Short Squeeze: Entenda a especulação que esmagou os mercados
Devido a um movimento especulativo coordenado nos EUA as ações da GameStop inflaram mais de 1000% em um mês, e em apenas 1 dia, 133%. Isso levou a prejuízos milionários de grandes fundos de investimento. Quer saber por que e entender o que é o short squeeze? Continue neste artigo!
Ficar short
Também chamado de ficar vendido, esta é uma posição na qual o investidor se beneficia da queda do preço de um ativo.
Existem várias formas de operar vendido, através de derivativos, como opções ou futuros, ou através do aluguel. A seguir, vamos explorar essa modalidade com mais profundidade.
Veja também:
Estratégias com Opções
Mercado de Derivativos
Aluguel de ações
Investidores que possuem um certo ativo e não pretendem se desfazer dele no curto prazo conseguem uma renda extra emprestando o papel para outros investidores, cobrando uma taxa de aluguel.
O “tomador” da ação emprestada a utilizará para instantaneamente vender no mercado a um preço X, para no futuro recomprar a mesma quantidade de papéis para devolver ao “doador” original.
O tomador faz essa movimentação acreditando que os preços devem cair, e portanto, lucra se conseguir recomprar as ações a um preço menor do que vendeu no mercado em D0.
Esta é a chamada venda a descoberto, quando se negocia uma ação no mercado sem tê-la na carteira.
O Short Squeeze
O Short Squeeze ocorre quando o preço de um ativo dispara e os investidores que tinham posições vendidas correm para comprar o papel o quanto antes para evitar prejuízos maiores, temendo que a tendência de alta se mantenha.
Este é um movimento atípico que ocorre pelo “sufocamento de posições vendidas”. Geralmente acontece com ações cuja quantidade de papéis alugados é elevada (tome por parâmetro o limite da B3 de 20% das ações em circulação no mercado).
GameStop e IRB
Haviam importantes Hedge Funds que apostavam na desvalorização da varejista de vídeo games, mas o rali das ações instaurou o temor de uma nova tendência de alta, e consequentemente, uma corrida para zerar as posições vendidas. A onda compradora dos próprios gestores dos fundos elevou ainda mais os preços, configurando assim, um short squeeze.
No dia seguinte, seguindo o movimento no exterior, investidores brasileiros se reuniram para “bombar” as ações IRBR3. A resseguradora IRB Brasil também tinha vários investidores com posições vendidas, que se prejudicaram do rali de 18% no dia 28/01/21.
A legalidade do movimento
A especulação é uma estratégia permitida e tomar posições short apostando na desvalorização dos preços é uma prática comum dos mercados. Entretanto, a manipulação de mercado ou a criação de condições artificiais de demanda é um crime contra o mercado de capitais, estando prevista em lei na CVM.
Sua Renda Extra
Veja os ativos que você pode colocar em aluguel:
- Ações de empresas abertas e listadas na B3
- Units
- Cotas de Fundos de Índices (ETFs)
- BDRs Patrocinados
- BDRs Não Patrocinados Nível I
- Cotas de Fundos de Investimentos Imobiliários
- Cotas de Fundos de Investimentos em Participações
Agora, caso você queira pegar emprestado algum ativo, a B3 exige garantias para cobrir o risco do doador não receber os papéis de volta do tomador. Vale lembrar que operar a descoberto é uma estratégia arriscada, e só é recomendada para investidores agressivos e experientes.
Mais conteúdos
Acompanhe a rentabilidade da sua carteira de investimento com o Gorila.
Siga nossas mídias para ficar por dentro do mercado: Facebook, Instagram, Twitter , Linkedin e Telegram.
Este artigo foi útil?