PMC: Varejo sobe 3,8% em janeiro, recorde histórico

O IBGE divulgou nesta quarta-feira, 12 de abril, que o volume de vendas do comércio varejista subiu 3,8% em janeiro ante dezembro, registrando a maior variação para o mês desde o início da série histórica, em 2000. O resultado veio melhor que as expectativas do mercado (3,4%), se recuperando da retração de 2,6% em dezembro.
Na comparação com janeiro de 2022, o crescimento foi de 2,6%, o sexto positivo consecutivo neste índice e também acima das previsões (+1,5%). Já no indicador acumulado nos últimos 12 meses, a alta foi de 1,3%, superando o resultado de dezembro (1,0%).
Em janeiro de 2023, sete das oito atividades do comércio varejista tiveram taxas positivas: Tecidos, vestuário e calçados (27,9%), Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (7,4%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,3%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,0%), Combustíveis e lubrificantes (1,5%), Móveis e eletrodomésticos (1,3%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (0,6%). A única atividade em queda foi Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria: -1,2%.
Já as duas atividades adicionais, que compõem o varejo ampliado, tiveram trajetórias opostas: Veículos, motos, partes e peças variou -0,2% e Material de Construção cresceu 2,9%
Para ficar por dentro dos principais releases da economia brasileira, acesse o GorilaFLOW