Gestão passiva x gestão ativa: conheça as diferenças! - Gorilando

Artigos

Gestão passiva x gestão ativa: conheça as diferenças!

17/03/2020

Se você pretende investir em um fundo de investimentos será preciso escolher entre uma gestão passiva ou uma gestão ativa de investimentos. Mas afinal, você sabe qual a diferença entre elas? 

Compreender as distinções e fazer a escolha certa pode impactar no rendimento do seu investimento. Por isso, você deve saber como funciona a gestão passiva e ativa para descobrir a gestão mais adequada ao seu perfil e aos seus objetivos de investimento.

Então continue a leitura do artigo para entender mais sobre a gestão passiva e a gestão ativa de fundos de investimentos e tomar decisões mais acertadas em relação às suas escolhas quanto aos fundos de investimento!

O que é a gestão de fundos de investimentos? 

Quando participamos de fundos de investimentos sabemos que o fundo escolhido fica a cargo de um gestor, que é a pessoa responsável pela gestão dessa modalidade.

Logo, gerenciar fundos é um trabalho que envolve a escolha dos melhores investimentos para compor a carteira e a administração mais adequada para obter bons rendimentos. O gestor pode ou não ter essa liberdade de escolha, mas deve sempre respeitar as regras e os regulamentos preestabelecidos. 

Por exemplo, se o fundo determina no regulamento que investe apenas em títulos de renda fixa, como LCI, LCA e CDBs, o gestor não poderá investir em imóveis para locação – que seria um investimento característicos dos fundos imobiliários.

No entanto, neste caso, o gestor terá ainda a liberdade para escolher os melhores títulos de renda fixa, analisando o cenário e buscando a melhor relação risco e retorno. 

Entender o papel do gestor é fundamental para que você saiba quais exatamente são as suas funções e as regras que ele deve seguir para gerir o investimento. Além disso, você precisa saber se a gestão é passiva ou ativa. 

Entenda mais sobre cada uma destas opções a seguir. 

O que é a gestão ativa? 

A gestão ativa é aquela na qual o gestor tem um papel mais ativo nas decisões de investimento e composição da carteira do fundo, procurando superar índices e benchmarks

Logo, como investidor, se você aplica seus recursos financeiros em um fundo com gestão ativa, precisa avaliar se os seus objetivos estão alinhados com a política do fundo. Afinal, o resultado do fundo depende muito das decisões que o gestor tomar.

É interessante também conhecer o histórico de gestão deste gestor. Apesar de a rentabilidade passada não ser garantia de rentabilidade futura, ela pode ajudar o investidor a avaliar a gestão e tomar sua decisão de investimento.

Quais as vantagens da gestão ativa?

Uma das principais vantagens dos fundos de investimentos com uma gestão ativa está nas maiores chances de se obter ganhos acima dos índices de referência. 

Entretanto, para ter bons resultados, é fundamental que o fundo tenha uma equipe qualificada, sempre atenta às oportunidades que o mercado oferece. E é justamente por isso que o investidor deve conhecer o histórico de gestão do fundo.

Quais as desvantagens da gestão ativa? 

Uma das desvantagens da gestão ativa está nas taxas de administração e de performance. Isso porque elas podem ser mais altas se comparadas às da gestão passiva. 

Tenha em mente que a gestão ativa envolve o trabalho do gestor, que precisa estar sempre buscando escolher os melhores momentos para investir – e as melhores oportunidades que, eventualmente, surgem no mercado para ampliar os ganhos dos cotistas. 

O que é a gestão passiva? 

Na gestão passiva, por outro lado o gestor tem um papel mais passivo na composição do portfólio do fundo. Ou seja, atua de uma forma mais previsível. 

Aqui, o gestor procura garantir que o fundo tenha uma rentabilidade praticamente idêntica ao benchmark do fundo. Um exemplo são os fundos de índice – que espelham um determinado indicador, como é o caso do BOVA11. 

Quando o indivíduo aplica em um fundo com gestão passiva não pode contar, portanto, com a atuação ativa do gestor. 

Quais as vantagens da gestão passiva? 

As vantagens dessa modalidade estão bastante relacionadas à previsibilidade de rentabilidade. Alguém com perfil de investidor menos arrojado, por exemplo, pode acabar optando por este tipo de fundo – uma vez que a projeção de rentabilidade estará sempre alinhada ao benchmark do fundo.

Quais as desvantagens da gestão passiva? 

A característica de buscar rentabilidade baseando-se em um índice de referência, no entanto, faz da gestão passiva menos atraente na comparação com a gestão ativa para investidores que buscam rendimentos acima da média.

Afinal, a atuação do gestor acaba se tornando muito mais limitada em relação à composição da carteira do fundo – que estará espelhando um índice.

Gestão passiva vs gestão ativa: qual delas escolher? 

Apesar de não ser o único critério para escolher um fundo de investimento, a forma de gestão precisa sim ser levada em conta na hora de investir. 

Por isso, na hora de escolher qual gestão se adequa melhor aos seus objetivos, analise os seguintes requisitos:

  • taxas: fundos com gestão ativa costumam cobrar taxas de administração mais altas e uma taxa de performance;
  • nível de risco: fundos com gestão ativa podem apresentar maiores riscos;
  • seu perfil de investidor: antes de investir em qualquer investimento, pense se o seu perfil tem mais tolerância a riscos, pois os investimentos com gestão passiva podem ter riscos menores em muitos casos;
  • objetivos do gestor: se você tem um perfil mais agressivo e pretende investir em um fundo com gestão ativa, é preciso conhecer os objetivos e o perfil do gestor, pois ele será o responsável pela montagem da carteira do fundo;
  • condições do mercado: em ambos os casos, é essencial analisar o mercado e as opções de fundos disponíveis para investimento. Em algumas situações pode valer a pena optar por uma gestão ativa em detrimento da passiva, ou vice-versa.

Concluindo

Como você percebeu, a gestão passiva e a gestão ativa são bastante diferentes e possuem características próprias. Enquanto na ativa o gestor tem liberdade para buscar os melhores resultados para os cotistas, na gestão passiva o gestor tem uma atuação muito mais passiva – e, portanto, mais previsível.

Portanto, antes de escolher um fundo para investir, procure identificar qual o tipo de gestão envolvida e avalie seus objetivos e seu perfil de investidor. Desta forma ficará mais fácil tomar uma decisão mais sólida e alinhada às suas necessidades. 

E você, quer continuar aprendendo sobre fundos de investimento? Então confira agora como escolher fundos imobiliários para investir

O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Já sabemos que a poupança não é a melhor alternativa para quem quer investir, não é mesmo? No meio dessa jornada, temos as corretoras de investimento. Entenda como funcionam esses "shoppings financeiros". ...

Guia de Bancos

Banco Next

Atrelado ao Banco Bradesco, o Next se apresenta com um visual bastante atraente para quem deseja migrar para uma conta digital. Confira suas vantagens e desvantagens segundo o Gorila....

investimento para os filhos
Artigos

Conheça opções de investimento para os filhos

O Gorila resolveu dar uma mãozinha para quem quer fazer um investimento pensando nos filhos. As opções vão além da clássica poupança. ...

Artigos

7 principais taxas cobradas na hora de investir

Conheça 7 principais taxas cobradas para investir seu dinheiro e prepare-se ainda melhor para fazer seus investimentos no mercado financeiro. ...

Artigos

5 Dicas de ouro para controlar seu orçamento mensal

Você sabe como controlar seu orçamento mensal? Leia o artigo e descubra como fazer isso sem mistérios e dificuldades e saiba controlar sua vida financeira! ...

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se