Como manter as finanças organizadas em 2020? - Gorilando

Artigos

Como manter as finanças organizadas em 2020?


Passar o novo ano com as contas organizadas é um grande desafio, porém necessário. Confira agora como manter as finanças em ordem em 2020!

07/01/2020

Organizar as finanças em 2020 deve ser o objetivo de todos. Afinal, você não quer passar por dificuldades financeiras e muito menos prejudicar sua vida por falta de organização neste novo ano, correto? 

Por isso, sua vida financeira precisa ser uma das suas prioridades para começar o ano bem e continuar com uma boa qualidade de vida no seu decorrer.

Muitos sabem da importância desse controle. Contudo, na prática, grande parte das pessoas não sabe como fazer isso. 

Felizmente, se você tem dúvidas, este artigo está aqui para lhe ajudar nessa missão! Aprenda agora a manter as finanças em 2020 em ordem e tenha um ano organizado e proveitoso!

Comece o ano analisando suas dívidas

O início do ano deve ser o momento para analisar suas despesas e também o seu fluxo de entradas, para saber como está sua condição financeira. Utilize os primeiros dias para ver se há gastos desnecessários, que podem ser eliminados ou, pelo menos, ter seus valores diminuídos.

Tente planejar e projetar seus gastos para os próximos meses para ter uma noção do quanto você vai precisar para viver bem. Depois disso, corte todos os gastos em excesso e diminua suas despesas, como trocar planos de internet e celular por outros mais baratos, dentre outras medidas. 

Faça um orçamento mensal para ter uma noção dos seus gastos até o final do ano. Se você tem dúvidas de como fazer isso, aprenda a fazer uma planilha de despesas mensais com facilidade e eficiência clicando aqui

Crie o hábito de poupar

Organizar suas despesas e entradas e eliminar o que for excedente lhe ajudará na tarefa de equilibrar as contas. Assim, poupe o máximo que puder todos os meses. 

Com esse dinheiro que “sobrou”, você pode quitar dívidas, caso tenha alguma. Pague o máximo de dívidas que tiver. 

Depois de quitar seus débitos, você precisa analisar se tem ou não uma reserva de emergência. Uma reserva é essencial para imprevistos ou no caso de algo inesperado acontecer, como a perda do emprego, entre outras situações adversas. 

Essa reserva deve ser composta por, no mínimo, 6 vezes a quantia que você utiliza por mês para viver. Ou seja, se você precisa de 2 mil reais para passar um mês, isso significa que sua reserva emergencial precisa ser de, pelo menos, 12 mil reais. 

Quem não tem esse dinheiro, precisa utilizar o que foi poupado para montar essa reserva. Caso você não saiba como montar sua reserva de emergência, confira como colocar em prática clicando aqui

Por outro lado, se tem um dinheiro próprio para isso, comece a procurar formas de fazer esse dinheiro render. 

Eduque-se financeiramente

Além de arrumar suas contas e ter o compromisso de poupar todo mês para montar sua reserva financeira e guardar para o seu futuro, você precisa buscar educação financeira

Esse tipo de conhecimento é fundamental para quem quer ter um futuro tranquilo, uma boa qualidade de vida e, claro, uma condição financeira favorável. A educação financeira lhe ajudará a entender sobre as diferentes formas de investimento, algo essencial para fazer seu dinheiro render para o futuro e para atingir as metas de curto, médio e longo prazo. 

Falando nas metas, você também saberá defini-las e organizar-se para cumpri-las no tempo que deseja. 

Assim, saber organizar as finanças pessoais não será difícil, pois esse estudo lhe abrirá a mente em relação a manipulação do dinheiro e finanças em 2020.

Você vai aprender a não comprar por impulso, evitar prejudicar a sua vida financeira e passará a utilizar seus rendimentos com sabedoria e responsabilidade. Educar-se nesse sentido é libertador. Por isso, não espere muito e comece agora mesmo! 

Escolha os melhores investimentos para seu perfil

Com o conhecimento adquirido sobre finanças, você será apresentado a vários tipos de investimentos. Depois de entender sobre eles e descobrir qual o seu perfil de investidor, comece a por em prática seus conhecimentos e a investir.

Busque diversificar ao máximo seus investimentos, mas sempre leve em consideração seus objetivos e o seu perfil, pois há diversas aplicações que, apesar de interessantes – como investimentos em bolsa de valores, não servem para todos os investidores. Afinal, há quem não seja tolerante a perdas e a grandes riscos. 

Por isso, leve sempre em consideração esses detalhes na hora de investir.

