Radar de mercado: Ibovespa recua em meio à queda do minério de ferro
Na cena local, o Ibovespa opera próximo à estabilidade, avança 0,02% aos 128.747 pontos, sem a referência dos principais pares internacionais, com as bolsas dos Estados Unidos fechadas devido ao feriado. O Ibovespa operou em queda durante toda a manhã, sem grandes catalisadores na agenda, o índice encontra-se pressionado pela queda do minério de ferro, o qual encerrou o dia em queda de 0,52% em Dalian, em sessão marcada pela volta do feriado na China.
No mercado futuro, os contratos de juros operam sem viés definido, sendo negociados próximo à estabilidade, sem grandes destaques na agenda local. O IBC-Br, proxy do PIB pelo Banco Central, reportou variação em linha ao consenso do mercado, não realizando grande peso sob as negociações, com o resultado reforçando a avaliação de Campos Neto de que existe a probabilidade de surpresa positiva do crescimento econômico em 2024.
No câmbio, o dólar à vista recua 0,11% ante o real, negociado a R$4,9614, em sintonia com a fragilidade observada em relação a algumas moedas de mercados emergentes, tais como o peso chileno, peso mexicano e peso colombiano. Esta tendência ocorre em meio às expectativas de um possível anúncio de redução das taxas das LPR de um e cinco anos pelo PBoC, programado para ocorrer no final desta noite (22h15). Este movimento ocorre após a decisão da autoridade de manter inalteradas as taxas de suas linhas de empréstimo de médio prazo, conhecidas como MLF. Adicionalmente, devido ao feriado do Dia do Presidente nos EUA, e com os mercados de Nova York fechados, há uma escassez de liquidez no mercado cambial, e a agenda de indicadores está bastante limitada.
Este artigo foi útil?