Início » Cálculos e Cotizações » O que é a ferramenta Fluxo de Caixa?

O que é a ferramenta Fluxo de Caixa?

Já está disponível a ferramenta Fluxo de Caixa para os usuários do GorilaPRO. Ela pode ser visualizada quando os clientes estão com o Caixa ativado. 

O Fluxo de Caixa detalha as provisões da carteira e os períodos de liquidação. Por exemplo, se um cliente faz a compra de uma ação que tem dois dias úteis de liquidação então no dia da compra a ferramenta não mostra a transação, mas sim a abertura dessa provisão. 

Ao longo do período até a liquidação, essa provisão aparece na ferramenta e, no dia da liquidação, essa provisão efetivamente abate o valor de caixa. Isso então é refletido na ferramenta como uma subtração do caixa proveniente de uma transação.

fluxo_de_caixa

Para a venda de um ativo, a dinâmica é a mesma. Já no caso dos eventos corporativos, nem todos são iguais, mas a maioria dos eventos relacionados ao caixa funciona semelhante ao dividendo. Veja um exemplo:

Imagine que a Data EX (último dia em que o evento é aplicável aos acionistas) seja 12/02/2019. Neste momento aparece o pagamento de provisão, porém só na data de liquidação é que o valor fica disponível no caixa (01/02/2020, por exemplo). 

Se um investidor tiver uma posição vendida (01/01/2020), a provisão para o JSCP ainda é exibida. Isso acontece porque o evento tem data de pagamento futura (30/04/2020), mas o ex-acionista tem direitos sobre o Evento Corporativo, pois era o proprietário da Data-Ex.

Em relação aos períodos, a ferramenta Fluxo de Caixa funciona em um mês específico mostrando detalhes dos dias desse mês ou num ano específico com dados dos meses desse ano. 

Com o GorilaPRO você encontra mais funcionalidades para gerir o portfólio de seus clientes. 

Esta informação foi útil?
38
0

Leia mais sobre esta categoria: