Discurso hawkish de Jerome Powell no Simpósio de Jackson Hole

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, reforçou hoje em apresentação no seminário de bancos centrais de Jackson Hole, que a inflação nos Estados Unidos, apesar das quedas recentes, segue muito alta e que o BC pode voltar a subir as taxas de juros. O tom foi visto como mais duro pelo mercado, pois indicou muitas dúvidas sobre se o aperto nos juros foi suficiente e deixou em aberto a possibilidade de nova alta das taxas em setembro.

“Apesar de a inflação ter recuado do seu pico, um desenvolvimento bem-vindo, ela continua muito alta. Nós estamos preparados para subir os juros se for apropriado, e pretendemos manter a política monetária em um nível restritivo até que estejamos confiantes que a inflação está se movimento sustentavelmente para baixo em direção ao nosso objetivo”
Por outro lado, Powell acrescentou que qualquer decisão será tomada de maneira cautelosa e de acordo com os dados da economia que serão divulgados nos próximos meses. Lembrando que existem riscos para ambos os lados: juros insuficientemente altos podem cravar a inflação em níveis muito elevados, mas um excesso de aperto pode causar prejuízos desnecessários para a economia.

“Estamos navegando nos guiando pelas estrelas com o céu nublado… Nos próximos encontros, vamos avaliar nossos progressos baseados na totalidade de dados e a evolução do cenário e dos riscos… baseado nessas avaliações, vamos proceder cuidadosamente e decidir se apertamos mais ou, em vez disso, manteremos a taxa constante e aguardamos novos dados”.
Powell também observou que a desaceleração da economia americana não está ocorrendo no ritmo desejado pelo Fed, e que o mercado imobiliário voltou a crescer. Ele também reconheceu que o mercado considera a taxa de juro atual suficientemente restritiva, mas que o Fed não tem certeza de qual a taxa neutra (isto é, que faz a economia crescer sem inflação), e que há incerteza sobre o nível preciso de aperto monetário necessário.

“Evidências adicionais de um crescimento persistentemente acima da tendência poderão colocar em risco novos progressos na inflação e justificar um maior aperto da política monetária”.
De acordo com Powell, a inflação de bens em seu núcleo permanece elevada, apesar da acentuada desaceleração nos últimos meses. Diante disso, ele vê um período de crescimento econômico abaixo do potencial e enfraquecimento do mercado de trabalho para assegurar o controle inflacionário.

“O núcleo de inflação dos últimos doze meses ainda é elevado e há ainda um terreno substancial a percorrer para regressar à estabilidade de preços”.
Reveja: Lagarde tem falas hawkish em Jackson Hole
Acompanhe todos os acontecimentos do mercado no GorilaFLOW