Ibovespa Futuro: o que é, como funciona e para que serve? - Gorila

Artigos

Ibovespa Futuro: o que é, como funciona e para que serve?


Acompanhar o Ibovespa Futuro é fundamental para prever a movimentação da Bolsa. Veja porque e como operar no mercado futuro.

16/03/2021

Você já deve ter lido nos nossos Morning Calls e outras análises que fazemos diariamente no canal do Telegram sobre o desempenho do Ibovespa futuro. Mas você sabe o que é isso e por que ele é tão relevante para a análise do mercado?

Continue neste artigo para entender a importância do Ibovespa futuro para as projeções dos analistas e veja como o mercado futuro pode potencializar os ganhos da sua carteira de investimentos. 

O que é o Mercado Futuro?

O Mercado Futuro negocia com base nas expectativas quanto à cotação de um ativo para um determinado prazo futuro.

São muitos os ativos negociados no mercado futuro, como commodities, moedas, juros e índices. 

  • Quem está comprado lucra com a alta do ativo e perde quando há queda no preço.
  • Quem está vendido lucra com a queda do ativo e perde quando há alta no preço.

Assim, o Ibovespa futuro estima a cotação em pontos do índice em uma determinada data. Mais para frente vamos analisar esse produto com mais detalhes.

Como funciona o Mercado Futuro?

O funcionamento do Mercado Futuro tem algumas características semelhantes ao mercado a termo. Isso porque os ganhos/perdas também se dão a partir da valorização/desvalorização do preço inicial do contrato.

Veja também

Derivativos: entenda tudo sobre esse Mercado

A diferença é que no mercado futuro existe o ajuste diário, com base na diferença entre o valor negociado e a cotação alcançada. Já no mercado a termo o diferencial é pago somente no vencimento. 

O ajuste diário é divulgado após o término de cada pregão na bolsa; a diferença diária do ajuste, em caso de lucro, é creditada na conta do investidor, enquanto o prejuízo é debitado da conta do outro investidor.

Para isso ser possível, o investidor precisa disponibilizar uma margem de garantia, pois está operando alavancado. Isto é, movimenta capital muito maior do que o inicialmente investido. 

Veja tudo sobre a margem de garantia e a alavancagem aqui: Alavancagem no Mercado Financeiro

Objetivos no Mercado Futuro

Hedge: Os contratos futuros podem ser usados para reduzir o impacto da variação dos preços do ativo subjacente, pois fixam hoje o preço do ativo que será negociado em uma data à frente.

Suponha que uma empresa brasileira possua dívidas em dólar. Se a cotação da moeda sobe, essas dívidas encarecem. Para eliminar sua exposição cambial a empresa pode comprar contratos futuros de dólar e mesmo que a cotação suba, ela já adquiriu o direito de negociar dólar por um certo valor, assegurando previsibilidade para o custo das suas dívidas.

Especulação: Há quem busca lucrar com os pequenos diferenciais de preços em cada compra e venda de um contrato, pouco importando qual é o ativo subjacente – se é um futuro do ibovespa, do dólar, de juros ou de soja.

Arbitragem: Lucro com as discrepâncias de preços de um mesmo produto em mercados diferentes. Assim, o arbitrador opera com posições opostas (comprado x vendido) no mercado à vista e no mercado futuro de um mesmo ativo. 

O que é o Ibovespa Futuro?

Ibovespa Futuro é um dos índices futuros mais importantes, negociado sob o ticker IND. Este ativo é negociado com base na expectativa do resultado do Ibovespa numa data futura.

Com ele, o investidor pode negociar expectativas futuras do mercado de ações sem ter que comprar toda a cesta de ações que integram o Índice Bovespa. Além disso, a partir do Ibovespa futuro é possível montar estratégias para proteção contra a exposição da volatilidade da renda variável.

Também existe o Minicontrato do Ibovespa Futuro, indicado para pessoas físicas e pequenas empresas que desejam adquirir um contrato com um lote de negociação menor em relação ao Ibovespa Futuro cheio.

O mini índice torna a aplicação mais acessível, uma vantagem para quem está começando a investir em índices futuros, e é negociado sob o ticker WIN. 

