Saiba como é calculado o IPCA e como afeta os investimentos

O IPCA é considerado o termômetro oficial da inflação tem como objetivo monitorar a variação nos preços dos produtos. Veja como é calculado o IPCA.
Foto de perfil do autor
Por Alvara Bianca - 22/01/2020
Atualizado em 27/07/2022
4 min de leitura

SOUNDTRACK PARA OUVIR COM ESTE POST

Você já ter visto reportagens sobre como é calculado o IPCA, que é considerado o índice oficial de inflação do país, não é mesmo? O Índice de Preços ao Consumidor Amplo foi criado com o objetivo é monitorar a variação nos preços dos produtos de mercado para o consumidor final. Hoje vamos explicar como o IPCA é calculado e também como afeta seus investimentos.

Sim, já reparou que há vários investimentos atrelados à inflação, como por exemplo o Tesouro IPCA+, um dos investimentos que pode ser interessante para quem quer planejar a aposentadoria.

Como é calculado o IPCA

Primeiramente, vamos explicar como é calculado o valor do IPCA. Todos os meses, o IBGE faz uma pesquisa de preços em estabelecimentos comerciais, domicílios, com prestadores de serviços e concessionárias de serviços públicos.

O período de coleta do IPCA vai do dia 1º ao dia 30 ou 31, dependendo do mês. O objetivo é identificar, por meio do levantamento, os preços cobrados efetivamente ao consumidor, em pagamentos à vista.

Vale lembrar que os preços obtidos são os efetivamente cobrados ao consumidor, para pagamento à vista. Na pesquisa são considerados nove grupos de produtos e serviços: alimentação e bebidas; artigos de residência; comunicação; despesas pessoais; educação; habitação; saúde e cuidados pessoais; transportes e vestuário. 

Cada grupo possui um peso diferente no cálculo e eles ainda são subdivididos em outros itens. Ao todo, são consideradas as variações de preços de 465 subitens. É bastante coisa.

Cálculo da inflação a partir de 2020

É interessante mencionar que os novos hábitos de consumo dos brasileiros vão mudar também os dados que o IBGE usa para fazer o cálculo da inflação. 

Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, a partir deste mês, saem da lista itens cujo peso ficou menor no orçamento das famílias, como aparelhos de DVD, máquinas fotográficas, microondas, liquidificadores e orelhões.  

Em contrapartida, a pesquisa vai incluir 56 novos serviços e produtos que ganharam importância na última década, como transporte por aplicativos, serviços de streaming (como Netflix e Spotify), tratamento de animais domésticos e até mesmo macarrão instantâneo. 

O IPCA mede a inflação para que parcela da população?

O IPCA mede a inflação para famílias com renda mensal entre 1 e 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, residentes nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém e Vitória, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e de Brasília. 

Para que é usado o IPCA?

O índice nada mais é do que o reflexo do custo de vida da população nessas regiões. Assim, o Banco Central usa o IPCA para checar se a meta estabelecida para a inflação está sendo cumprida.

Ele foi criado em 1979, mas só depois dos anos 2000, por determinação do Conselho Monetário Nacional (Copom), que o IPCA passou a ser considerado pelo Banco Central como o indicador oficial da inflação. Desde então, é a partir das elevações dele que o Copom opta por elevar ou diminuir a taxa básica de juros no país. A última reunião do Copom reduziu a Selic para 4,5% a.a. 

Investimentos atrelados ao IPCA

Depois de descobrir como é calculado o IPCA, agora vamos ver como ele afeta os seus investimentos. É importante lembrar que todo investimento bacana precisa ter um rendimento que pelo menos acompanhe a inflação. Isso porque ele vai garantir o seu poder de compra. 

Pense num cenário fácil como o da poupança: com a Selic na atual taxa o rendimento já está praticamente igual ao valor da inflação. 

Daqui a pouco deixar o din din lá é como perder grana porque você já não consegue comprar as mesmas coisas lá na frente, por conta da inflação. Vale lembrar que a inflação fechou 2019 em 4,31%. Veja abaixo um exemplo. 

Agora vamos conhecer alguns tipos de investimentos atrelados à inflação:

Tesouro Direto

Dentre os vários títulos de tesouro direto, o IPCA+ é justamente aquele que paga o IPCA no período da aplicação acrescido de uma taxa fixada. Entre as vantagens estão garantir o poder de compra no futuro.

LCI e LCA

As LCIs e LCAs geralmente tem seu rendimento atrelado ao CDI, mas em algumas modalidades ela tem como benchmark o IPCA. Descubra aqui quais são os principais benchmarks financeiros

Fundos de investimento 

Além desses, alguns fundos de investimento em renda fixa também incluem títulos com remuneração atrelada ao IPCA. 

Curtiu saber mais sobre como é calculado o IPCA?

E agora como vai ser a composição da sua carteira de investimentos? Já sabe que com o Gorila você encontra a praticidade de controlar seus ativos. Inclusive, no gráfico de rentabilidade você pode selecionar o IPCA como benchmark. 

Aproveite para compartilhar este artigo e seguir o Gorila nas mídias sociais:  Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin

aprendafundosindicadoresIPCAlcalcipolítica econômicapolítica monetáriaselictaxas

Compartilhe

Este artigo foi útil?

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Artigos Relacionados

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Compartilhe