Radar de mercado: Principais índices recuam à espera da ata do FOMC
No cenário internacional, os principais índices recuam nos Estados Unidos, antecipando-se a dois eventos significativos a serem divulgados à tarde, em meio a um começo de semana relativamente tranquilo, os investidores aguardam a ata do Federal Reserve e o relatório financeiro da Nvidia. As taxas dos Treasuries estão apresentando oscilações, enquanto o dólar mantém uma posição estável em relação às moedas concorrentes. O mercado de petróleo registra ganhos modestos, com os investidores aguardando desenvolvimentos adicionais no cenário da guerra no Oriente Médio, marcado pelo ultimato de Israel e pela pressão internacional por um cessar-fogo. Dessa forma, o Dow Jones, o S&P 500 e o Nasdaq recuam 0,16%, 0,22% e 0,75% respectivamente.
Na cena local, o Ibovespa registra queda de 0,32% aos 129.502 pontos, impulsionado pelo desempenho ruim das commodities no exterior e pelo recuo dos principais pares nos Estados Unidos. Os investidores aguardam ansiosos pela divulgação da ata do Federal Reserve (Fed) no período da tarde, na busca por indícios sobre as futuras decisões relacionadas às taxas de juros nos Estados Unidos. O recuo do Índice Bovespa é de intensidade moderada, sendo suavizado principalmente pela valorização das ações da Vale, um dia antes da apresentação do balanço trimestral da empresa.
No mercado futuro, os contratos de juros apresentam viés de queda, antecipando a divulgação da ata da reunião de política monetária de janeiro do Fed, as taxas encontram-se atualmente em seus níveis mais baixos. Contudo, esse movimento encontra limitações devido à estabilidade dos retornos dos Treasuries e ao dólar que se mantém próximo do equilíbrio. Além disso, o mercado aguarda ansiosamente para verificar, amanhã, como estarão as expectativas de inflação no Boletim Focus, especialmente após um leve aumento de 1,0 bps nas projeções para 2024 e 2025 na semana passada.
Este artigo foi útil?