Horário B3: Veja os novos horários de negociação da bolsa - Gorilando

Artigos

Horário B3: Veja os novos horários de negociação da bolsa


Horário B3: A partir de 3 de novembro os horário de negociação irão mudar na Bolsa. Veja como ficarão a pré-abertura, call de fechamento e o after-market.

14/10/2020

A partir de 3 de novembro a bolsa vai ter o horário de negociação estendido. Fique atento a essas alterações para planejar suas movimentações no momento certo. Neste artigo vamos apontar o novo horário B3 de funcionamento para cada segmento, e explicar o que é pré-abertura, leilão de fechamento e after-market.

Aproveite para acompanhar as notícias do mercado financeiro pelo nosso canal do Telegram. 

B3: Brasil, Bolsa, Balcão

A nossa Bolsa de Valores funciona apenas nos dias úteis, mas os horários podem variar ao longo do ano, devido a eventos como horário de verão ou feriados prolongados.

Com o fim do horário de verão nos Estados Unidos no dia 1º de novembro, a B3 anunciou que o período para negociação será estendido a partir de 3 de novembro de 2020. Essa adaptação foi necessária para que não haja lacuna entre o fechamento daqui e o de Nova York, uma vez que o Brasil deixou de adotar o horário de verão.

A seguir vamos analisar as mudanças e comparar com o pregão padrão, tendo em mente que cada produto financeiro tem uma janela própria de negociação.

Horário Padrão

As negociações com ações normalmente começam às 10h00 e terminam às 17h00, Confira na tabela a seguir as diferenças entre cada segmento:

Horário B3

Novos Horários

Com a alteração o mercado de ações funcionará das 10h às 18h. O mesmo valerá para o mercado fracionário, para o Bovespa Mais e o Balcão Organizado.
As opções e ETFs de renda variável terão o call de fechamento até as 18h15.
Por sua vez, os contratos futuros de Ibovespa e de míni de Ibovespa terão negociação das 9h às 18h25.
Por fim, os contratos de dólar futuro, de mini de dólar e do Índice Brasil-50 serão negociações entre 9h e 18h30.

Novos horários B3

Pré-abertura

A pré-abertura são os 15 minutos antecedentes ao início do pregão.  O novo cronograma da B3 não vai afetar a pré abertura, que vai se manter das 9h45 às 10h00.
Neste momento a B3 apenas registra ofertas de compra e venda, mas só realiza o negócio na abertura oficial da Bolsa (mesmo quando a oferta de compra coincide com o preço da oferta de venda).
O leilão de pré-abertura dá base para a formação do preço das ações, principalmente as de maior liquidez, e é um bom indicativo para avaliar a tendência do papel no dia. 
O objetivo é garantir transparência na formação do preço de abertura, e por isso, não se pode cancelar uma oferta lançada no leilão de pré abertura.

Call de fechamento

Também chamado de leilão de fechamento, são os últimos cinco minutos do pregão. Na sessão normal ocorre das 16h55 às 17h00 e com a alteração será das 17h55 às 18h.
Neste momento os investidores também enviam ofertas de compra e venda, estabelecendo um preço justo de fechamento. Entretanto, apenas ações que fazem parte de algum índice da B3 podem participar. 

Para que serve o leilão?

O leilão tem o intuito de proteger contra oscilações excessivas de preço ou manipulações de mercado, e permite a negociação equilibrada e transparente dos ativos nos momentos decisivos do dia.
Vale ressaltar que os leilões de abertura e fechamento fazem parte do cronograma padrão da bolsa e são diferentes dos leilões acionados em caso de fortes variações dos preços.

E como fica o After-Market?

Com o novo horário de funcionamento, deixa de vigorar o after-market. 
A termo de curiosidade, o after-market funciona como uma prorrogação do mercado. No horário padrão, ele começa às 17h30 e tem duração de 30 minutos. Já que com o novo horário B3 as negociações também encerram às 18h, não há necessidade desse instrumento extra.

Se ambos encerram às 18h qual a diferença?

Enquanto no novo horário da B3 pode-se negociar todos os ativos disponíveis na Bolsa, o after-market possui restrições específicas:

  • Só podem ser negociadas ações à vista, que compõem o índice Ibovespa ou IBrX 100, e que tenham sido operadas no horário regular daquela sessão.
  • Os preços não podem sofrer volatilidade superior a 2% em relação ao fechamento do pregão normal.
  • Volume de negociação limitado à R$ 900 mil por CPF.

E para que o after-market foi criado?
Como o pregão padrão coincide com o horário comercial, muitas pessoas não tinham tempo hábil para realizar suas operações. Com isso em mente, a Bolsa habilitou o after-market, permitindo que mais investidores pudessem realizar seus negócios.
Esse período extra é especialmente benéfico para os pequenos e médios investidores que não trabalham no mercado financeiro e não conseguem dar a devida atenção à sua carteira durante o horário comercial. 

Invista e Acompanhe 

Agora que já sabe os novos horários de negociação, você consegue planejar melhor as transações que irá realizar ao longo do dia. 
Esse artigo também é útil para o investidor que deseja operar na B3 e não está no Brasil, pois ele também pode investir no nosso mercado, desde que atue dentro do horário B3 de funcionamento. 

Confira como seus investimentos performaram pelo Gorila.
Siga nossas mídias para ficar por dentro do mercado financeiro: Facebook, Instagram, Twitter , Linkedin e Telegram

O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Já sabemos que a poupança não é a melhor alternativa para quem quer investir, não é mesmo? No meio dessa jornada, temos as corretoras de investimento. Entenda como funcionam esses "shoppings financeiros". ...

Guia de Bancos

Banco Next

Atrelado ao Banco Bradesco, o Next se apresenta com um visual bastante atraente para quem deseja migrar para uma conta digital. Confira suas vantagens e desvantagens segundo o Gorila....

como investir no exterior
Artigos

Como investir no exterior sem sair do Brasil

Procurando investir no exterior? Dá para aplicar sem enviar os recursos lá fora ou então diretamente pela bolsa estrangeira. Confira! ...

Mercado

MORNING CALL – 16/11/20

Mercados Globais: Bom humor global com a assinatura do maior acordo comercial do mundo, que envolve 15 economias da Ásia e do Pacífico com o objetivo de reduzir tarifas. Ademais, os indicadores da China e do Japão superaram expectativas, indicando recuperação ...

Mercado

MORNING CALL – 17/11/2020

Mercados Globais: Bolsas realizam lucros após o rali de ontem. A maioria dos índices da Europa e dos futuros de NY operam com queda, levando em consideração também o receio de que até que ocorra a imunização contra a covid-19, muitas economias continuarão ...

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se