Mude de hábitos

A educação financeira lhe ajudará muito na mudança de hábitos. Assim, tem a chance de se livrar de costumes tóxicos e de crenças limitantes. De qualquer forma, você precisa ter força de vontade e aplicar no seu dia a dia o que aprendeu e controlar as finanças em 2020.

Isso porque não dá para melhorar de vida e organizar as finanças pessoais sem agir e, muito menos, sem persistência. Por isso, você terá que identificar seu padrão de vida e se esforçar para encaixar-se nele, eleger prioridades e utilizar seu dinheiro no seu futuro, nas suas metas e objetivos e, principalmente, no que é importante para você. 

Esse processo envolve abrir mão de diversas outras coisas que gostamos para focarmos naquilo que realmente desejamos. O conhecimento é importante, mas agir e colocar em prática, resistindo a tentações e controlando seus impulsos é o que lhe fará alcançar aquilo que tanto almeja. 

Entenda o seguinte: finanças organizadas não é compatível com uma vida cheia de gastos, ostentação e satisfação de todos os desejos de consumo. Esse procedimento pode ser difícil, mas com o tempo e maturidade isso se torna um costume. 

Seja extremamente organizado

Você já percebeu que organização é a chave de tudo, certo? Mas não custa colocar ênfase. Organizar todas as suas contas, despesas e entradas lhe poupará tempo e muita dor de cabeça por ficar pensando no que você precisa pagar. 

Organização financeira envolve a implementação de diversos processos simultâneos: desde anotar todos os gastos e pagar todas as contas em dia até os simples atos de pesquisar pelos melhores preços e comprar no local mais em conta. 

Exatamente por isso que a palavra de ordem do seu planejamento financeiro para 2020 deve ser essa: organização. 

Suas horas vagas valem ouro

Utilize suas horas vagas para aprender algo novo ou utilizar seus conhecimentos e talentos para aumentar sua renda. 

Ter uma renda extra e aumentar seus ganhos lhe fará muito bem, porque além de utilizar seu tempo livre de forma eficiente, você poderá garantir uma quantia a mais para investir, fazer algo que gosta, aprender uma atividade nova ou se presentear com uma viagem, por exemplo.

Por isso, não deixe de pensar em maneiras de rentabilizar seu hobby e procure formas de ganhar dinheiro. Você se sentirá mais útil e feliz com o dinheiro extra que entrar na sua conta.

Faça tudo isso de novo

Seguir essas dicas lhe fará ter uma vida financeira organizada e, assim, terá dinheiro para o que realmente importa e para seu futuro, principalmente. Mas isso não significa que, depois de um tempo, você pode voltar a uma vida de gastos sem responsabilidade. 

Leve essas lições para os próximos anos que, dessa forma, dificilmente terá problemas financeiros pela falta de organização, maus hábitos e mau uso do dinheiro. Assim, seus próximos anos serão ótimos para o seu bolso e lhe trarão saúde e muita qualidade de vida. 

Manter as finanças em 2020 organizadas precisa ser um dos maiores compromissos que você deve firmar consigo mesmo nesse ano. Por isso, tenha esse comprometimento, organize-se, mude de hábitos e busque a educação financeira para fazer seu dinheiro render e você ficar firme no seu foco! Gostou do artigo? Então continue seu aprendizado! Confira agora 9 podcasts sobre investimentos, aprenda um pouco mais sobre o assunto e veja dicas valiosas para melhorar sua vida financeira!

O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Já sabemos que a poupança não é a melhor alternativa para quem quer investir, não é mesmo? No meio dessa jornada, temos as corretoras de investimento. Entenda como funcionam esses "shoppings financeiros". ...

Guia de Bancos

Banco Next

Atrelado ao Banco Bradesco, o Next se apresenta com um visual bastante atraente para quem deseja migrar para uma conta digital. Confira suas vantagens e desvantagens segundo o Gorila....

Artigos

COVID-19: veja a perspectiva de assessores de investimento

Num cenário sem precedente, veja o que assessores de investimento têm a dizer sobre o contexto que surge e como conduzir os clientes da melhor forma ...

cdb e cdi
Artigos

Entenda a diferença entre CDB e CDI

O CDB é um investimento de renda fixa no qual o cliente empresta dinheiro para o banco. Já o CDI é uma taxa usada entre as instituições bancárias. ...

Artigos

Entenda o que é Open Banking

Ainda em processo de regulamentação no Brasil, modelo pode ser explicado como a transferência da posse dos dados bancários para os clientes...

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se