PCE: Inflação americana tem alta de 0,1% em maio, em linha com as expectativas
O índice de preços de gastos com consumo pessoal (PCE) dos Estados Unidos, principal medida de inflação acompanhada pelo Fed, avançou para 0,1% em maio ante abril, segundo o Departamento do Comércio dos Estados Unidos. O valor veio em linha com as expectativas do mercado, e na comparação com maio de 2022, acumula ganhos de 3,8%, aceleração em relação a abril (+4,4%).
O núcleo da inflação, que exclui os preços de alimentos e energia, reportou crescimento de 0,3% em maio, abaixo da previsão de 0,4%. No acumulado de 12 meses, o índice desacelerou para 4,6%, de 4,7% na última divulgação. Ademais, o supercore (núcleo de serviços ex-housing) regrediu para 0,20% m/m, ante 0,41% m/m no mês anterior.
Dentre os setores acompanhados, os preços dos bens caíram 0,1% e os de energia 3,9%, enquanto os preços de alimentos subiram 0,1%, e os de serviços 0,3%.
O relatório também apontou alta de 0,4% na renda pessoal norte-americana (+US$ 91,2 bilhões), acima do 0,3% esperado pelo mercado. Também consta no documento a o aumento de US$ 18,9 bilhões de gastos com consumo (+0,1%), abaixo do 0,2% esperado pelo mercado e bem inferior ao crescimento de abril (revisado de 0,8% para 0,6%), o que indicaria menor disposição para as compras.
Em linhas gerais, o PCE de maio mostrou melhora na composição do núcleo, com desaceleração da média móvel 3 meses anualizada do núcleo e do supercore.
Acompanhe todos os acontecimentos do mercado no GorilaFLOW
Este artigo foi útil?