Confira os destaques da live com Christian Iveson, da Giant Steps - Gorila

Artigos

Confira os destaques da live com Christian Iveson, da Giant Steps


Nesta live, Christian Iveson, da Giant Steps, abordou a questão das estratégias quantitativas e tecnologia. Veja como foi o bate-papo.

18/05/2020

No dia 14 de maio, o Gorila fez uma live com Christian Iveson, da Giant Steps. Guilherme Assis, CEO do Gorila, comandou o bate-papo transmitido pelo YouTube, que teve como tema os fundos quantitativos e a tecnologia. 

Formado em engenharia de produção pela USP e com Mestrado em Finanças e Economia pela FGV, Christian trabalhou na mesa de derivativos do Dresdner Bank, Deutsche Bank e BNP Paribas antes de se tornar sócio-fundador da maior gestora quantitativa da América Latina, a Giant Steps Capital. 

Com um background em matemática, Christian sempre trabalhou no mercado financeiro. Por volta de 2012, juntou com um ex-colega, Jorge Laranjeira, e tiveram a ideia de começar uma estratégia quantitativa.

“A gente trabalha com métodos quantitativos. Trabalhávamos para precificação, análise de risco. E a gente perguntava porque essa tecnologia não poderia ser utilizada também para criar resultado, para criar modelos. Dado que lá fora é comum isso acontecer E no Brasil era uma indústria completamente incipiente. Então a gente se juntou e teve a ideia de formar a gestora. Começamos com nosso dinheiro próprio e fomos catequizando”, explica Christian. 

O que são fundos quantitativos?

No Brasil, o mercado de fundos quantitativos ainda é pequeno, mas Christian destaca como o cenário é diferente no exterior: “Se você pegar uma estatística 70% dos maiores fundos lá fora são de alguma forma quantitativos ou têm estratégias quantitativas vinculadas a eles”.

Ao longo desses 8 anos, a Giant Steps foi expandindo a equipe e contratando mais gente. Hoje possuem duas estratégias quantitativas que são o carro-chefe da casa: o Zarathustra e o Sigma.

Ainda há muita dúvida sobre o que afinal faz um fundo quantitativo. Christin explica: “A gente gosta de desmistificar que não só o computador pensando sozinho decidindo as coisas. Os fundos quantitativos nada mais são do que fundos com uso intenso de tecnologia. Todo mundo usa tecnologia de alguma forma. A questão é que nós usamos de forma intensiva. A quantidade de dados que temos hoje e a velocidade com que vai crescendo essa base de dados cada vez torna mais difícil para ser humano conseguir analisar sozinho todos os dados que estão vindo”. 

E você deve se perguntar como fica a função do gestor, não é mesmo? Sobre esse ponto Christian ressalta que “nosso caso, é justamente poder imputar, filtrar os dados e colocar no computador para ter um algoritmo que utiliza todos esses dados”. A função do gestor vem em como fazer o computador tratar esses dados. 

“Antigamente tinha poucos players operando no mercado, o conhecimento era baixo e você conseguia ter retorno de uma forma bem mais simples. Hoje em dia você precisa de tecnologia intensa para conseguir obter esse mesmo grau de resultado”, complementa Christian. 

Assista a transmissão completa da live com Christian Iveson, da Giant Steps. 

Siga as mídias sociais do Gorila para ficar por dentro dos próximos eventos: Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin!

O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Já sabemos que a poupança não é a melhor alternativa para quem quer investir, não é mesmo? No meio dessa jornada, temos as corretoras de investimento. Entenda como funcionam esses "shoppings financeiros". ...

Guia de Bancos

Banco Next

Atrelado ao Banco Bradesco, o Next se apresenta com um visual bastante atraente para quem deseja migrar para uma conta digital. Confira suas vantagens e desvantagens segundo o Gorila....

como investir no exterior
Artigos

Como investir no exterior sem sair do Brasil

Procurando investir no exterior? Dá para aplicar sem enviar os recursos lá fora ou então diretamente pela bolsa estrangeira. Confira! ...

desdobramento de ações
Artigos

Como funciona o desdobramento de ações

De tempos em tempos algumas empresas decidem fazer um desdobramento de ações. Magazine Luiza e Inter são nomes que já fizeram isso. Veja! ...

Horário B3
Artigos

Horário B3: Veja os novos horários de negociação da bolsa

Horário B3: A partir de 3 de novembro os horário de negociação irão mudar na Bolsa. Veja como ficarão a pré-abertura, call de fechamento e o after-market. ...

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se