O que são investimentos em Renda Fixa? - Gorilando

Artigos

O que são investimentos em Renda Fixa?


Garantindo uma boa rentabilidade, investimentos em renda fixa são aplicações menos voláteis tendo diversas opções para investir o seu dinheiro.

15/02/2019

SOUNDTRACK PARA OUVIR COM ESTE POST

Definição Chata:

– Renda Fixa – 

De acordo com o Banco Central do Brasil:

É um termo que se refere a qualquer tipo de investimento que possui regras de remuneração definidas no momento da aplicação no título. Essas regras estipulam o prazo e a forma que a remuneração será calculada e paga ao investidor.

Fonte: Wikipedia

Definição Gorila:

– Renda Fixa – 

Além de garantir uma boa rentabilidade, é uma das formas menos voláteis de investir sua grana. Apesar do nome, o que é fixo mesmo é só a regra, já que o rendimento pode variar, mas você já sabe o que esperar na hora do resgate. Entram nessa lista investimentos como CDB, LC, LCI, LCA, LF e Tesouro Direto.

O investimento em Renda Fixa é uma das formas mais seguras de investir o seu dinheiro e garantir uma boa rentabilidade. Apesar do nome, os rendimentos das aplicações em Renda Fixa variam de acordo com o tipo de investimento escolhido. 

Nesse tipo de investimento, as pessoas conhecem ou podem prever a rentabilidade, antes mesmo de realizar a operação. Isso deve ao fato de que a referência dessas aplicações é o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) que segue de perto a taxa básica de juros. A gente descobre se um investimento rende bem ou mal comparando o resultado com o CDI.

Sabia que no Brasil a poupança é um dos mais populares investimentos em Renda Fixa? De acordo com a Anbima, 85% dos investidores brasileiros ainda utilizam a poupança. Isso equivale a mais de 62,5 milhões de pessoas!!

Apesar de tão conhecida, a poupança não é mais um tipo de investimento recomendado por conta do seu rendimento ser muito baixo. Só para se ter uma noção, o rendimento anual na poupança é 4,55%. Muito pouco se comparamos com o CDI que é 6,40% ao ano.

Mas há outras formas mais rentáveis de investir em Renda Fixa e garantir um retorno próximo ou superior ao CDI. Você pode aplicar a sua grana em títulos emitidos por bancos, financeiras ou até mesmo pelo governo. Entre as opções desse tipo de investimento estão CDB, LC, LCI, LCA, LF, Tesouro Direto, Debêntures e Fundos.

Mas de que jeito posso investir?

Como existem vários títulos de Renda Fixa, você deve escolher um que tenha mais a ver com o seu perfil, objetivos e até mesmo o momento em que está vivendo. Você já viu aqui no Gorila qual o seu perfil de investidor? Isso pode dar uma ajudada no processo de decidir onde investir seu dinheiro.

Rentabilidades

Existem dois tipos de títulos de Renda Fixa: os pré-fixados e pós-fixados.

Os pré-fixados são aqueles em que o valor do resgate é definido já no momento da aplicação. Ele equivale à soma do valor investido, mais a taxa de juros pré-determinada.

Já no título pós-fixado o investidor só descobre o valor da sua rentabilidade no momento do resgate, uma vez que o rendimento consiste na soma do valor aplicado, mais uma taxa de juros pré-determinada e o desconto da taxa de inflação do período.

Quer acompanhar quanto os seus investimentos em Renda Fixa estão rendendo? Cadastre-se no Gorila e veja de forma clara e descomplicada se os seus investimentos estão batendo o CDI!

Riscos

Apesar de ser um investimento com menos volatilidade se comparado ao Renda Variável, o principal risco seria de crédito, quando a instituição quebra e não tem dinheiro para devolver o empréstimo tomado.

Também tem o risco não-sistêmico (que não está exatamente na mão da empresa tomadora de crédito) e o risco país (incertezas sobre o futuro econômico da nação, inflação futura, desemprego futuro). Todas essas circunstâncias podem influenciar na capacidade do tomador em devolver o dinheiro.

Vale lembrar que investimentos em CDB, LC, LCI e LCA contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), até o limite de R$ 250 mil.

De olho na colinha do Gorila:

– Investimento em Renda Fixa –

    • Garante boa rentabilidade
    • Oferece menos volatilidade se comparado ao investimento em Renda Variável
    • Oferece títulos pré ou pós-fixado
  • Fazem parte do leque investimentos como poupança, CDB, LC, LCI, LCA, LF, Tesouro Direto, Debêntures e Fundos

Custos

Não podemos esquecer que os investimentos estão sujeitos aos custos. Assim você deve prestar atenção porque eles levam parte da rentabilidade líquida das aplicações.

IOF

O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) incide sobre os investimentos apenas nos primeiros 30 dias de aplicações.

Portanto, haverá cobrança do tributo se você pedir o resgate nesse período.

Uma dica é aplicar seu din din e só resgatá-lo no vencimento ou o mais próximo dele.

Imposto de Renda

O Imposto de Renda (IR) está presente na maioria dos investimentos de renda fixa, mas segue tabela regressiva de alíquotas. Assim, quanto maior for o prazo menor é o imposto que você vai pagar sobre o investimento em Renda Fixa.

No caso de LCIs e LCAs, por se tratarem de títulos incentivados, há isenção do pagamento de IR.

Período Aplicado: Alíquota de IR:
Até 6 meses (180 dias) 22,5%
De 6 meses a 1 ano (entre 181 e 360 dias) 20%
De 1 a 2 anos (de 361 até 720 dias) 17,5%
Mais de 2 anos (acima de 720 dias) 15%

Alguns investimentos ainda podem ter a taxa de administração, que varia de acordo com o banco ou corretora. Aí precisa pesquisar direitinho e comparar a melhor escolha.

Viu só quanta dica para diversificar sua carteira de investimentos? Em breve vamos postar mais detalhes sobre cada uma dessas aplicações.

Continue acompanhando o Gorila e se quiser deixar algum recado pode nos chamar no Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin! Sua opinião conta bastante para nós!

Curtiu?

Compartilhe essa informação nas redes sociais e siga o Gorila!

O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Já sabemos que a poupança não é a melhor alternativa para quem quer investir, não é mesmo? No meio dessa jornada, temos as corretoras de investimento. Entenda como funcionam esses "shoppings financeiros". ...

Guia de Bancos

Banco Next

Atrelado ao Banco Bradesco, o Next se apresenta com um visual bastante atraente para quem deseja migrar para uma conta digital. Confira suas vantagens e desvantagens segundo o Gorila....

Guia de Bancos

Banco Inter

Queridinho da galera, o Banco Inter têm sido o mais escolhido pelos entusiastas das Contas Digitais. O motivo é que praticamente todas as operações não tem custo algum. Mas nem tudo são flores, confira a análise do Gorila!...

Artigos

Como fazer um orçamento doméstico eficiente

Descubra agora como fazer um orçamento doméstico e organize suas finanças de maneira muito mais simples e eficiente!...

Artigos

Gorila recebe investimento em rodada liderada pelo fundo americano Ribbit

Aporte vai ser usado no Gorila para contratar mais pessoas, além do desenvolvimento de mais funções na plataforma de controle de investimentos ...

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se