“O futuro é aquele que você cria, não o que imagina” - Thiago Alvarez

Artigos

“O futuro é aquele que você cria, não o que imagina” – Thiago Alvarez


O Gorila conversou sobre Open Banking com Thiago Alvarez, pioneiro do sistema bancário aberto no Brasil. Confira os principais destaques da live.

13/04/2021

O sistema bancário aberto é a próxima aposta para o futuro. Já escrevemos sobre o conceito de Open Banking e batemos um papo, em nossa live, um especialista de peso para falar sobre o tema. 

Thiago Alvarez  é Founder e CEO do Guia Bolso. Há mais de 20 no mercado, é pioneiro na tecnologia de banco aberto e hoje ocupa posição no conselho do Open Banking Brasil, que é o órgão responsável por definir como a novidade vai ser implementada no país.

A história de Alvarez com o Open Banking começa em 2012, quando ele fundou a plataforma Guia Bolso com o propósito de ajudar as pessoas a se organizarem financeiramente. Nela, os usuários compartilham sua vida financeira e recebem análises que os ajudam a atingir seus objetivos.   

“Muita gente tinha uma gestão financeira ruim porque fazia conta de cabeça. A informação acurada era muito importante e por isso a gente criou os primórdios do Open Banking […] Foi um caminho longo e o desafio tanto de tecnologia como da questão do sigilo bancário”, comenta. 

O Open Banking é a infraestrutura

Alvarez explica que a tecnologia pode ser comparada à internet: “O que é a internet? É um protocolo de comunicação entre computadores. Mas a gente vê a internet como sendo o e-mail, o aplicativo, o site. Isso, na verdade, não é a internet. São aplicações que se constroem em cima dessa infraestrutura. O Open Banking é a mesma coisa, é a infraestrutura”. 

Essa infraestrutura que serve para fazer a portabilidade de dados e de dinheiro é regulamentada pelo Banco Central. Então, a instituição “já definiu o escopo mínimo do Open Banking, mas a implementação vai se dar pelo mercado”, continua.

Mais informação e um serviço melhor

O especialista nos disse que com mais informações a respeito do consumidor, haverá mais personalização e melhorias impulsionadas pela competitividade de serviços. Dessa forma, o cliente sai ganhando. 

“Com todas as informações disponíveis, as instituições vão poder oferecer serviços em pé de igualdade. Aquela onde você não é cliente vai poder oferecer um serviço tão interessante quanto a que você já é cliente”, esclarece.

Durante a conversa, Alvarez citou outros exemplos de melhorias, como a redução da assimetria de conveniência e agilidade na movimentação de dinheiro. 

Quando o consumidor vai começar a sentir os primeiros impactos?

O Banco Central definiu 4 fases para a implementação do Open Banking. A primeira delas teve início em 1/02 deste ano e não envolveu compartilhamento de dados de clientes. Alvarez esclareceu que “a partir de 15 de julho, na segunda fase, vamos começar a ver mais coisas sendo construídas em cima dessa infraestrutura”. 

No bate-papo, o CEO do Guia Bolso também contou como funcionam as coisas nos bastidores. Para isso, explicou como o processo feito no Banco Central chegará ao consumidor.

O que acontece com o negócio dos bancos com esse novo ecossistema?

Diante da pergunta, Alvarez respondeu: “Vai depender dos atores e do que o pessoal criar. Eu sempre brinco: o futuro é aquele que você cria, não aquele que você imagina”. 

Frente a isso, analisa: “O que vai mudar vai depender da adoção desse novo paradigma pelas empresas […] Quem mais vai ser beneficiado é quem olhar internamente para toda a jornada do cliente e repensar tudo do zero, do começo”.

Brasil em relação ao mundo no meio da revolução Open Banking

“A gente vai estar à frente de várias jurisdições devido ao escopo mais avançado”, diz Alvarez. 

Olhando para o cenário internacional, completa: “Há vantagem em não ser o primeiro em algumas coisas. No Reino Unido, o Open Banking foi mais limitado a pagamentos. O Banco Central daqui é mais ousado, por isso chama também de open finance”.

O Open Banking para investidores

Na nossa conversa, Thiago Alvarez falou também sobre como o sistema bancário aberto vai impactar o jeito de investir. Assista agora e prepare-se para a revolução que está a caminho. Confira:

https://www.instagram.com/tv/CIy2NqYnTEd/

O Gorila é baseado no Open Banking

O Gorila nasceu com a mentalidade no Open Banking para consolidar as informações financeiras em um único lugar.

Somos pioneiros e realizamos a primeira integração com uma instituição financeira via API e com a maior segurança possível. Hoje estamos prontos para integrar com todos os bancos e corretoras que queiram levar mais transparência e comodidade aos investidores.

Venha fazer parte do futuro com a gente!

Use o Gorila para controlar sua carteira e siga nossas mídias para ficar por dentro das novas lives e artigos: Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e Telegram.

*Texto escrito sob supervisão de Álvara Bianca

O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Já sabemos que a poupança não é a melhor alternativa para quem quer investir, não é mesmo? No meio dessa jornada, temos as corretoras de investimento. Entenda como funcionam esses "shoppings financeiros". ...

Guia de Bancos

Banco Next

Atrelado ao Banco Bradesco, o Next se apresenta com um visual bastante atraente para quem deseja migrar para uma conta digital. Confira suas vantagens e desvantagens segundo o Gorila....

fundo exclusivo
Artigos

Fundo exclusivo: a modalidade especial dos grandes investidores

O fundo exclusivo é formado por apenas um cotista e personalizado conforme as necessidades desse investidor. Entenda como funciona. ...

Mercado

MORNING CALL – 12/11/20

Mercados Globais: Mercados cautelosos com as novas ondas de covid-19 pelo mundo. Nova York e São Francisco anunciaram novas medidas restritivas e França, Reino Unido e Alemanha implementam novos lockdowns. Futuros do S&P caem e aproveitam para realizar lucros...

melhores ações fevereiro 2021
Artigos

Melhores ações fevereiro 2021

O Gorila apurou quais foram as melhores ações de fevereiro de 2021. Confira quais foram as empresas e os motivos para esse resultado...

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se