Payroll: EUA criam 353 mil empregos em janeiro (exp +180 mil)
O último Relatório de Emprego dos Estados Unidos (payroll) registrou a criação de 353 mil novos postos de trabalho em janeiro, acima das expectativas (+180k), apresentando aceleração em relação ao dado de dezembro.
Os ganhos de emprego ocorreram nas áreas de saúde, governo, indústria, assistência social, lazer e hospitalidade.
- Altas: Professional and business services (+74k), health care (+70k), retail trade (+45k), social assistance (+30k), manufacturing (+23k), government (+36k) and information (+15k).
- Baixas: Mining, quarrying and gas extraction (-5k).
A taxa de desemprego dos EUA permaneceu inalterada em relação à leitura de dezembro, a 3,7%, assim como a taxa de participação na força de trabalho, a qual se manteve em 62,5% no primeiro mês do ano.
Por fim, os ganhos médios por hora tiveram alta de 0,6% na comparação mensal, ou US$ 0,19, a US$ 34,55, enquanto na comparação anual, os ganhos foram de 4,5%.
O resultado de criação de vagas acima das expectativas, sinaliza a robustez e a resiliência do mercado de trabalho dos Estados Unidos, apesar das condições restritivas do juros. Com isso, a tese do início do ciclo de afrouxamento monetário em março, perde força, em linha ao tom adotado pelo chairman Jerome Powell em seu comunicado na quarta-feira, onde o líder da autarquia afirmou acreditar ser cedo demais reduzir os juros na próxima reunião.
Acompanhe todos os acontecimentos do mercado no GorilaFLOW
Este artigo foi útil?