“Cada cliente tem uma capacidade e tolerância de risco” – Ricardo Guimarães

Fundador da Vita Investimentos, Ricardo Guimarães, explica qual o valor adquirido ao contratar um consultor de investimentos. Veja os destaques da live.
Ricardo Guimarães
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Vale a pena contratar um consultor de investimentos? Foi essa a pergunta que o Gorila tentou responder na live com Ricardo Guimarães Filho, que é CFP, sócio-fundador e CIO da Vita Investimentos.

Ele trabalhou por 12 anos entre São Paulo e Nova Iorque nas tesourarias dos bancos Macquarie Bank, Morgan Stanley e Goldman Sachs. Então, em dezembro de 2016, fundou a Vita, onde é o responsável pela seleção e recomendação de investimentos para os clientes.

Quer descobrir o que muda na sua estratégia quando você contrata um profissional como Ricardo Guimarães? Continue lendo!

Personalização a longo prazo conforme às necessidades 

“Cada cliente é único e é impossível  ter uma carteira padrão para todos”, comentou Guimarães. Isso acontece porque “Cada um tem uma necessidade numa hora específica. Todo cliente tem uma gestão de liquidez diferente da do outro. Cada cliente tem uma capacidade de risco e tolerância de risco”, continuou. 

Assim, Guimarães e a Vita desenvolveram a própria metodologia para aconselhar clientes. Um dos principais aprendizados foi referente às estratégias de longo prazo no Brasil. 

O consultor afirmou que “O brasileiro não tem uma visão de longo prazo e já começamos a empresa com ela em mente”. Dessa forma, na estratégia da companhia, a carteira do cliente é montada pensando no futuro. “Existem meses ruins e meses bons, mas vamos olhar para os últimos 12, 24, 36 meses do portfólio. Vamos olhar os próximos 5 anos”, exemplificou. 

Leia também:
Finanças comportamentais: você investe de forma racional?

O papel do consultor de investimentos

A pandemia causada pela covid-19 despertou a atenção do brasileiro, deixando-o mais maduro. “Desde março de 2020 o brasileiro começou a entender o que é o longo prazo, ficar mais maduro e a entender que os portfólios vão oscilar”, apontou o especialista. 

Contudo, Guimarães mostrou que ainda assim há um grande papel de educador que o consultor de investimentos deve exercer para instruir seus clientes da melhor maneira.

Ainda durante a live, Ricardo Guimarães traçou a história do consultor de investimentos, mostrando como essa profissão evoluiu durante o tempo. 

Qual o valor que o consultor de investimentos agrega?

Guimarães apresentou alguns dos principais valores que um consultor de investimentos agrega. A ideia dele foi mostrar o diferencial que esse tipo de profissional tem em relação aos gerentes de bancos e agentes autônomos de corretoras.

O primeiro valor foi  “o know-how de alguém que está olhando tudo e coordenando todas aquelas pessoas que vendem produtos para o cliente. De forma que as carteiras individuais de cada instituição se conversam globalmente”.

Depois, Guimarães falou da “tranquilidade de que quando um consultor independente recomenda um produto para o cliente é porque o produto é bom.  Não tem nada  a ver com a remuneração ou custo”. Isso quer dizer que “O corretor independente é remunerado se recomendar ou não o produto”.

“Um outro valor é […] saber para aonde vai o portfólio montado. Ele é um portfólio pessimista, otimista ou defensivo? É internacional ou local? O que se vai ter daqui a 50 anos? Vou ter herança ou não vou ter? Posso parar de trabalhar ou preciso continuar trabalhando? Preciso guardar? Essa parte de planejamento agrega muito valor”, completou.

“O consultor consegue explicar para o cliente o que foi colocado no portfólio e traçar um plano de 10, 20 ou 30 anos”, finalizou. 

Também durante a transmissão, Ricardo Guimarães contou o que a Vitta Investimentos planejou para o ano de 2021. Confira agora a live na íntegra e fique por dentro de todas as perspectivas para este ano:

Use o Gorila

O Gorila é o melhor consolidador de carteiras do mercado. Em um único lugar, todos os ativos da carteira são reunidos e analisados.

Ricardo Guimarães e o time da Vitta Investimentos são usuários do GorilaPRO, nossa versão para escritórios de investimentos. Você possui ou está pensando em contratar um consultor financeiro? Verifique se ele também usa as melhores ferramentas do mercado. 

Além disso, possuímos o plano para investidores. Com ele, na palma da mão você gerencia todos os seus investimentos e acompanha sua rentabilidade da sua carteira. E o melhor: tudo de maneira fácil e gratuita. 

Gostou? Siga a gente nas redes sociais para ficar por dentro de todos os conteúdos e novidades: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Telegram!

*Texto escrito sob supervisão de Álvara Bianca

Controle seus investimentos com o Gorila

Não perca mais tempo com tabelas e planilhas. Conheça uma nova forma de acompanhar a rentabilidade da sua carteira de investimentos.

Controle seus investimentos com o Gorila

E tenha a plataforma mais completa para acompanhar a sua rentabilidade de forma rápida, fácil e transparente.

Leia mais

Leia mais