Como investir na bolsa americana [GUIA] - Blog do Gorila

Artigos

Como investir na bolsa americana: Saiba mais


A bolsa americana oferece uma gama de opções para o investidor que busca maior diversidade e ganhos financeiros. Veja como operar nesse mercado.

03/11/2020

Já imaginou ser sócio das maiores empresas do mundo? O mercado de ações norte-americano é muito mais desenvolvido do que no Brasil. Isso desperta o interesse de inúmeros investidores ao redor do mundo. E hoje o Gorila vai explicar o passo a passo de como investir na bolsa americana. Acompanhe! 

As bolsas dos EUA possuem uma variedade muito maior de ações disponíveis do que a B3 – a bolsa brasileira, o que estimula ainda mais as pessoas a aplicarem. As bolsas de lá têm mais de 10 vezes o número de empresas que temos aqui. Alguns dos exemplos são bem conhecidos e estão presentes constantemente em nosso dia a dia, como: Google, Facebook, Amazon, Apple e Netflix. 

Só lembrando que você também consegue investir em empresas estrangeiras sem sair do país através dos BDRs. 

Leia aqui

BDRs: saiba o que é e como investir

Se você está interessado em saber como investir na bolsa americana diretamente, acompanhe o passo a passo abaixo:

1. Como investir na bolsa americana por meio de corretoras

O primeiro passo é abrir conta em uma corretora americana, mas nem todas as instituições financeiras de lá aceitam estrangeiros. Por isso, é necessário que você faça uma pesquisa para saber quais instituições permitem a abertura de conta de brasileiros.

Você encontra algumas opções de corretoras no artigo que fizemos sobre Como investir no exterior sem sair do Brasil.

Feito isso, verifique se a corretora possui registro na FINRA (Autoridade Regulatória da Indústria Financeira) e autorização da SEC (Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos). Além disso, compare as taxas cobradas sobre as transações. Mais adiante vamos explicar alguns desses custos.

Geralmente os documentos solicitados para abertura de conta são: cópia do CPF, declaração do IR, comprovante de residência, cópia do passaporte e um documento chamado W-8BEN, que indica que você é brasileiro e tem interesse em investir na bolsa americana.

Depois é só aguardar a confirmação da corretora e fazer seu primeiro depósito. Certifique-se que o seu banco faz transações de câmbio internacional. 

A maioria das operações são feitas pela internet através do home broker e segue a mesma lógica de quando você compra ou vende ações por aqui. Basta escolher os produtos financeiros que vai investir. Conheça alguns deles:

ETF: o Exchange-Traded Fund, ou fundo de índice, é um fundo de investimento negociado na Bolsa como se fosse uma ação. Geralmente, os fundos de índice acompanham um índice de título ou índice de ações.

Stocks: são as ações propriamente ditas. São negociados papéis tanto das Blue Chips, aquelas com grande volume e liquidez, quanto das Small Caps, ações com capitalização abaixo das demais. 

REITs: o Real Estate Investment Trust é uma espécie do que conhecemos aqui no Brasil como os Fundos Imobiliários. Essa forma de investimento é bem difundida fora do país. 

Um REITs é uma empresa imobiliária que tem a obrigatoriedade de distribuir, no mínimo, 90% da sua receita anual em dividendos aos acionistas.

Mutual Funds: é um fundo de investimento operado por gestores, que alocam os ativos do fundo e tentam produzir ganhos de capital ou renda para os seus investidores. 

No Gorila você pode, inclusive, cadastrar seus investimentos no exterior e acompanhar a rentabilidade deles dentro da sua carteira de investimentos. 

Como investir na bolsa americana e cadastrar o ativo no Gorila
Cadastre ações americanas, ETF, REITs, Mutual Funds, BDRs, além de ativos no Brasil no Gorila

2. Quais são as bolsas americanas

Você já deve saber que o mercado de ações nos Estados Unidos é o maior do mundo, tanto em volume financeiro, quanto pelo tamanho das empresas. Somando a Bolsa de Nova York e a NASDAQ, são ofertados mais de 5000 papéis. 

Apesar de estarem localizadas em Nova York, há algumas diferenças entre as duas bolsas:

Nyse

Conhecida como NYSE (The New York Stock Exchange), a Bolsa de Nova York fica em Wall Street e é considerada a maior bolsa de valores do mundo. Criada em 1817, a NYSE conta com ações de indústrias e empresas que estão há mais tempo no mercado, como por exemplo Walmart e Johnson & Johnson.

NASDAQ

Já a NASDAQ (National Association of Securities Dealers Automated Quotations) foi criada em 1971 e é a segunda maior bolsa de valores americana. Ela está localizada em Times Square e reúne a carteira de empresas mais novas e focadas no mercado de tecnologia, como Amazon e Google.

Em relação ao horário, ambas abrem às 9h30 e fecham às 16h, horário de Nova York (horário do leste), de segunda a sexta-feira.

3. Os índices das ações americanas

Da mesma forma que no Brasil temos o Ibovespa como benchmark financeiro das ações, o mercado americano também tem seus índices que ajudam o investidor a medir uma seção do mercado acionário. Vamos conhecê-los. 

