PIB dos EUA cresceu 2,9% no 3º trimestre

O PIB dos EUA cresceu à taxa anual de 2,9% no terceiro trimestre de 2022, em oposição à contração de 0,6% verificada no trimestre anterior, de acordo com a segunda leitura divulgada pelo Bureau of Economic Analysis, nesta quarta-feira (30).
O dado ainda superou a expectativa dos analistas, que esperavam avanço de 2,7%, e os 2,6% registrados na primeira publicação.

O contraste com o segundo trimestre estressa principalmente os avanços do consumo, dos gastos públicos, dos investimentos em capital físico não residenciais e das exportações, além do recuo das importações, parcialmente compensados pela redução dos investimentos em habitação.

Enquanto tanto bens quanto serviços reportaram ganhos dentre as exportações, o consumo doméstico foi puxado principalmente por serviços. O setor da saúde é destaque, ao passo que veículos e alimentação e bebidas lideraram as baixas dos bens. Já os gastos do setor público foram liderados pelo dispêndio com Defesa.
Ainda, a variação dos preços medida pelo PCE, principal índice de inflação monitorada pelo Federal Reserve, acumulou alta de 4,3% no terceiro trimestre, acima das projeções do mercado (+4,2%), mas desacelerando em relação aos 7,3% observados no trimestre anterior.
Para não perder nenhum release internacional, acesse o GorilaFlow, um terminal com notícias, trending topics, indicadores financeiros e cotações em tempo real.
Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e Telegram
Este artigo foi útil?