Você sabe o que são os Fundos de Investimento em Participações? - Gorilando

Artigos

Você sabe o que são os Fundos de Investimento em Participações?


Entenda neste artigo o que são fundos de investimento em participações, como funcionam, suas vantagens e riscos dos FIPs!

01/04/2020

Se você tem desbravado pelo universo dos investimentos, pode ser que já tenha lido ou ouvido falar dos FIPs, que são os fundos de investimento em participações. A estratégia deles é um pouco diferente da adotada pelos outros tradicionais fundos de investimentos (como o fundo imobiliário, por exemplo).

Por esse motivo, conhecer sobre suas peculiaridades irá lhe ajudar a entender melhor os riscos e as vantagens desta modalidade, bem como a identificar se vale a pena ou não ter os FIPs na sua carteira de investimento.

Neste artigo explicamos tudo que você precisa saber. Confira!

O que são fundos de investimentos em participações?

O FIP é um investimento em renda variável. Ele atende aqueles investidores que desejam investir ativamente comprando participações em empresas de capital aberto, fechado ou sociedades limitadas em fase de desenvolvimento.

No entanto, tipicamente o FIP é utilizado para investimentos em empresas fechadas, e por essa razão ficaram conhecidos como investimento em Private Equity.  

Diferentemente dos outros fundos de investimento, o administrador do FIP participa do processo decisório da companhia investida. Ele inclusive pode indicar membros do Conselho de Administração, o que mostra o quanto os fundos de investimento em participações influenciam na gestão da empresa.

Toda essa participação do fundo tem um motivo bem simples: a valorização da empresa. Isso porque quanto mais a empresa valoriza, melhores resultados os cotistas do FIP terão.

Além de participar das tomadas de decisão das empresas investidas, os fundos de participações, ao investirem em empresas em fase de desenvolvimento, injetam dinheiro. E, dessa maneira, contribuem com o crescimento dessas organizações. 

Quais são os tipos de FIP existentes?

Existem alguns tipos de fundos de investimento em participações a considerar. Veja a seguir:

  • FIP Capital Semente: tem como objetivo investir em companhias ou sociedades limitadas que tenham receita bruta anual de até R$ 16 milhões. A receita deve ser apurada no exercício social encerrado no ano anterior ao primeiro aporte do fundo (sendo que o valor máximo da receita bruta anual não pode ter sido ultrapassado nos três últimos exercícios sociais).
  • FIP Empresas Emergentes: tem como objetivo investir em companhias ou sociedades limitadas que tenham receita bruta anual de até R$ 300 milhões. O critério é o mesmo da opção anterior, ou seja, deve-se considerar os três últimos exercícios.
  • FIP Infraestrutura (FIP-IE): tem o patrimônio investido em companhias de capital aberto ou fechado que atuam na área de infraestrutura. 
  • FIP Produção Econômica intensiva em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação: o patrimônio dos cotistas é investido em empresas envolvidas no desenvolvimento de pesquisas e inovações. De maneira geral, neste tipo de fundo as companhias investidas são de áreas como energia, água, transporte, etc.
  • FIP – Multiestratégia: como o nome sugere, este fundo de investimento em participações pode adotar várias estratégias das que foram mencionadas aqui.

Como os FIPs funcionam?

Os recursos do fundo destinam-se a aquisição de ações, debêntures simples, bônus de subscrição ou outros títulos conversíveis ou permutáveis em ações de empresas, assim como em títulos ou valores mobiliários representativos de participação em sociedades limitadas. 

Outras observações para você entender o que são os fundos de investimento em participações e o seu funcionamento:

  • Uma parte menor do capital subscrito do FIP pode ser investido em ativos no exterior. No entanto, isso só pode acontecer se os ativos tiverem a mesma natureza econômica dos ativos acima mencionados. 
  • Um FIP pode investir em cotas de outro FIP ou em cotas de fundos de ações.
  • Caso o FIP tenha apoio financeiro direto de organismos de fomento, ele pode contrair empréstimos diretamente desses organismos, limitados à quantia correspondente a 30% dos ativos do fundo.

Quais as vantagens e riscos dos fundos de participações?

Assim como os outros fundos de investimentos, o fundo de participações conta com uma gestão profissional. Ou seja, a decisão sobre quais empresas investir fica sob responsabilidade de um profissional qualificado.

Como outro ponto positivo está o fato de que, como esses fundos costumam mirar em empresas que se encontram na fase de maturação e mostram grande potencial, existe uma possibilidade de que a organização evolua com o tempo e, consequentemente, o FIP pode lucrar.

Se por um lado o fato de a empresa estar em desenvolvimento é positivo e a possibilidade de ela dar lucros é alta, por outro, pode ser um alto risco.

Além do risco, o investimento em fundos de investimento em participações tem baixa liquidez. Embora existam cotas de FIPs que acabam sendo negociados na bolsa, o comum é o fundo de participação ter uma data de vencimento.

Em casos assim, o investidor não consegue fazer o resgate antecipado, a não ser que os cotistas, em assembleia, permitam. Portanto, se você pensa em investir em fundos de investimento em participações tenha em mente que eles não costumam ser resgatados de forma tão prática.

Para quem os FIPs são indicados?

Agora que você conseguir ter uma ideia melhor sobre o que são os fundos de investimento em participações, como funcionam, seus riscos e vantagens, vem a pergunta que muitos se fazem: “o FIP é para mim?”.

Existem dois pontos aqui. O primeiro é que este tipo de investimento geralmente requer um valor mínimo mais elevado para os aportes. O segundo – e este é um fator de atenção – é que esses fundos são destinados a investidores qualificados e/ou profissionais. 

Os FIPs, portanto, não são investimentos adequados a todos os investidores. E este é mais um ponto que você deve considerar antes de pensar em investir ou não em fundos de investimento em participações.

Resumindo

Os fundos de investimento em participações são comumente conhecidos como Private Equity. Trata-se de um tipo de investimento em renda variável destinado a investidores qualificados. 

Eles são constituídos sob a forma de condomínio fechado e, para os resgates das cotas, geralmente o investidor deve esperar a data de vencimento do fundo. Dessa maneira, entendemos que se trata de um produto de baixa liquidez.

E então, ficou com vontade de ter este tipo de investimento na sua carteira? Compartilhe um comentário e conte pra gente suas impressões sobre o FIP! 

O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Já sabemos que a poupança não é a melhor alternativa para quem quer investir, não é mesmo? No meio dessa jornada, temos as corretoras de investimento. Entenda como funcionam esses "shoppings financeiros". ...

Guia de Bancos

Banco Next

Atrelado ao Banco Bradesco, o Next se apresenta com um visual bastante atraente para quem deseja migrar para uma conta digital. Confira suas vantagens e desvantagens segundo o Gorila....

desdobramento de ações
Artigos

Como funciona o desdobramento de ações

De tempos em tempos algumas empresas decidem fazer um desdobramento de ações. Magazine Luiza e Inter são nomes que já fizeram isso. Veja! ...

Gorila app
Artigos

Gorila app entre as fintechs de destaque; saiba mais

Quem acompanha nossas redes viu que este ano o Gorila app apareceu em alguns rankings que destacam o trabalho de fintechs. Veja quais. ...

Mercado de Opções Estratégias com opções
Artigos

Mercado de Opções: Estratégias de Travas & Borboletas

Entenda o mercado de opções e conheça as melhores estratégias de opções para maximizar seus lucros e minimizar seus riscos...

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se