S&P 500

Este índice mede o valor das 500 maiores empresas cotadas na Bolsa de Valores de Nova York e é considerado a melhor representação do mercado de ações geral dos EUA. 

Nasdaq 100

Ele mede o valor das 100 maiores empresas cotadas na Nasdaq Stock Exchange. É considerado como a melhor representação do setor de tecnologia dos Estados Unidos.

Dow Jones 30

Foi criado em 1896 para acompanhar o desempenho do mercado de ações dos EUA. O objetivo das 30 ações cotadas no índice é refletir os setores dominantes que ajudam a economia americana. Hoje em dia inclui empresas como Disney, McDonald’s, Coca-Cola e Nike. 

Custos de investir na bolsa americana

Na hora de enviar valores para o exterior você está sujeito à cotação do câmbio, além da cobrança de 0,38% de IOF. Também deve ser levado em consideração o preço da corretagem e o spread da operação, que equivale a taxa para converter dólares em reais via remessa online. 

Em relação ao Imposto de Renda, o Brasil e os Estados Unidos têm acordos que fazem com que a declaração de IR seja feita apenas no país de residência fiscal do cliente.

É preciso declarar à Receita Federal os seus investimentos e recolher os impostos sobre ganhos de capital. As alíquotas são progressivas, e assim os ganhos de até R$ 5 milhões têm cobrança de 15% e os acima de R$ 30 milhões, cobrança de 22,5%. 

Já em relação aos dividendos, enquanto no Brasil não há cobrança, quem investe em ações americanas precisa pagar um imposto progressivo de até 27,5% sobre dividendos e rendimentos recebidos de fonte no exterior.

Leia também

Tributação de dividendos: entenda o que está em jogo

Vale sempre dizer que os investimentos a serem feitos devem estar adequados à sua situação financeira, ao perfil de risco e aos objetivos de investimento.

Controle a rentabilidade dos seus investimentos nos EUA com o Gorila

Com o Gorila você consegue acompanhar seus ativos, incluindo investimentos no exterior, como as ações da bolsa americana.

Passo-a-passo para cadastrar ativos no exterior no Gorila:

  • Na versão web, basta escolher “Investimentos no Exterior” na hora de cadastrar seus investimento;
  • No aplicativo mobile, escolha a bandeirinha vermelha no boletador;
  • Digite o código do seu ativo, o nome da corretora e a data da compra;
  • Cadastre o valor do dólar pago no momento da compra. Ele será importante para o Gorila calcular a rentabilidade do investimento,
  • Por fim, indique a quantidade de ativos comprados (o Gorila aceita valor fracionado menor que 1).
Como investir na bolsa americana e cadastrar o ativo no Gorila

Pronto! Agora o Gorila vai calcular a rentabilidade do seu investimento na bolsa americana tanto em relação à valorização do ativo quanto em relação à variação cambial.

Faça já sua conta, é fácil, completo e de graça. 

Através das nossas redes você fica por dentro das novidades do mercado além de saber mais sobre investimentos nos nossos artigos: Facebook, Instagram, Twitter , Linkedin e Telegram!

O Gorila oferece ferramentas para que você possa entender as opções de investimentos e tomar as melhores decisões quando se trata do seu dinheiro. Os guias que oferecemos e as informações que providenciamos são transparentes e isentas. Nós apresentamos os prós e contras das opções atualmente disponíveis. Esperamos que encontre o que é melhor para você!

VEJA TAMBÉM...

corretoras de investimentos
Guia de Corretoras

Corretoras de Investimentos

Já sabemos que a poupança não é a melhor alternativa para quem quer investir, não é mesmo? No meio dessa jornada, temos as corretoras de investimento. Entenda como funcionam esses "shoppings financeiros". ...

Guia de Bancos

Banco Next

Atrelado ao Banco Bradesco, o Next se apresenta com um visual bastante atraente para quem deseja migrar para uma conta digital. Confira suas vantagens e desvantagens segundo o Gorila....

BDRs
Artigos

BDRs: saiba o que é e como investir

Os BDRs estão se tornando mais acessíveis para os investidores em geral. Confira como investir em papéis de Amazon, Apple, Netflix e mais. ...

Mercado

MORNING CALL – 16/11/20

Mercados Globais: Bom humor global com a assinatura do maior acordo comercial do mundo, que envolve 15 economias da Ásia e do Pacífico com o objetivo de reduzir tarifas. Ademais, os indicadores da China e do Japão superaram expectativas, indicando recuperação ...

Mercado

MORNING CALL – 25/11/20

Mercados Globais: Véspera de feriado de Ação de Graças nos EUA, mercados operam em leve queda, aproveitando para realizar o lucro após o rali global de ontem. Dados de atividade podem indicar o nível de retomada da economia em meio a temores com avanço de ca...

Dashboard Gorila Invest

Gorila Invest

A melhor plataforma para
controlar seus investimentos

Uma nova forma de olhar para o seu dinheiro. Tenha suas informações financeiras consolidadas em um único lugar

Registre-se agora

Faça seu login

ou
Esqueceu sua senha?
AINDA NÃO TEM CONTA?
Cadastre-se