR. Segundo a Receita, as criptomoedas devem ser declaradas pelo valor de aquisição e não de mercado.
6
Não declarar investimentosno exterior
Independentemente do valor, preencha a ficha “Bens e Direitos” com o número da conta, país, o nome do investimento e da instituição financeira, junto ao número equivalente ao que seria o CNPJ.
7
Preparamos um e-book completo e gratuito sobre como declarar os principais investimentos.
Quer maisdicas para preencher a declaração de IR 2022?