Radar de mercado: Ibovespa opera em alta, porém o desempenho é limitado por Petrobras
Sob a perspectiva internacional, os principais índices dos Estados Unidos apresentam forte alta na sessão, após o balanço corporativo da Nvidia surpreender o cenário econômico com um desempenho excepcional no último trimestre e projeções que superaram as expectativas, gerando um renovado entusiasmo em relação ao potencial do mercado de semicondutores voltado para a inteligência artificial. O impacto positivo nas ações da empresa não apenas consolidou os ganhos em Wall Street, mas também influenciou de maneira global outras empresas do setor. Esse efeito foi particularmente evidente na Bolsa de Tóquio, que atingiu um pico histórico, enquanto as bolsas europeias mantiveram uma trajetória positiva. Dessa forma, o S&P 500, o Nasdaq e o Dow Jones avançaram 1,62%, 2,38% e 0,67% respectivamente.
Na cena local, o Ibovespa avança 0,18% aos 130.266 pontos, apresentando fragilidade próximo ao início da tarde, influenciado pela reviravolta desfavorável nas ações da Petrobras. Diante desse cenário, o índice busca, ao menos, preservar a marca dos 130 mil pontos, impulsionado pela apreciação significativa dos principais pares de Nova York, em linha ao desempenho recorde no quarto trimestre da Nvidia, juntamente com projeções otimistas. As ações da gigante americana de semicondutores registram um salto de quase 16%, exercendo uma forte influência no setor em Nova York, enquanto os investidores também monitoram os comentários de membros do Fed e dados econômicos dos Estados Unidos.
No mercado futuro, o viés apresentado pelos contratos de juros é de alta, alinhando-se mais ao comportamento do dólar, mesmo com a queda dos rendimentos dos Treasuries no final da manhã. Este movimento pode indicar um ajuste após três dias de declínio, especialmente nos prazos médios e longos, sendo influenciado, em parte, por um leilão de LTN e NTN-F com volumes e riscos (DV01) mais elevados para o mercado. Além disso, os investidores estão reagindo à arrecadação de impostos, que superou as expectativas, gerando preocupações sobre o cumprimento da meta de primário zero em 2024. Vale ressaltar que o resultado não necessariamente impedirá o governo de realizar alterações na meta fiscal, conforme indicam análises. Os comentários de Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária do Banco Central, também estão foram acompanhados de perto pelos investidores.
No câmbio, o dólar à vista apresenta alta na sessão, avançando 0,15%, negociado a R$4,9439, a volatilidade persiste dentro de faixas estreitas, enquanto o volume de transações apresenta uma leve melhora em comparação com o dia anterior. O cenário no mercado de câmbio continua a refletir a instabilidade nos rendimentos dos Treasuries e no valor do dólar norte-americano no cenário internacional, especialmente em um dia de forte desempenho nas bolsas globais, destacando-se Nova York. Isso se deve ao notável avanço nas ações da Nvidia após a divulgação do balanço trimestral, revelando lucros acima das expectativas e uma receita recorde.
Este artigo foi útil?