A importância do Ibovespa Futuro

Mesmo que você não tenha interesse em investir no Ibovespa Futuro, é fundamental acompanhar sua movimentação. Isso porque o mercado futuro abre mais cedo que o mercado à vista. Assim, o Ibovespa futuro começa a ser negociado antes dos outros ativos, assim, é possível ter uma ideia antecipada de como a Bolsa de Valores vai operar naquele pregão.

Veja também:

Horário B3: Veja os novos horários de negociação da bolsa

O formato do Código

Para operar no Mercado Futuro deve-se definir o ativo e escolher o mês e ano de vencimento. O mês deve ser selecionado de acordo com uma letra de referência (veja abaixo) e o ano considera apenas os dois últimos dígitos.

ibovespa futuro - estrutura dos códigos dos fundos mostrando o exemplo INDQ22
O exemplo INDQ22 é portanto um contrato cheio do futuro do Ibovespa com prazo para maio de 2022.

Liquidação dos Contratos

Existem duas formas de liquidar uma operação com contratos futuros. A mais comum é a liquidação financeira, na qual no dia do vencimento do contrato, é calculada a diferença financeira entre o valor de compra e de venda do papel. O acerto acontece em dinheiro, sem a necessidade de que o ativo de base – seja uma commodity agrícola, uma moeda ou qualquer outro ativo – precise ser efetivamente entregue em mãos à outra parte.

Também existe a liquidação física, com a entrega física do ativo na data de vencimento do contrato, sendo mais comum nos mercados agropecuários e de energia. 

Vantagens do Mercado Futuro

Facilidade: As transações são padronizadas e realizadas exclusivamente na Bolsa de Valores.

Flexibilidade: Existem diferentes formas de lucrar com o Mercado Futuro, fazendo estratégias vencedoras tanto para a alta quanto para a baixa do ativo.

Alavancagem: Ao se operar alavancado, você consegue potencializar seus ganhos sem precisar ter uma grande quantia disponível em conta.

Hedge: Além de ser um mecanismo interessante para especulação, muitos utilizam os futuros para se proteger de flutuações imprevisíveis de preços, a fim de garantir estabilidade e previsibilidade dos negócios.

Liquidez: É possível encerrar a posição a qualquer momento, mesmo antes do vencimento do contrato.

Os riscos do Mercado Futuro

Risco de mercado: As variações de preços podem provocar prejuízos imediatos.

Ajuste diário: A cada dia é feito o ajuste diário pela Bolsa de Valores. Se o seu resultado for negativo, você vai precisar compensar esse prejuízo. Assim, é fundamental ter caixa disponível para arcar com eventuais perdas.

Alavancagem: Operar alavancado é uma vantagem e um risco simultaneamente, por potencializar os ganhos, mas também as perdas do investidor. Assim, tenha cautela ao aplicar e não assuma um valor que não consiga compensar em caso de perdas.

Acompanhe o Ibovespa Futuro pelo Gorila

Conhecer o funcionamento, os riscos e vantagens do Mercado Futuro é fundamental para conseguir diversificar sua carteira de investimentos. Mas para uma boa gestão financeira é necessário acompanhar os resultados de perto. 

Controle pelo Gorila as suas aplicações no mercado futuro! Veja mais conteúdos nas nossas outras mídias: Facebook, Instagram, Twitter , Linkedin e Telegram

O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Já sabemos que a poupança não é a melhor alternativa para quem quer investir, não é mesmo? No meio dessa jornada, temos as corretoras de investimento. Entenda como funcionam esses "shoppings financeiros". ...

Guia de Bancos

Banco Next

Atrelado ao Banco Bradesco, o Next se apresenta com um visual bastante atraente para quem deseja migrar para uma conta digital. Confira suas vantagens e desvantagens segundo o Gorila....

gross up
Artigos

Gross up: saiba o que é e como calcular nos investimentos

O Gross up ajuda a entender a rentabilidade de um ativo isento de Imposto de Renda quando comparado a outro que apresenta tributação ...

Mercado

MORNING CALL – 16/03/21

Acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram  Exterior: Em véspera da decisão sobre juros do Fed, os futuros de Nova York operam com ligeira elevação, limitados pela leve alta dos juros dos Treasuries, mas impulsionados pela recup...

Mercado

MORNING CALL – 18/03/21

Acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram  Exterior: Europa opera em alta, à espera da decisão do BC inglês (BoE), que deve manter a taxa básica de juro em 0,10% ao ano e o volume de seu programa de relaxamento quantitativo (QE...

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se